quinta-feira, 14 de junho de 2012


CIRCUITO: ENXUGA ATÉ LÁGRIMA





Bom, corredor que quer ganhar velocidade tem que perder peso. Eu tô nessa. O problema é que sou assim: perco fácil, porém primeiro as pernas ficam musculosas, eu quase não consigo correr direito, por conta do peso e depois só então, com o tratamento de choque...rsrs...perco lá meus 2 quilinhos que me ajudam a ficar feito pluma no asfalto. É mas não é moleza não.

Eu tô nessa fase. A fase do emagrecer. E sabem como? Com aquele treininho Tropa de Elite que eu amoooo...treino em circuito, também conhecido como Circuit training. O circuito, apesar de muuuito exustivo, é uma excelente forma de melhorar seu condicionamento físico e melhorar também a sua resistência muscular podendo ser feito na academia ou em casa. Eu faço aqui na academia do meu prédio. Até porque quem optar pela academia, tem que ser num dia que esteja tranquilo, já que você não tem tempo pra ficar esperando os aparelhos desocuparem..tem que ser na correria total.

Fato é que este tipo de exercício é super indicado para auxiliar no emagrecimento e condicionamento cardiovascular, sendo necessário ter muita resistência física.

Eu faço assim:  5 minutos de aquecimento na bike, velocidade média, com carga 3. Logo que saí, vou direito para a esteira. 15 minutos na pauleira....tipo desintegrar mesmo....rs...pra pingar, pois além da velocidade muito acima do que eu realmente corro, ainda coloco na subida. Aí começa a ficar punk, pois a cada 3 séries de exercícios de musculação, volto para a esteira e faço 2:30 na pauliera e na subida. Desço e vou para outras 3 séries. Quando a série é braço, tudo tranquilo, mas quando a série é de perna e eu ainda tenho que voltar para a esteira....só Jesus mesmo!

A sensação é que as pernas não vão aguentar, mas ao mesmo tempo você sente que tem muita força. Não dá tempo da respiração voltar ao normal, e é aí que entra a ajuda na corrida...já que você treina condicionando tudo ao mesmo tempo e sofrendo um pouco, o que é bom para quem compete...

Desta forma, o que deu pra ver é que iniciantes devem começar com exercícios leves e não exceder o limite físico, prestando atenção ao ritmo do corpo, aumentando o nível de exercício gradualmente.

Tradicionalmente circuit training envolve uma série de exercícios aeróbicos e de resistência física realizada em uma quadra ou em uma sala de academia com normalmente em torno de 10 e 15 tipos de exercícios diferentes em áreas separadas em cada sessão de circuit training com duração de mais ou menos dois minutos em cada exercício, com uma sessão tendo uma duração média de uma hora.

Na verdade optei apenas pela esteira e séries de musculação. Esse tipo de treino também é legal para aqueles atletas que acham muitas vezes que o treino somente com corrida tornou-se monótono. Aliás, a coisa é tão rapida, tu sai daqui já tá lá...que quando vê, o treino já está beirando os 50 minutinhos fácil...e voce ali pingamdo bicas....Eu realmente desintegrei total...

O treino de circuito proporciona uma boa base de exercícios trabalhando todo o corpo, e pode ser feito em ritmos diferentes, dependendo do condicionamento e nível de quem encara. Meu ritmo eu já faço tiros normalmente então sempre que faço os 2 minutos e meio na esteira, coloco a velocidade no talo mesmo. Mas isso não quer dizer que todo mundo tem que fazer tem que começar na boinha....

Existem vários tipos de circuit training e cada academia pode ter um estilo diferente dependendo da preferência do treinador. Dependendo do tipo de treino, o exercício de corrida pode ser usado como aquecimento ou pode ser usado entre os intervalos dos exercícios.

Na verdade, o correto é começar com um aquecimento de corrida seguido por uma sessão de alongamento para condicionar o corpo ao treinamento que será realizado.

Portanto, o treino de circuito é bem bacana tanto pra nós corredores mais experientes, como para os amadores que estão começando agora e não tem muita resistencia na corrida...afinal correr 2 minutos tranquilamente, ir para as séries,voltar..é até gostosinho...Agora quando a gente entra na pauliera mesmo, correr no talo, carga pesada, voltar....enxuga até lágrima minha gente....rs...

O circuito é ideal para manter seu corpo em forma e pode ser praticado em casa sem a necessidade de nenhum equipamento de malhação. Com este tipo de treinamento físico você trabalha todo o corpo e se mantem ativo com um bom condicionamento aeróbico e vascular sendo assim bem eficiente para ajudar na perda de peso.

Acho que pra quem está começando, fazer o circuito 2 vezes na semana em ritmo tranquilo é o suficiente...depois vai aumentando....a carga, a velocidade, prestando sempre a atenção no limite do corpo. E nada de achar que ficar dolorido é porque o treino funcionou...se ficou dolorido foi porque exagerou...Diminua o ritmo, ou vai encarar uma lesão...

De toda forma...Vale a pena encarar e tentar aguentar a pressão dos 60 minutos! Eu consigo...muitas vezes cambaleando, mas consigo! rsrsrs...

2 comentários:

Marcus disse...

Pauleira mesmo. Só não aconselho fazer quando estiver chegando as competições, pq te dá muito condicionamento, mas "suga" muito sua energia, q vc vai precisar na competição. Outra coisa: vc pode incluir abdominais no circuito, vai te ajudar bastante. Bons treinos.

Luciane disse...

Eu sei...mas preciso começar a fazer os abdminais antes de começar o circuito, pois se deixo para o fim, como estava fazendo.. já não tenho mais força...rsrs...Ah, quanto a não fazer perto das comeotições...ótima observação...2 semanas antes, nada de circuito.

Abraços