segunda-feira, 30 de março de 2009

ESSE TAL DE HORÁRIO...
O assunto é conhecido de todos, mas a resposta não é unanimidade. Cada um fala uma coisa. Qual o horário melhor para correr? Esta semana que passou para mim, foi um horror. Com a festinha do meu meu filho sendo totalmente organizada por mim, tendo que trabalhar, treinar ficou para 2º, 3º.. vamos lá.. 4º plano. Treinei na segunda-feira e só...1 semana depois (hoje) voltei ás areias totalmente desconpensada, já que senti meu rendimento cair muuuuuuuuuito e o cansaço subir muuuuuuuuuuuuuito também.

No meio da festinha do meu filho (domingo) uma amiga me perguntou em que horário eu costumava correr, já que ela gostaria de começar a treinar. Respondi sem muito pensar: " No horário que der...às 06:00 da manhã,`ao meio dia (lasca coco), à noite...qdo dá querida, quando dá"...

Há quem prefira correr depois do expediente. Eu já fiz muito disso, aliás, corria antes e depois... louca de pedra! Quem nunca calçou um tênis na vida, fica com vergonha de dizer que adoraria pular da cama e dar um pique, mas tem preguiça. Bobagem...

Omelhor horário do dia para treinar é aquele que se encaixa na sua rotina. É sabido que, pela manhã, o ar das grandes cidades está em seu momento mais agradável. A temperatura e a umidade do ar também estão mais amenas. Mas o nosso metabolismo, claro, não atingiu o ápice do rendimento diário. No meu caso, correr pela manhã é o melhor...entendo-se que manhã seria às 11:00 horas...rs...
Correr à tarde, significa dizer que o organismo responde melhor à sobrecarga de treino daí a evolução mais rápida. Na verdade você, já passou pelo café d amanhã, pelo almoço...de repente já deu uma dormidinha...rs...Quando comecvei a correr, optei por correr à tarde. Lá pelas 16:00 horas, todos os dias, lá ia eu...Hoje não tenho mais paciência e nem tempo, já que trabalho. è claro que correr à tarde também tem seu lado ruim, já que as condições ambientais não favorecem tanto.

Eu sempre digo para meu amrido começar a correr. Ele me jurou que começaraá. Já deu o 1º passo. Se inscreveu na minha equipe...Irá também correr os 10km da Tribuna em maio. O problema dele e de centenas de corredores é justamente a falta de tempo tanto pela amnhã quanto pela tarde...e porque não dizer pela noite, já que o coitado chega em casa de fretado lá pelas 20:30hs. Dá pra ter pique nese horário, depois de acordar às 05:30 da madruga, trabalhar o dia inteiro? Sem contar o peso na consciência que ele fica, pois quando chega vai direto brincar com o João (nosso filho) e correr nesse horário, implicaria em não vê-lo acordado durante a semana, já que João dorme às 22:00 pontualmente.

Entretanto, tenho que admiti, correr no horário noturno, é perfeito para quem tem a agenda lotada de compromissos desde cedo. Eu também já experimentei correr á noite. Chegava do meu estágio às 18:30...E às 19:00 lá estava eu no calçadão. O probelma de correr á noite para mim, é ter que correr pela calçada, o que eu detesto e também a falta de segurança, já que á noite, há muitos maloqueiros e pouco policiamento. Foi um dos motivos que deixei de correr à noite.



Aqui na minha cidade, no dia do Desafio, onde uma cidade enfrenta outra em quem consegue levar mais atletas a praticar uma atividade física, realzia-se uma prova noturna de 7km. É uma delícia. Na verdade noturna, quero dizer com largada às 0:00hs. Sim, isso mesmo. Mas é tão bom.. a temperatura chega a ser de inverno...Algumas pessoas saem para correr de pijamas...rs...

No entanto, verdade seja dita: Independentemente do horário, o que vale é se exercitar. E nunca deixe de se alimentar e cuidar da hidratação. E, se for treinar durante o dia, prefira locais arborizados, que são menos suscetíveis àsvariações de clima (principalmente no calor).

Para quem ainda está em dúvida sobre qual o melhor horário para seguir, abaixo segue algumas vantagens e desvantagens (como tudo na vida) para cada horário.


Manhã:


Vantagens


1. O treino sempre está encaixado na agenda. Mesmo que surjam compromissos de surpresa, você já correu;

2. Dá mais disposição para as tarefas do dia;

3. A temperatura e a umidade são mais amenas, pois o sol ainda não está tão forte;

4. Para quem quer competir, vale como adaptação. A maioria das competições é feita pela manhã.



Desvantagens


1.É preciso se acostumar a comer pela manhã (mas lembrando que o desjejummais reforçado pode vir depois do treino). Isso é um problema para quemnunca teve o hábito de comer bem logo ao despertar;

2. A disposiçãotem de ser mais forte do que a preguiça, mesmo nos dias em que não foipossível dormir o suficiente. O ideal é criar uma regra: véspera etreino é dia de deitar cedo.


Tarde


Vantagens


1. O metabolismo está próximo do pico de rendimento;

2.O atleta já está mais alimentado, tendo feito pelo menos trêsrefeições. Isso garante a reserva de glicogênio muscular necessáriapara um bom rendimento.


Desvantagens


1. A exposição ao sol e à temperatura alta, além da umidade baixa

2. Treinar só nesse período pode dificultar a aclimatação em dia de provas, que geralmente são realizadas de manhã


Noite Vantagens


1. A temperatura é mais amena neste período;

2. Ajuda a relaxar quem é agitado demais, proporcionando uma boa noite de sono.


Desvantagens


1. Qualidade do ar pior, com mais concentração de gás carbônico na atmosfera;

2. Treinar só nesse período pode dificultar a aclimatação em dia de provas, que geralmente são realizadas de manhã;

3. O estresse das atividades diárias pode afetar o rendimento na corrida;

4.Com a evolução do treino, a qualidade do sono pode sai prejudicada emfunção das descargas adrenergéticas provocadas pelo esforço;

5. Maior risco de acidentes, pela baixa iluminação. Fique atento aos terrenos irregulares com possíveis desníveis e buracos.


Acho que dá para escolher agora, não dá?????? De toda forma, o mais importante é...começar a correr!

6 comentários:

simplifique disse...

A grande vantagem da corrida é essa mesmo, correr a hora que dá.
Eu corro as 5:15. Mas, agora com a temperatura mais amena, vou correr uma vez por semana na hora do almoço e no sábado, vou correr depois que o meu filho tomar a mamadeira da manhã.

joaquim adelino disse...

Cada um tem de encaixar o treino diário conforme o seu vagar. Mas muitas das vezes tem de se treinar quando não se quer, neste aspecto a vontade e o gosto não manda, é quando é possível.
Abraço.

Marcelo Diniz disse...

Eu prefiro de manhã. rendo mais pela manhã. Mas confesso que aos domingos dou uma enrolada na cama e acabo correndo por volta das 11, o que nao é tao saudavel, nao!!

bjs

Jorge Cerqueira disse...

Essa questão é muito boa Lu, bom o meu horário preferido para se treinar é a tarde, pois a tarde os musculos já estão todos aquecidos e o rendimento melhora mais ainda. Mais a maioria dos meus treinos é na parte da manhã.

Cade a entrevistas vc foi o escolhido da semana, será que morreu o assunto?

Desejo a vc uma boa semana e bons treinos.

Um abraço,

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Unknown disse...

Eu tb prefiro pela manhã, pq me dá mais disposição para o resto do dia...
Eu já corri em todos os horários e realmente o que melhor me adaptei foi o de manhã bem cedido!!! Assim fico mais energética de dia e durmo melhor à noite!
Excelente post e com respostas bem heterogêneas. Mas o importante é que no horário q for cada um se sinta bem consigo e com seu corpo na prática desta atividade...

Grande abraço,
http://betaendorfina.blogspot.com

tutta disse...

Os meus treinos são todos a tarde, apartir das 18h00.
Não gosto de correr pela manhã justamente porque o rendimento e a disposição não é o mesmo da tarde.
Agora quanto o assunto é uma prova de manhã, eu me saio muito bem.

Achei super interessante esta prova as 00h00 no Dia do Desafio.Bem que poderia ter uma por aqui também. hehehe


...tutta...
ubiratã-pr.
www.correndocorridas.blogspot.com