terça-feira, 7 de junho de 2011

OS INCANSÁVEIS QUE ME PERDOEM...






Os incansáveis que me perdoem, mas descanso é FUNDAMENTAL. No post anterior falei um pouco sobre o que o estress e o excesso de treino pode causar...em especial o tremor nas pálpebras.

Pois bem. 2 dias de passaram e hoje um treino de 60 minutos em ritmo de prova me mostrou o que nós corredores estamos carecas de saber, porém insistimos em deixar pra lá....DESCANSAR È FUNDAMENTAL. Encontrei um conhecido meu e viemos correndo os últimos 5k juntos. Levei na boa, sobrou no final. Me espantei bastante posto que em dias normais, os últimos quilômetros são de arrasar. Mas dessa vez, me sentí leve, sem dores nenhuma, nem a da bursite.

E conversando com esse meu maigo dá até pra tentar entender porque a gente acaba pulando o descanso ou achando que o fato de treinar leve em dia de descanso vai mesmo fazê-lo descansar. Esse meu amigo começou a correr há aproximadamente 2 anos. Tem na faixa de 50 ou 52 anos. Tomou gosto pela corrida e virou ultramaratonista. Até aí, tudo bem, não fosse um detalhe: o cara corre todo santo dia 20km, está na 4a maratona do ano, ou seja, já correu tudo que tinha que correr num ano inteiro e já está se preparando para a p´roxima maratona. Sim, ele ama correr, ama tanto quanto nós, porém, não descansa. Aliás, não descansa nada. O que rendeu tudo isso a ele até hoje? Barato e lesões...em 2 anos ele me confessou que teve e tem todo tupo de lesão que se possa imaginar. O que ele faz para treinar? Toma voltaren.

A pergunta é: Tá certo isso? Mas nem a pau. Eu sei, admito. Pra gente que corre, que treina, que ama a corrida é mesmo um martírio os dias de descanso, até porque a gente "acha" que não está cansado para parar e que fazer outra atividade nesse dia já nos deixa prontos para voltar a enfrentar os treinos violentos de cada dia. Sim, temos mesmo que fazer atividades diferentes, até para mexer músculos diferentes, po´rem muito mais do que isso, temos que tirar aquele dia de folga...chinelão mesmo...

E a gente percebe a diferença logo no dia seguinte ao descanso. O corpo mais leve, as dores diminuídas ou totalmente evaporadas, o treino que rende e aé a diminuição de alguns minutos naquela distãncia que você achava impossível fazer.

Volto a dizer: tem que descansar! porque caso contrário, uma hora pifa e dependendo da coisa, pifa de vez.

O que temos que ter em mene é que em dias de descanso não esamos pedendo um dia de treino, mas sim ganhando mais um dia de coida em nossa vida. Tão importante quanto a alimentação e os treinamentos, o descanso deve fazer parte da vida de qualquer corredor, seja ele amador ou profissional. Mesmo que a empolgação após uma boa prova ou um treinamento produtivo seja grande, é essencial que o atleta saiba dedicar um tempo entre suas atividades para a regeneração.

É claro, se você começar a se inscrever em várias provas, uma atrás da outra, com treinos muito fortes, nem mesmo 1 dia de descanso será suficiente, como foi no meu caso...2 campeonatos ao mesmo tempo, provas paralelas...não deu...tive que ficar de molho 2 dias e confesso: foi a melhor coisa que fiz.

Não é nenhum exagero afirmar que o  descanso  é um ou mesmo o maior dos grandes segredos da melhora dos resultados nos treinamentos e provas. O efeito aparece após o estímulo, quando o corredor dedica pelo menos um dia de sua semana para o repouso total ou regenerativo.

Todo esporte requer o descanso, sem excessão. O descanso tem que fazer parte da rotina de todo atleta. Por exemplo, no futebol, no dia seguinte a uma partida, os jogadores fazem apenas hidromassagem, junto de exercícios bem leves, para que não haja um desgaste excessivo. O problema é que sempre mexemos os mesmos músculos o que acaba sobrecarregando-os e então abrindo uma enorme brecha para as temidas lesões.

Na revista O2, vem uma citação interessante: "A importância do descanso não está só em “poupar” os músculos. Com ele, o atleta ganha em força e velocidade. O exercício físico é sempre uma agressão ao corpo. Com ele o atleta sofre microlesões e acumula ácido láctico. O repouso permite que o corpo seja realinhado e, assim, há uma supercompensação, fazendo com que o atleta fique mais forte".
Precisa dizer mais alguma coisa????? É preciso desenhar?????
Sem o devido descanso não vamos acumular força, nem velocidade, vamaos acumular é desgaste físico e lesões...pelo amor de Deus!!!!!!!

É bem verdade que cada um tem um limite, que cada corpo responde a estímulos diferentes. Eu posso correr 6 dias seguidos e não sentir nada, já outro pode correr 4 e achar que no 5º dia, o ideal é descansar. É tudo uma questão de nível.

Eu procuro fazer o meu descanso total. Já outros, como eu disse, podem optar pelo o que chamamos de repouso ativo, que pode ser feito tanto diminuindo-se a intensidade do treinamento, dando um trote mais leve, até mesmo dentro do treinamento, como uma massagem ou alongamento. Na boa, sou a favor de ficar mesmo sem fazer nada, descansar totalmente mesmo.

Também tem o lance da imunidade. Se a gente exagera, a imunidade baixa e se baixa, o corpo fica aberto à gripes, resfriados, doenças...Não dá pra facilitar. Por que maratonistas e ultras vivem com pneumonia? Justamente pelo excesso de treino...o corpo não aguenta...

Então galera...abre aí a planilha e reveja alguns dias pra descansar...se for muita tortura, vá á locadora..tem tanto filme legal sobre corrida...leia um livro sobre corrida, limpe as medalhas, os troféus...ufa..já fiquei cansada...rs


3 comentários:

CORRIDA SEM LIMITES disse...

Luciane
Parabéns pelo post. Nos sabemos que o descanso é necessário, mas também muitas vezes acabamos não realizando o tão merecido descanso que o corpo merece.
Abcs
CRIS E OLIVEIRA

susi saito disse...

Passei só p conhecer de relance! Logo passo pra ler teus posts! Visite o meu tb e leia la meus relatos tb!
bjus

tutta disse...

Gostei do post.
Eu descanso pelo menos dois dias por semana e quando estou muito cansado chego a fazer até quatro dias de repouso e quando volto vejo a diferença.
Descanso também é treino, e é tão importante quando correr.


tutta/ubiratã-50anos
www.correndocorridas.blogspot.com