quinta-feira, 18 de junho de 2009



EM BUSCA DA PROVA PERFEITA....


Pois bem. Assim como Macelo D2 vive em busca da batida perfeita, nós corredores vivemos em busca da prova perfeita. O fato é que, conforme o tempo vai passando e vamos participando das provas, adquirimos novas técnicas, novos rituais. Certo mesmo é que tentamos fazer tudo certinho: se alimentar de maneira adequada um dia antes, evitando frituras, muitas fibras, ter uma boa noite de sono, tomar um belo café da manhã, se hidratar e é claro, ter treinado bem...Tudo isso seria suficiente para que cruzássemos a linha de chegada com um tempo líquido "totalmente excelente"...se não fosse um detalhe...o tempo...Sim, muitas vezs nos sentimos preparados e estamos na verdade, mas dependendo da temperatura, o bicho pode pegar e podemos colocar tudo a perder não é mesmo? Mas estou aqui...rs...para dar umas diquinhas (olha, tô podendo hen?rs...) de como não perder o rebolado nessas temperaturas malucas...Vamos lá...Se no dia da prova fizer:

SOL:




Uma das temperaturas mais temidas dos corredores, sem dúvida nenhuma é o sol. Contrariamente a grande maioria eu amor correr no sol, mas, realmente é preciso tomar alguns cuidados. Primeiramente, nada de se apavorar quando você perceber que mesmo sendo a largada às 08:00hs, o sol já estiver lá...raiando, raiando.. queimando, queimando os cucurutos alheios e o seu é claro. Isso porque parto sempre da premissa de que ruim pra mim, ruim pra quase todo mundo também. Aqui uma dica valiosíssima: evite conversar. Eu sei que a quele trelelê que a gente adora antes de começar a prova é bacana...é saudável até essa troca de idéias com outros corredores. Muitas vezes tira o nervosismo, a tensão p´re-prova, mas também tira muita energia, muito embora eu conheça muitos amigos corredores que não acreditam nisso e tagarelam atá não poder mais. Vejam só..já sabem queo sol castiga e que exige muita energia durante o percurso, então evitem gastá-la desnecessariamente. Poupe-a...você irá precisar.


Aqui obviamente todo mundo sabe...nada de roupinhas escuras...mesmo que seja aquela da sorte...coloque um short de taktel clarinho e uma camisa também clara, de preferência de poliamida. As mulheres podem optar por tops e os homens, por favor, não inventem de correr sem camisa...acho péeeeeeeessimo...Aliás, sem camisa e de sunga...ninguém merece.


Quando falamos de sol, lembramos imediatamente de água. Sabemos que a hidratação deve começar um dia antes, mas nada de exagerar se ver o sol apontar, até porque já postei aqui sobre os riscos de uma hidratação exagerada, a qual pode levar até à morte...Vamos combinar queremos muitos e muitos quilômetros ainda para correr! Portanto, beba sim bastante água, mas não chegue aos 3 litros. Durante o percurso beba também nos postos de água. Para aqueles que não estão acostumados a correr no sol não será uma boa hora de tentar abaixar tempo e virar queniano..vaina manha...vai com calma. Sei o que digo, pois também já postei aqui sobre uma provinha danada que fiz em que no meio do percurso (25k), comecei a ver bolinahs pretas na frente e enjoar. Claro que foi desidratação, claro que foi devido a um esforço além do limite do corpo...Pena que a gente só sabe disso quando passa por isso.


Muita água...ok...filtro solar de rosto, labial, boné, óculos de sol, vasilina também são indispensáveis. Certa vez, num treino debaixo de sol, me esuqeci de passar o protetor labial. Foi necessário apenas uma vez, para que meus lábios rachassem e aparecesse uma herpes. Os lábios precisam de hidratação também.


Com certeza muita gente já sabe essas lições de cór e saltiado, mas vale lembrar que tem muito corredor iniciante por aí e também outros veteranos que não estão nem aí para os perigos do sol, o que é uma pena, já que ele é muito nocivo.


Portanto, mais uma vez repito, nada d emedo do sol, mesmo que você só treine à noite. É complicado é...mas dá pra tirar de letra se tomarmos cuidadinhos básicos antes durante e após a prova. Meus melhores tempos foram feitos sempre com temperaturas acima dos 32ºC, então...nada de pânico...


= VENTO:



Tá aí uma das minhas maiores fraquezas: o vento. Nem precisava ser em dia de prova não, podia ser num dia de treino. Era só eu ver um coqueirinho s emovendo pela janela que já começava a sofrer antecipadamente. O que eu fiz? Comecei a treinar mais quando ventava. Conclusão: minha resistência dobrou e quando venta durante as provas o que vejo é um monte de gente diminuir o ritmo e eu manter ou conseguir aumentar um pouquinho ainda. Ok, você não gosta e acabou, aliás detesta, não consegue correr, falta ar, cansa as pernas...Tá..mas lembre-se que vento que sopra lá, sopra cá. Como eu disse acima, ruim pra você, ruim pra muita gente também. Aqui não tem jeito mesmo...o lance é correr devagar dependendo da intensidade dos ventos, pois em algumas situações, é tão forte que chega a levantar-nos do chão. Já treinei na praia batendo canela, sem conseguir gerir meus movimentos...Se você não estiver acostumado a correr no vento e tiver que correr muita calma nessa hora, já que as dores musculares aparecem em seguida, tamanho o esforço que você tem que fazer para sair do lugar. Quando eu treino no vento, chego em casa toda dolorida. Ainda ontem tomei o maior sustão. Meu treino era 20 minutos leves, 40 com aumento gradativo e 3 retas progressivas. Na ida tudo tranquilo. Já na volta, onde além de eu ter que acelerar, o vento estava contra, e a praia totalmente irregular, senti dores nos 2 joelhos. Penseu na hora: "Acabou. Não vou mais conseguir nada". Alonguei, alonguei. Dormi com dor e hoje mais alongamento dando bastante ênfase aos joelhos. Senti um pouco ainda, mas deu para fazer um treininho básico de 01:10hrs. É muito esforço, principalmente para os iniciantes. Portanto...também não é uma boa hora para diminuir marcas...somente corra.


= chuva


Aliada da maioria dos corredores, as provas com chuva são perfeitas para quem deseja diminuir o tempo no percurso.. é claro se não vier acompanhada de um tal Sr. Vento...porque lasca a vida de qualquer um.

Como em qualquer temperatura, correr na chuva, muito embora seja tudo de bom, são necessários alguns cuidados básicos para não tranformar aquela prova que pode ser " a prova".. num terrível pesadelo.

Quando corri a minha 1a Meia Maratona, comprei um tênis exatamente do tamanho do meu pé...34...(já comecei errado, já que deveria ter comprado um número a mais....35) Logo no início da prova o tempo fechou e caiu o maior pé dágua da paróquia. Dilúvio mesmo. Com um tênis certinho no pé, uma meinha nada fina...não é difícil imaginar o que aconteceu não é? O tênis e a meia molharam, o pé inchou e corri quase toda a prova com o dedo mindinho todo encolhido, com os dedos cheios de calo. Depois que tirei os tênis já podia ver as unhas pretas.. todas caíram. Tudo bem esses cuidados não são somente para provas com chuva, mas nesse tempo, devemos redobrar os detalhes: dar preferência a tênis mais leves com aqueles furinhos em cima, assim, eles não ficam tão pesados, usar meias sem costura já é um grande começo. Há corredores que curtem correr com capas de chuva..mas eu particularmente não posso falar a respeito, já que nunca fiz o teste. Ah e não é porque está chovendo, que a teperatura está boa, que não se deve hidratar-se.. e aqui hidratar-se significa beber água mesmo, não virar a cabeça pra cima e pedir pra são pedro mandar um copinho...pois com chuva, a tendência é aumnetarmos nosso ritmo, já que nos sentimos mais confortáveis e com isso perdemos mais líquidos...

Outra coisa...não é porque está chovendo que está frio. Não vá inventar de colocar casacos pesados, porque pesados vão prejudicar seus movimentos durante a prova. Quando participei da 1a edição da Subida da Mata Atlântica, choveu e também esfriou. Vi muitas pessoas com casacos de moleton...certamente não fizeram uma boa prova...não tinha como subir com a roupa molhada e pesada...portanto...coloque uma camisa de manga longa também de tecido leve (poliamida)...

Bom, amanhã vou continuar falando sobre esse assunto... tempo....e vamos abordar a umidade alta e baixa e o frio....

Um comentário:

Mayumi disse...

Oi, Luciane:
Obrigada por estas dicas!