domingo, 5 de outubro de 2008




NÃO TEM DESCULPA NÃO...


Eu sempre recebo e-mails de mulheres que dizem que acompanham meu blog, mas que, por qualquer motivo não deixam comentários. Algumas me pedem dicas de como emagrecer rápido depois da gravidez e confessam que não sabem como eu realizei a proeza de apenas 1 mês e meio depois de ter tido um filho, conseguir voltar a treinar e participar de provas de rua.

Pois bem, serei obrigada a voltar a tocar nesse assunto, pois ao encontrar uma conhecida no supermercado hoje pela manhã, ela me soltou a seguinte frase: Ah, como eu vou correr, se eu tenho um filho de 3 anos???

Opa, nem preciso dizer mais uma vez que ao lhe informar que meu pimpolho está apenas com 6 meses, os olhos de surpresa e de interrogação foram nítidos. Tive a impressão de que ela não acreditou muito que eu estava correndo, já que ao lhe dizer que perdi todos os quilos que me foram dados de presentes durante a gestação, ela me disse: Ah, mas é porque vc amamenta!!! Sim, também, mas é claro que a corrida foi um fator primordial para a perda de peso. Na verdade o que sinto nas mulheres corredoras que se tornam mães é que há uma sensação de que nunca mais consiguirão voltar a correr. Sim, há uma enorme falta de tempo. Sim, há muitas vezes, um enorme cansaço pelas noites mau dormidas.

Sim, há uma dificuldade em voltar a forma física e consequentemente ao ritmo anterior, mas e daí? A vida não parou por isso não, minha gente!!!! Eu, mesma, corri até os 4 meses, fiquei inclusive em 4º lugar na minha categoria nos 10km Santa Cecília do ano passado e depois disso continuei caminhando. Com 6 meses eu estava dando show nos 8km da At revista, onde fui inclusive aplaudida quando cruzei a linha de chegada, o que me custou alguns litros de lágrimas, claro...rs...E digo mais, alguns aqui sabem que tenho um problema de sangue, que fez com minha gravidez fosse considerada de risco...Mesmo assim, lá estava eu, correndo, caminhando, até porque eu queria um parto normal e isso consegui graças aos exercícios....

Mulherada, não se acomodem não, corram, caminhem...Levem seus filhos junto num carrinho...leve o marido para as provas, assim ele fica cuidando do pimpolho também...Não desanimem não...A vida é repleta de desafios e com certeza unir maternidade e corrida é um dos mais difíceis que eu já enfrentei, mas consegui e hoje estou aqui competindo, com tempo bem abaixo do que eu fazia antes de engravidar, e cheia de disposição...Temos apenas que nos adaptar à nova situação.

Eu já me adaptei. Já levei o João para conhecer o pessoal da minha equipe, já ganhei medalha pra ele e prometi que na próxima etapa de Mongaguá, se ele for comigo, ele subirá no pódio, pois correrei pra ele...Tenho certeza que daqui há alguns anos, ele também optará por fazer um esporte, talvez corrida, não sei, mas com certeza, eu como mãe, estar praticando um esporte, já é um grande exemplo para ele querer seguir. As crianças precisam disso. Precisam ver suas mães assumindo o papel de atleta. Não podem se acostumar a ver atividade física somente aos domingos quando o pai pega uma bola, bota debaixo do braço, corre por 40 minutos, já esbaforido e depois se entrega ao samba, churrasco e cerveja. Nada disso. Pelo menos em relação a mim, não quero que seja assim. Quero ver meu filho, dizendo: Puxa, minha mãe correu hoje sabe, ela corre...ela corre todo dia...Ela já ganhou até troféu! E tua mãe faz o que?"...
Então mulherada, mais uma vez eu digo.. filho é benção, não é disculpa para deixar de correr...Aliás, correr é ótimo, pois te prepara para a corrida dos pimpolhos quando começam a andar...aff...Se depender do joão, correrei 10km todos os dias dentro de casa...da sala pra cozinha, da cozinha, pro quarto...rs...
Portanto, o recado tá dado, o estímulo tb...só me resta dizer: SIGAM-ME AS BOAS!!!!

ps.: Continuem votando no João... o meu rei está em 1º lugar!

http://soufofo.feminice.com.br/bebe-crianca/12475

5 comentários:

Nacatko, Inc disse...

Oi Luciane, quanto tempo heim ??

Nossa este relato seu ficou muito, mas muito bom mesmo !! Bela mensagem, bela iniciativa e belo incentivo... ótimo recado !!

Realmente o João é um fofo mesmo... aproveitei que hj é dia de eleição e votei nele.

Abc,
Wlad
http://vouevoltocorrendo.blogspot.com

Anônimo disse...

Ola Luciane, td bem?
Já havia comentado no seu blog uma vez, mas sempre o acompanho.

concordo c/ vc plenamente. Acho q não devemos achar desculpas p/ não fazermos as coisas... tipo: eu não tenho tempo. Sempre digo as minhas amigas q tempo a gente arranja. Apesar de não ser mãe (ainda) não quero abandonar as coisas q gosto de fazer por causa de filhos. Sempre digo q temos q ter um tempo só nosso, algo q gostamos de fazer e não abrir mao disso por nd, pois s/ isso, nos deixamos sucumbir pelas coisas do dia a dia e vamos murchando...

O maior problema mesmo, eu acho, é gostar de correr... mtas mulheres tem preguica, e ai nao adianta, sempre arranjarao desculpas...

Parabéns, te admiro pela garra e determinação, e qdo tiver um bebe... quero ser igual vc, uma mamae corredora, rs

bjos

Bruno Thomaz disse...

Nossa... pelo teu relato parece que ainda existem mães que tratam os filhos como um "problema" na sua vida... Mas Lucy, elas sempre vão arranjar alguma desculpa pra não praticar alguma coisa... Se não é o filho, vai ser o trabalho, vai ser a janta, vai ser uma dor qualquer, etc... Infelizmente hoje em dia a maioria dos seres humanos tem uma tendência incômoda ao comodismo. É mais fácil passar anos sentado no sofá sem fazer exercícios, e depois gastar alguns $$ em um cirurgia de redução do estômago, em plásticas, etc...

Mas fico muito feliz que ainda existam pessoas que pensam ao contrário, e essas são as pessoas que eu considero como vencedoras na vida.

Um grande beijo

(ah queria te propor uma idéia, vá no meu blog, um pouco abaixo da barra de vídeos, eu criei um "botão" do meu blog, e queria saber se você quer criar um para o seu, daí ao invés de trocarmos os links, trocaríamos os "botões", e a pessoa ao clicar nele iria para o blog desejado. Pense na idéia, e qualquer coisa só me falar...)

Jorge Cerqueira disse...

Depois que as mulheres lerem isso vao querer emagrecer rapidinho. Parabéns ao João que esta´em primeiro lugar no site que vc indicou eu estou indo la votar.
Um abraço
JORGE CERQUEIRA

Anônimo disse...

Menina vc acertou em cheio no seu texto...não tem desculpa! Se não for correndo que seja praticando qualquer esporte...mas tem de fazer exercícios.
Luciane estou passando aqui para convidar vc e seus amigos para uma leitura meio que desabafo em nosso blog http://4corredores.zip.net com o nome de Sindrome de Barrichelo.
Vale a pena dar aquela lidinha tradicional e deixar algum comentário.
Continue treinando pois sei que vc será podium em breve para nossa equipe.
Abraços em seu pai também.