sábado, 11 de outubro de 2008



CRIANÇAS CORREDORAS

Crianças são crianças...Sempre espertas, com um mundo inteiro a descobrir pela frente, muitas vezes possuem talentos que somente os pais com estímulos e exemplos concretos podem vir a descobrir...
As crianças são corredoras natas. Impulsivas e irrequietas por natureza correm atrás de bolas, pipas e balões. Correm nas garagens e estacionamentos. Correm em bicicletas, patins, skates, patinetes. E por que não participar de competições correndo então???? Opa, eu mesma tenho esse sonho...ver João, meu filho, seguindo meus passos e amando a corrida.
No link
http://inside.nike.com/blogs/humanrace-pt_BR/2008/08/19/crian-as-corredoras saiu uma matéria sobre crianças corredoras, onde inclusive fez menção ao flicker de fotos que coloquei do João aqui no blog com o título "Caras e Bocas de um Futuro corredor".
É bem por aí mesmo... Nós pais não sabemos o que será de nossos filhos daqui há a alguns anos.. se serão nadadores, boxeadores, ou (pelo amor de Deus, sim.. digam que sim), serão corredores...Porém uma certeza temos...que faremos de "um tudo" para que optem por um esporte (claro com uma ênfase maior na corrida)...rs....afinal de contas, não deve ter coisa melhor no mundo, do que ver seu filho seguindo seus passos na melhor interpretação de que "Filho de peixe, peixinho é".. ou melhor..."Filho de corredora, corredorzinho é..."...rs...
Mas acho que a linha para que se estimule a criança a correr e para que deposite todos os seus anceios no pimpolho é tênue e muito perigosa....
Amanhã acontece a corrida A Tribuna Kids, só para crianças, aqui em Santos. No ano retrasado, uma amiga minha foi assistir. Na prova das crianças de 6 anos, um dos meninos chegou em 4º lugar e ao invés de ser parabenizado pelo pai, o cuidadinho ouviu a seguinte frase: " Não acredito que vc deixou ele te passar no final, por que não correu mais, que coisa menino!!!!". Todo esse estímulo recado a um empurrão para que o menino saisse dali...
Fala sério... Quem era a criança mesmo????
Não acho que isso seja certo, muito pelo contrário, acaba desistimulando a criança a competir, e aí, não tem Cristo que a faça voltar.
Quando joão começar a dar suas primieras corridas, vou ser daquelas mães que vão passar vergonha, pois vou gritar, me entusiasmar mesmo com um último lugar....O que vale é estar ali, é competir, é trazer para a vida da criança um esporte, é deixá-la perder e apoiá-la...é incentivá-la a melhorar e não a desistir....É como ensinar a criança a andar. Não podemos impedí-la de cair, mas podemos dar a mão para ela levantar...Na corrida também funciona assim...Um dia ela ganha, outro perde, o que temos que fazer é estar ali do lado, mostrando que se treinar, se esforçar, com certeza os resultados vem....
Amanhã é Dia das Crianças, e eu deixo aqui um beijo a todas.. sejam elas corredoras ou não....!!!!
ps.: O da foto é meu futuro corredor...feinho né??? rs....Aproveitando, peço pra continuar votando nele
.clicando na estrela amarela abaixo da foto e não na nota 10!!!!



Um comentário:

Triblog disse...

Parabéns, lindo bebê, tomara que seja corredor!