sábado, 9 de junho de 2012

 A TAL DA PACIENCIA





Dizem que das 7 virtudes, a PACIÊNCIA é sem dúvida a mias difícil de se desenvolver. Mas se a gente for analisar, sem ela não se chega a lugar nenhum. Tá aí Noé que não nos deixa mentir, quanta paciência o cara teve para construir  a arca e ir calmamente colocando os animaizinhos dentro dela. E Moisés, anos  e anos atravessando um deserto...e Deus, criando o mundo em 7 dias..ele podia, vamos combinar fazer tudo num ou dois dias...mas não, a paciência tava ali pra provar que é somente através dela que chegamos a bons resultados, ainda que não seja à perfeição.

E na corrida não é diferente. Muitas vezes estagnados num tempo que consideramos ruins, acabamos nos desmotivando e aí o resultado não podia ser outro: queda no desempenho.

Eu sei o que é isso. Mas também sei que a Paciência me trouxe grandes resultados. Não me canso de relembrar que meu tempo nso 10km era de 48 min. Não saía disso mas nem a pau. Então decidí. EU VOU CONSEGUIR. Mudei a planilha e com muita paciência via meu tempo diminuindo aos poucos...Eram 5 segundos, às vezes 20...até que um dia estava lá correndo em 46:05...

Nos 5km também não foi diferente. Achava uma missão praticamente impossível correr os 5km abaixop dos 23 minutos. Mas fui firme no objetivo. Sofria demais e muitas vzes me perguntava se era mesmoa necessário tudo aquilo. De fato não seria, se eu não quisesse muito baixar meu tempo. E mais uma vez provei por A+B que eu podia. E fiz meus 5km em 22:11.

Até que mnuitas coisas aconteceram na minha vida. Me ví novamente desmotivada. Acho que muitos corredores já sentiram assim. Seja por qualquer motivo: trabalho, amor, cansaço, falta de obejtivo ou mesmo falta de motivação.

E mais uma vez me vejo prontíssima pra falar da tal paciência milagrosa. Estou tão contente, tão focada no meu objetivo que é estar entre as 3 primeiras colocadas na geral dos 5km do dia 28 de julho - Prova Jovem Pan que realmente falar da paciência me traz muito orgulho de mim mesma.

Isso porque mais uma vez eu tinha dois caminhos a seguir: ficar no meu tempinho estagnada, ou treinar, treinar, treinar, faça chuva ou sol em busca do que eu realaente quero. E escolhí o segundo caminho. Com muita paciência, disciplina e principalmente observando os avisos do corpo, pois a paciência é a mais forte aliada para se evitar uma lesão.

E aqui, devo dizer que já errei sim, na ânsia de alcançar os objetivos. Treinei exageradamente. Não ouvi os sinais do corpo, atropelei dias de descanso e acabei lesionada. Conseguí depois de 2 meses, voltar ao mesmo patamar, porém com a péssima experiência e sensação de que tinha feito a coisa errada.

Agora estou bem focada e muito pronta para novamente rachar o asfalto, mas com a consciência de que a Paciência nesse momento deve ser minha melhor amiga.

Quando a gente vê grandes atletas do atletismo fazendo aqueles tempos monstros, muitas vezes não imaginamos exatamente quanto tempo ele treinou para diminuir centésimos. Quantas festas deixaram de ir, quantos dias de chuva foram necessários, quantas dores, enfim, quanta paciência foi despendida até que chegasse a dias de Glória!

Tenho 1 mês e meio pela frente. A idéia como eu disse é estar entre as 3 primeiras colocadas, mas se ainda assim, eu não conseguir, eu vou com a consciência de que fiz meu possível. Porém eu sei que a paciência é uma grande virtude e fico com  a máxima de que QUEM ESPERA SEMPRE ALCANCA com muita tranquilidade. E eu estou tranquila!

4 comentários:

Marcus disse...

Oi Luciane! Qual o tempo que vc projeta pra ficar entre as três primeiras? Foco nos treinos e boa sorte.

Mayumi disse...

Pois é, Luciane, paciência é preciso para alcançarmos qq coisa. Eu tb estou conseguindo, aos poucos, aumentar a km dos treinos. Mas confesso, não é fácil! Já fiz isto algumas vezes, mas toda vez é diferente! Toda vez é um aprendizado novo. Talvez seja isto que nos motive, né?
Bons treinos! Torço para que alcance o seu objetivo! Bjs.

Unknown disse...

Olá Marcus...

Então, a idéia é fazer 21:50. É bem dificil, pois está abaixo do meu melhor tempo...Vou ter dois trabalhos, superá-las e me superar...o que é bem mais complicado. Mas bora treinar que eu to na vibe...Fala a verdade tava sentindo falta das minhas doideiras né????

abraços amigooo!!!

Marcus disse...

hehehehehe!
É pra falar a verdade, rsrsr? Essa é a Luciane que tem a minha torcida, vc tava muito "nhém,nhém,nhém", muito introspectiva, e vc não consegue ir bem em nada estando assim. Agora tô vendo q vc voltou com tudo e fico feliz por vc. Faça sua parte nos treinos, que a recompensa virá na prova. Abraços.