quinta-feira, 5 de março de 2009



ENTRANDO NUMA FRIA...


O método é antigo, barato e geralmente funciona no tratamento de lesões, trauma (pancada forte, fraturas ou uma simples luxação). Geralmente o que acontece? O organismo produz a inflamação, que se instala a partir das primeiras 36 horas após os traumas, aonde vem associado o inchaço, aumento da temperatura no local, vermelhidão e dor.

Aí é que o nosso grande herói entra. O gelo bem utilizado e de forma correta é um dos principais recursos físicos e de baixo custo chamado de antiinflamatório. A inflamação não é algo indesejado e sim necessário, pois é a partir dela que se inicia o processo de cicatrização do tecido lesado, por isso quando usamos recursos chamados de antiinflamatórios, a intenção não é de interrompê-la e sim controlá-la.
Quando se esfria o local machucado o principal efeito é o fechamento das artérias e veias (diminuindo o inchaço), diminuição do metabolismo (diminuindo a temperatura), redução do consumo de oxigênio e energia e bloqueio da sensibilidade (analgesia).
Todos esses efeitos são muito bons para o controle da inflamação. Porém após 48 horas do trauma, as células de reconstrução começam a iniciar seu processo para refazer os tecidos lesados e precisam que as artérias estejam abertas para trazer os nutrientes necessários e que o metabolismo da região esteja funcionando normalmente para poder produzir novos tecidos, então se deve interromper o uso do gelo, pois aí ele causará um atraso na cicatrização tecidual, então o paciente tem uma melhora total dos sintomas da inflamação, mas permanece com um quadro chamado de dor mecânica, que ocorre durante os esforços por causa do retardo da cicatrização do tecido devido o uso do gelo.
Em casos de cirurgias ortopédicas deve-se manter a mesma conduta quanto à utilização do gelo, apenas em casos especiais e com critérios bem definidos o gelo deve ser mantido por tempo prolongado. Na prática, durante os primeiros dois dias após o trauma, deve-se fazer aplicações de gelo de 30 minutos de duração, com intervalos de 1 a 2 horas entre cada aplicação, associado à elevação do membro afetado, enfaixamento de compressão e repouso da região. Não se sabe o motivo mas algumas pessoas apresentam uma reação ruim à aplicação do gelo, chamado de "alergia ao gelo", havendo aumento da inflamação e reações variadas na pele, então essas pessoas não devem dar continuidade às aplicações de gelo. É importante ressaltar que esta prática é de grande auxílio, mas não dispensa a procura de um profissional da área após os traumas ou lesões para que se sejam realizados exames e seja feito um diagnóstico para o tratamento ideal, e na dúvida sobre a utilização de recursos físicos (gelo, calor, exercícios, etc.), para qualquer tratamento um fisioterapeuta deve ser consultado.

Aí, vem uma enxurrada de tênis em minha cabecinha: Essa louca tá falando sobre gelo, ir ao médico e bibibi e bóbóbó, mas vai correr a Meia de São Paulo...


Calma gente...prometo (sem cruzar os dedinhos) que corro no domingo e na segunda marcarei uma consulta. é claro que dependendo do diagnóstico, caso ele me receite repouso, estarei marcando nova consulta, mas dessa vez com um psiquiatra, já que com certeza vou ficar LOUCA! rs..........

6 comentários:

Stéphanie Perrone disse...

o gelo é um santo remédio e um ótimo companheiros dos atletas. até quando operei o nariz tive que fazer compressas geladas para diminuir o inchaço.

simplifique disse...

melhoras !!! o gelo vai ajudar muito.
cross trainning na veia. mas, espero que vc nao passe por isso.

Jorge Cerqueira disse...

Muito bom esse bichinho do gelo, mesmo não sentindo nenhuma dor, sempre quando eu faço LONGAO eu passo gelo, para relaxar a musculatura e logo após eu faço massagens com um gel que tenho aqui em casa, muito bom.
Já que decidiu fazer a meia de SP eu lhe desejo boa sorte.

Bjsss

JORGE CERQUEIRA

Ana disse...

Luciana, mt bom esse seu post

eu mesma não sabia desse troço de gelo só nas primeiras 48h. Se dependense de mim, apricaria gelo durante uma semana.
Por isso é sempre bom ler blogs de pessoas bem informadas como vc.

Boa meia no domingo! E se Deus quiser sua dor ficará na Meia (maratona) e fora da meia, rs...

Unknown disse...

As melhoras..o gelo sera muito bom

Cris Folgar disse...

Você é LOUCA (acertou na foto)!!!
Sorte Amiga !!
Bjs