segunda-feira, 11 de abril de 2011

DAR 100% NEM SEMPRE É ´ESTAR 100%



Uma coisa é certa: Não importa a distãncia que você corra, mas sim o que ela significa pra você. Com a febre das corridas no Brasil e o crescimento absurdo de provas de 10km, muita gente acaba achando que correr 10km é babinha...Não é...Aliás, digo mais, muita gente acaba desmerecendo aqueles que começam a correr 2km 3km, 5km...Acham que é uma distância muito pequena e que qualquer um consegue percorrê-la com a mesma facilidade daquele que faz footing no shopping. Nada disso.

Pra quem começa a correr, percorrer 1km tem o mesmo sabor de uma quebra d recorde pessoal numa prova de 10km. Estamos falando de romper o limite do corpo...de transpassar aquela barreira que muitas vezes insiste em nos dizer que não iremos conseguir cumprir a nossa meta, que vai falta ar, que ai faltar perna...Muitas vezes até falta mesmo...rs...

Eu sempre digo aqui no blog que o mais importante para começar a correr é a vontade. Muitos começam e poucos agregam a corrida á vida como uma religião...quem sabe um verão, uma primavera e mais uma vez se despedem da corrida. É difícil a gente seguir em frente eu sei.

Mas torno a dizer:o importante é começar. Sem neura e sem isso de que está correndo no time dos tartarugas, dos pangarés, dos últimos. Não é vergonha nenhuma chegar por último. Inicialmente faz parte...mesmo que aquela ambulância te encha o saco vindo do lado...mesmo que a moto entupa o ar de fumaça. Voc´e está ali, firme e forte...

Não pense que o fato de voce poder estar entre os últimos ou mesmo numa colocação não muito esperada faça de você um perdedor.  Há dias em que não estamos bem. Quantas vezes treinei tanto, sofri tanto e no dia da prova, a umidade não favoreceu, a TPM não favoreceu, as adversárias não favoreceram. Nessa hora, o importante não é estar 100%, mas sim dar 100% do que você tem. Dar o seu melhor nem sempre significa que você será o melhor, porém, a sensação de dever cumprido é muito mais saborosa do que a sensação de desistir no meio do caminho.

Muitas vezes penso em dssitir no meio de uma prova. Sinto dores, cansaço. Todo mundo sente. E é aí que entra o papo de dar 100% do que temos...Tudo bem, não faremos a prova no tempo que esperávamos, mas cruzaremosa linha de chegada e termeos mais uma história pra contar, masi uma lição pra aprender.

Pense nisso. Treine muito, com disciplina, os resultados sempre aparecem. Todavia, se preocupe mais em fazer o seu melhor e não em ser o melhor...assim quem sabe, as duas coisasandam de mãos dadas?

O importante é um passo de cada vez. E quando voce vê está nos 5km, nos 10km, na meia...O importante é acreditar em você perceber que aquela distãncia que pra você significa muito, pode se transformar em pouco. Querem um exemplo? Lembram da Patrícia? Aquela que correu recentemente comigo umaprova no Guarujá, teve hioglicemis, tem diabetes? Pois bem. Seu pensamento em relação às Meias Maratonas era o mesmo que o meu em relação às Maratonas: Não vou conseguir. E então, neste último domingo, os 21km se renderam à força de vontade, à determinação, ác oragem de encarar um novo desafio e principalmente a falta de medo de que não aguentasse. Ela aguentou e terminou tudo em 02:18:00...Pedí pra ela que me enviasse o que ela sentiu...tá aí...

Oi pessoas seguidoras do blog da Lú 


Vim até aqui dividir com vcs a alegria da minha primeira meia, já corro faz tantos anos e nao sentia firmesa , nao confiava nas minhas perninhas apesar de já ter corrido esse volume, e até mais várias vezes.

Do fim do ano pra cá encontrei com pessoas que acreditavam mais em mim do que eu mesma , colocaram a pilha, e ganhei uma planilha e a LÚ falava pooooooooo vai que dá!!! rs

Enfim domingo lá fui eu, noite mal dormida, pirei achei que ia chover,um friooooooooooooooo , asmatica e diabetica mas lá fui eu....

Foram 21 kms que estavam engasgados, eram quilomentros de tantos anos, consegui fiz em 2:17 nao parei nem um segundinho.pode parecer lento para alguns mas juro que fiz o meu melhor !!!

Sai inteira dessa, a felicidade de realizar a primeira meia é tanta que nao tenho nem dor muscular.

Vou deixar uma dica : nao espere alguem acreditar em voce , nao perca tanto tempo como eu perdi pois se vc treinar e tiver isso como um sonho uma meta, como diz a lú , vai que daaaaaaaaaaaaá.

AHHHHHHH e se voce resolver ir , me chama nao tenho mais medo dessa tal de meia !!!rs

Entenderam o que eu quero dizer? Para muitos não é um tempo expressivo. Voce pode correr uma maratona nesse tempo. Poré, tenham certeza, Patrícia deu 100% do que ela tinha naquele momento e o resultado não podia ser outro...Cruzar a linha de chegada, bater no peito e dizer: EU CONSEGUI!!!!!


VLW PATY, PARABÉNS... BEM VINDA AO MUNDO DOS MARATONISTAS!

2 comentários:

Fabiana disse...

Legal ler isto. Também estou em buscar de correr os 21k. :-))

DricaPeixoto disse...

Que relato bacana! Bom ter a visão das duas com relação as competições.
Eu só tenho corrido prova de 10km, abandonei as de 5km. Mas não fiquei com preguiça de sair da cama num domingo nublado para dar força para uma amiga em sua primeira corrida de 4km. Fui acompanhando suas passadas (sem cruzar o pórtico na largada e chegada) e foi de uma alegria enorme vê-la completar a prova. O dia que eu deixar de incentivar alguém, independente da distância, não mereço mais pisar nas pistas.

Eu convido as duas para a Meia do RJ em julho ;) Bora Lu, bora Patricia?

Bons treinos para as duas!