quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

O TAL CLUBINHO...




Há quem jure de pés juntos que ele não existe...que o que importa mesmo não é o tempo que se faz na corrida, mas sim, o smples fato de você estar ali correndo. Mas há aqueles que são sinceros e acreditam sim...no tal clubinho.

Mas o que essa louca tá dizendo? Ok, essa louca aqui está falando sobre o clubinho dos 10km. Sou assinante da Revista Runners e assim como muitos aqui, li uma matéria em que falava sobre o clubinho dos 10km, onde só se considerava bom, aquele corredor que conseguia correr a distância em menos de 1 hora. Nessa hora, muitos blogueiros estão com seus pares de tênis na mão prontinhos para arremessá-los sobre a tela do computador me amaldiçoando até dizer chega, caso eu acredite ou concorde com esse clubinho. Pois bem...e lá vai a resposta: Sim, se, em termos...rs..

È bem verdade que sou da opinião de que o grande feito é estar correndo, é optar por uma vida saudável que a corrida sem sobra de dúvidas nos proporciona. Mas, porém, todavia, entretanto, que mal há em querer "baixar" o tempo nos 10km? Não acho que só merece aplausos aquele que consegue essa proeza (eu consigoooooooooooooooo...rs)...afinal de contas correr os 10km abaixo de 1 hora significa correr abaixo dos 6 min.. o que não desmerece todo reconhecimento de um atleta que realiza o feito. Entretanto, apenas reconhecê-lo quando o faz, é no mínimo cometer uma injustiça contra todos os deuses do mundo...rs...

Ah, não dá para esconder que correr 10 km em 1 hora é a grande meta da maioria dos iniciantes e dos que já correm há algum tempo, já que os iniciantes querem correr para 59min e os que já estão correndo há mais tempo querem correr para 50 min e aqueles que estão correndo há uma eternidade querem virar elite.
A tarefa não é a das mais fáceis. Há todo um trabalho de velocidade.. há todo um treino periodizado alternando estímulos mais fortes, como alguns intervalados às rodagens mais leves.
Há todo um trabalho de paciência, pois não dá para acordar num dia de inspiração e modificar seu treino achando que já está pronto para alçar vôos maiores, até porque na hora de modificar seus treinos o que deve ser observado é sua adaptação aos novos estímulos. Avalie também o que te impede de aumentar o ritmo, se é falta de força nas pernas ou se é a falta de fôlego, pois estas duas capacidades (força e resistência) devem ser desenvolvidas em equilíbrio para que seu rendimento melhore.

Na boa, esse clubinho é como fosse uma vida escolar...com primário (onde aprendemos os primeiros passos, começamos a ter noção do que é e como funciona a corrida), ensino fundamental (onde sabemos o que queremos..queremos correr abaixo de 1 hora, queremos fazer parte de um grupo mais ou menos seleto desse tipo de corredor...rs.. (eu sou mais ou menos seletaaaaaaaaa..rs...) , a faculdade (onde o povo quer ser elite, correr feito louco, muitas vezes esquecendo do primordial.. treinar de acordo com a sua meta...até porque não adianta querer virar elite, se não treina como tal) e a grande pós graduação.
Como saber que você está fazendo pós gradução em corridas? Ah, essa até os corredores primários saberiam responder.. Ok, quando seus melhores amigos forem todos quenianos! kkkkkkkkk... Vai eu deixo, atirem os tênis....eu mereci!

Eu e meus amiguinhos nos 7,5km Subida da Mata Atlântica

Bom, mas agora falando sério mesmo...Faça você ou não parte do clubinho, continue correndo, continue fazendo o mais importante que é treinar...as metas existem sempre e quando não existirem mais, é sinal de que você parar. Não existe corredor sem metas. A minha é continuar correndo para 48min/49.. por enquanto...mas quem sabe a partir de amanhã não estarei tomando um sunday com o pessoal do Quênia...rs...

12 comentários:

simplifique disse...

Eu faço parte do clubinho, mas por 2 segundos.
Concordo, há que trabalhar e muito.
Vamos nessa !!!

Anônimo disse...

Oi Luciane. Concordo com tudo que disse com relação a metas: devemos tê-las para que nos impulsionem para tudo na vida... Eu mesmo tenciono entrar um dia no clube dos 40', ainda que seja um sonho distante.
Não vou te atirar meus tênis, risos, mas entendo ser preciso acrescentar, no entanto, que as metas que um corredor pode almejar não estão necessariamente vinculadas ao tempo e, muito menos, a baixá-lo. Com o passar dos anos, muitos terão como meta simplesmente manter, ou mesmo não aumentar tanto, o tempo que um dia já foram capazes de fazer. Aqui em Recife, fico maravilhado com senhores e senhoras sexi ou septuagenários (alguns quase octa...) que correm os 10 km acima de 1h10' e tenho vontade de bater palmas cada vez que passo por eles.
Conheço muitos amigos focados e extremamente disciplinados quando o assunto é corrida cujas metas estão voltadas para a manutenção da saúde ou de um círculo de amizades. Outros (maraturistas) tencionam com a corrida não mais que conhecer novos locais. Outros, ainda, querem apenas se sentir melhor diante do espelho. Há mais alguns que focam a distância e não o tempo (aqui em Recife há um grupo "arretado" de ultramaratonistas).
Deixemos um viva a todos que fazem parte deste "Clubão".

Ana disse...

Ola Luciane

obrigada pela visita no meu blog... apesar de vc (acho) não ter percebido, já faz um ano q acompanho teu blog... (é q poucas vezes comentei, umas 3 ou 4 no max). Te admiro mt por vc ser tão determinada, mulher (como poucas) que encara, trampo, filhos, marido, casa...
Continue nos alimentando c/ post extremamente edificantes.

Qto ao clubinho, acredito q esteja no primário passando p/ o fundamental, rs... mas vc se esqueceu do ensino médio, rs! E é claro um dia quero estar voando baixo como vc, mas sei q p/ isso preciso de mt treino.

tutta disse...

Oi Luciane, muito obrigado pelo comentário lá no meu blog.
É como você disse:

"Essa coisa de terminar relacionamento é sempre muito motivador para entrarmos de cabeça em alguma coisa de maneira confiante bem mais forte."

Mas que é muito triste vivenciar o fim de um relacionamento no qual você daria a vida para estar junto, há isso é muito ruim, não é?rsrsrs
Mas fazer o que?
Nem tudo é como a gente quer, se fosse também acho que não teria muita graça, não é verdade?

Bjaum e ótimos kms pra você.


...tuttA...
ubiratã-Pr.
www.correndocorridas.blogspot.com

tutta disse...

Ah, e outra coisa antes que me esqueça.rsrsrs

Excelente post.

Bye bye.


...tuttA...
ubiratã-Pr.
www.correndocoridas.blogspot.com

Bruno Thomaz disse...

Hehehe
eu faço parte do clubinho dos blogueiros. hhehehee

ah e tb do clubinho q faz abaixo de 50'. Mas agora to lutando pra entrar no clubinho dos meiamaratonistas hehehe

beijao

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Bom relato luluzinha, eu também tenho a minha meta é voltar fazer os bons tempos que eu fazia nos 10km 35 minutos...
Bom eu sempre digo para os corredores e principalmente os amadores que o importante é correr bem e chegar inteiro e por acaso vier pódio isso é consequencia dos treinos.

Um abraço e boas passadas

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Rinaldo disse...

Olá Luciane,

Obrigado pela visita ao meu blog!

Gostei do post! Ah, eu já desencanei desse negócio de menos de 1 hora, tem dias que não dá mesmo para baixar o tempo.

Um abraço!

Claudio Rinaldo
http://numerodepeito.blogspot.com/

Mayumi disse...

Oi, Luciane:
POis é, cada um tem a sua meta. Não sei se o limite de tempo para os 10 km é tão absoluto assim, pois se uma pessoa que fazia 10 km em 01:20, começa a fazer em 01:05, acho que isto já é uma conquista para esta pessoa, não acha? Acho que é similar a uma pessoa que fazia 10 km em 00:55 e começa a fazer em 00:45. Portanto, acho que o mais importante é saber das suas reais condições e tentar alcançar a sua meta, independente de um tempo absoluto estipulado. A minha meta é e sempre foi manter o condicionamento adquirido. E vamos treinar! Bjs.

Teddy Jones disse...

Prezada Dra Luciane,

Inicialmente obrigado pela visita ao meu blog e por ter adicionado o mesmo para seu acompanhamento.

Quanto ao post a evolução de tempo deve, ao meu ver, se pautada pelo que cada indivíduo busca pois a corrida não deve ser realizada para se ostentar aos outros o que tempo que se fez e sim para uma realização pessoal acredito eu.

No mais saúde e bons treinos !

Pablo Bravo disse...

Olá tudo bem? tb li a matéria no revista, onde pude relembrar a época em que eu me "arrastava" pelas ruas da cidade hehehehe!!
Que legal tua iniciativa de partir para o biathlon, que neste caso natação/corrida chamamos de aquathlon! ou ainda ciclismo/corrida duathlon! Então vai um dica, troque os cadarços dos tênis por elástico, assim na transição da natação para corrida vc economiza preciosos segundos!
Grande abraço e bons treinos

Paulinho Stone disse...

Lucy, Eu ainda não sei se faço parte do clubinho... por que ainda não corri nenhum 10km... mas agora em Junho eu vou saber! hehehe

ah sim, o keniano da esquerda é o TITUS??

Abração
Paulinho Stone
www.paulinhostone.blogspot.com