terça-feira, 5 de abril de 2011

REVOLTANTE....

Pois bem. Ter um blog exige muita responsabilidade. Não só pelo conteúdo, pelo comprometimento, mas também por ser uma enorme ferramenta para expor tudo aquilo que pensamos em relação à corrida. Tenho um imenso orgulho de ser uma blogueira dmeocrática. Publico aquilo que acho que deve publicar, seja críticas construtivas ou não.

Hoje, quando abrí o e-mail, li algo revoltante. Revoltante  principalemnte àqueles que participam do Campeonato Santista, assim como eu. trata-se de um e-mailo d eum atleta, aliás conhecido meu que ao tentar afzer a sua inscrição para o Campeonato, a qual abriu ontem às 08:00 da manhã, surpreendeu-se ao saber que ontem  mesmo às 10 da manhã, as inscriçõe haviam se encerrado. Indignante. Todavia, o e-mail dele que irei transcrever abaixo na íntegra, lavou a alma de muitos de nós...Espero que sejamos ouvidos.

Prezado Senhor,

Secretário de Esportes da P.M. Santos

Paulo Roberto Paes Musa

Permita-me ocupar alguns minutos de seu precioso tempo para poder expressar a minha indignação com fato ocorrido hoje, data do início das inscrições para o 26º Campeonato Santista de Pedestrianismo. Com toda a certeza, neste momento já deve ser de seu total conhecimento o fato de as mesmas terem-se encerrado antes mesmo das 10 horas da manhã de hoje e, conseqüentemente, a impossibilidade de muitos corredores se inscreverem no referido campeonato.

Nós, corredores santistas - entre os quais orgulhosamente me incluo - já esperávamos um aumento natural no interesse por essa competição, fato que vem ocorrendo a cada ano, afinal de contas, nossa cidade é perfeita para provas de corrida de rua, entre outros atributos. Acrescentando-se a isso a boa organização das mesmas por parte da Prefeitura de Santos, auxiliada pelos patrocinadores, e o excelente nível dos corredores da região, não poderia ser diferente. No entanto, o que já nos incomodou no ano passado, veio este ano em forma de revolta: assim como no ano anterior, boa parte dos inscritos são pessoas que irão disputar a famosa corrida dos 10 km do jornal "A Tribuna" e desejam, assim, realizar apenas um teste "gratuito" para ver como anda a sua performance. Poderemos notar, então, presentes a esta 1ª prova do ano, um grande número de pessoas que dificilmente são vistas praticando tal esporte ao longo do ano. Veremos muitos corredores "sazonais", aqueles que passam 8 meses com aversão total à corrida, mas que, 3 meses antes da "Apoteose de maio", compram um tênis de marca e se esfalfam como loucos apenas para poder aparecer na telinha da Tribuna. Infelizmente, o interesse destes pela corrida não vai além da linha de chegada. É a glória terminar a prova e desfilar pela cidade com a medalha ao pescoço, tal como se fosse um comendador e sua preciosa comenda. E esse teste "gratuito" acaba saindo caro para aqueles que correm habitualmente e fazem da corrida mais que um vício: uma religião. As "tribunetes" (para bom entendedor, meia palavra basta!) inscritas farão a 1ª prova e não mais participarão do campeonato, tomando o lugar dos verdadeiros corredores, enquanto que estes estarão alijados de participar e da luta pela pontuação, que é o que os motiva.

Devo dizer-lhe de antemão, Sr. Secretário, que não sou contra a participação de novos atletas no nosso campeonato, mesmo porque isto é bom para a cidade. No entanto, creio que a Secretaria de Esportes deveria, neste caso particular, dar prioridade àqueles que participam todos os anos do campeonato desta cidade. Estes, sim, merecem toda a consideração, pois, se o nosso campeonato tem a fama que tem - merecidíssima, diga-se de passagem - deve-se a estes mesmos corredores, que sempre estiveram presentes, participando de todas as provas, incentivando novos atletas e divulgando o seu bom nível.

Assim sendo, Sr. Paulo, sabendo do seu caráter humilde e observador, gostaria de deixar aqui expressa minha repulsa pelo modo como vem sendo feita essa citada inscrição. Sei que o senhor está sempre presente nas provas, não só pelo cargo que ocupa, mas também para acompanhar sua digníssima esposa, que é nossa colega de corridas. Deixo aqui, então, duas sugestões para que o senhor as avalie, da melhor maneira que lhe convier:

- 1ª (e melhor) sugestão: deixar o 1º dia, exclusivamente, para a inscrição daqueles que participaram do campeonato do ano anterior, ainda que tenham faltado em alguma prova, mas regularmente justificado sua ausência. Não é difícil fazê-lo, uma simples relação de participantes, tirada ao computador, bastaria para o controle. E no dia seguinte, se houvesse vaga, aí sim, este seria destinado aos corredores que perdessem a inscrição do dia anterior e, principalmente, aos "atletas de plantão", também chamados "tribunetes"; ou

- 2ª sugestão (para que não digam que há discriminação ou algo parecido): transferir a 1ª prova do campeonato para o 1º domingo, logo após à corrida da "Apoteose Society". Se o campeonato só começa em abril, porque não poderia começar em maio? É questão de estudar melhor as datas.

A Secretaria de Esportes poderia, então, para não deixar magoadas as ditas "Tribunetes", entre elas corredores(as) de academia de grife, fantasiados (Super-Homem, Mulher-Gato, Bananas de Pijama, Homem-Aranha, Princesas, Noivas e outras quejandas ridículas que costumam surgir nessas corridas transmitidas por canal de televisão), caminhantes, "rastejantes", etc, etc, etc, etc..., criar uma prova "extra", de preferência na praia, com data ANTERIOR AOS 10 KM DA TRIBUNA, para que toda a cidade possa participar e, assim, avaliar seu desempenho, sem prejudicar os verdadeiros corredores.

Deixando a graça de lado, Sr. Secretário, posso dizer-lhe, com total segurança, que esta revolta não é só minha, mas de toda a classe corredora amadora desta nossa cidade, que mereçe, com toda a certeza, melhor e maior consideração. Que o senhor possa avaliar esta minha reclamação - que não é única - e, atentamente, discernir a respeito.

Contando com sua compreensão e colaboração, subscrevo-me.

Atenciosamente,


Carlos Alejandro do Nascimento

CPF 025.361.988-20

RG 11.732.686-0 e... corredor santista amador!

Acho que o carlos deu o recado direitinho. Realmente é de indignar, principalmente se levarmos em conta que somo corredores amadores sim, porém assíduos, apaixonados pela corrida e não somente sedentos por uma aparição na Rede Globo...Me entristece sabe que um Campeonao tão sério e de nível tão elevado de atletas (aliás, esse é o chamaiz da prova para nós) acabe como uma provinha onde Homens Aranha e Fadinhas disputam espaço ente fotógrafos e câmeras. Lamenável. O Campeonato existe há 26 anos e nesse tempo muitos atletas  se sobvressaíram, ganharam lugar ao sol. Não acho que não deva dar chance aos novatos, só acho que correr durante 3 meses no ano e tomar a vez daquele que faz da corrida, como diz Carlos de forma acertada, religião é no mínimo absurdo. Acabei de saber que  minha equipe conseguiu se inscrever, porém alguns atletas que resolveram se inscrever por conta pópria tiveram problemas e ficaram de fora. Indiganda totalmente.

5 comentários:

Unknown disse...

Olá Luciane, como você sou corredora amadora e desde final de Fevereiro: blogueira. O Blog realmente é uma ferramenta para democratizarmos a corrida, e também para reclamarmos de alguns tratamentos que nos são dado. Você esta certíssima. E o blog pelo menos para mim, serve para não desanimar. Parabens pelo seu blog. Passe lá no meu, é simplesinho, estou começando (felizcorrendo.blogspot.com). E já estou te seguindo, me siga também.
Beijos e Sucesso

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Oi Lu boa noite concordo plenamente com tudo que vc disse aqui, depois os organizadores reclamam dos corredores pipocas, já que a corrida virou um filào de ouro para eles pq então eles não abrem mais vagas?
Parabéns pelo protesto e se todos os corredores se unirem muita bagunça no nosso esporte querido irá acabar.

Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Unknown disse...

Oi Lu! Fiquei muito triste! Fiquei de fora...
Liguei na 2ª feira 14:30h pra saber que horas termina o expediente na SEMES porque eu ia sair mais cedo do serviço para fazer a inscrição... Já estava com o leite, a xerox do RG e a ficha preenchida. Quando eu liguei e a Beth me falou que já tinha encerrado antes das 11:00h não acreditei... e nem ela acreditou que eu fiquei de fora... Revoltante. Fiquei tão triste que o coitado do meu marido, na 2ª feira mesmo, fez minha inscrição para as 10 Milhas da Mizuno em SP no mesmo dia 17/04. Aí na 3ª feira uma amiga minha queria passar a inscrição dela para mim. Eu não aceitei. Acho um absurdo a maneira como eles estão conduzindo as inscrições. De duas uma: ou você tem que fazer parte de uma equipe ou tem que madrugar na fila em plena 2ª feira.
Agora só me resta tomar o leite que não doei...
Boa sorte para você no Campeonato!
Beijos.

Unknown disse...

Eu tô chocada vanessa....Não to acreditando que vc ficou de fora!!!!! Tô dizendo...sabe o que vai acontecer??? O nível vai cair...e na 2a etapa muitos não vão participar, abrindo centenas d evagas...Dá licença!

noragusmao@hotmail.com disse...

Estou procurando por vc Carlos e te encontrarei por aqui ! Parabéns pelo blog . Estava fora do Brasil . Seria bom réver bons amigos. Nora