segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MILAGRES ACONTECEM....

Tá bom...A gente cresceu ouvindo ditados populares do tipo "Deus ajuda, quem cedo madruga"...Esses malditos foram nos acompanhando por décadas e diga-se de passagem pelo menos uma vez na vida já dissemos isso...porém na prática eu vos pergunto: Por que é tão difícil eu acordar cedo?

Sim, já cansei de ouvir: A sabedoria popular atribui grande vantagem a quem cedo madruga, e não é difícil perceber que acordar cedo (ou suficientemente cedo) é uma forma de estar em melhores condições de dar conta dos compromissos que ocorrem no famoso “horário comercial”. Ok..mas pra mim, "comercial" é exatamente aquilo que é chato e que nos obriga a desligar a tv e ir...DORMIR!

Admito. Tenho um problema.  Sou um gato velho. Daqueles que onde se encostam, deitam e dormem...aliás, falecem. Pode a casa cair, pode o mundo desabar, mas fico lá intacta, morta. Porém bem maior do que o problema de dormir, é o de acordar, até porque o primeiro eu faço com enooooooooorme prazer e  alegria! rs...





Eu sempre treinei de manhã. E ai de vocês que disserem que 10 horas não é manhã...rs..porque é. Enfim. Porém, depois que troquei de emprego, entrando às 09:00, passei a treinar á noite que por conta do frio e do filhote também me fez abortar a missão. Mas também tenho que admitir...acho lindo quem acorda às 5 da madruga pra trreinar e depois ainda enfrentar todos os infortúnios da vida..rs...Acho lindo ponto.

Porém hoje, sim, hoje, algo sublime me aconteceu! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. E espero de coração que continue acontecendo...rs, já que é muito comum ver a afirmação que começar a mudar este hábito demora de 3 a 4 semanas (e são semanas especialmente custosas) até que todos os mecanismos do sono comecem a se reposicionar para um novo horário.

Mas como ia dizendo...um verdadeiro Milagre veio dos céus!!!!


Coloquei o relógio para despertar às 06:30. Já é um começo. Mas fui além..Coloquei ele para despertar, ele despertou (óóóóóóó) e eu....acordei. Muita calma, porque tem mais. Acordei, olhei bem para o rélógio, não titubiei, coloquei meu short, meu tênis e camisa e ....???? Pergunto-lhes....E, e, e???? Fui correr! Sim, depois de mais de 1 mês devido a todos os acontecimentos em minha vida, pisei novamente na areia da praia. Tá certo me sentindo meio louca, diante de um puta nevoeiro que onde fazia a gente saber onde estava só quando chegávamos...rs...

E olha...não foi a 8a maravilha do mundo, mas também foi bem menos sacrificante do que eu imaginava. Depois da primeira quadra... tanto fazia se era 06:30 ou 10 da manhã...a idéia era a mesma: correr... e voltar à praia. Cheguei feliz, mas as panturilhas...aff...destroçadas.

Aí eu pergunto? Por que a gente tem sono? Preguiça? E olha a evolução desse ser: Não basta acordar cedo, tem que tentar convencer o mundo que é bacana acordar cedo e inclusive pesquisar técnicas a respeito...rs...até porque não sei quanto tempo eu aguento correr somente com as gaivotas...por isso quanto mais gente na praia, melhor!!! rsrsrsrsrsrs...

Como em toda mudança custosa de hábito, algumas técnicas e dicas podem ajudar você a manter-se motivado e a não sofrer mais do que o inevitável. Vamos a elas:


1 – Foco no objetivo, e não na tarefa

Acordar mais cedo é algo que se faz por uma razão: e aqui temos uma ótima...CORRER. Exercitar cada músculo do corpo, sabendo que mis um dia estamos livres do sedentarismo. Mantenha o foco nesse objetivo, e no que o leva a buscá-lo (seja um desejo ou uma obrigação). Abrir mão do sacrifício de acordar cedo é mais fácil do que abrir mão de um objetivo desejado ou necessário: não inverta causa e consequência, e mantenha-se firme na busca do que você quer e precisa, mesmo ao custo de sair todos os dias prematuramente do conforto e do ócio da sua cama!

2 – Facilite a rotina matinal

Algumas tarefas matinais são inevitáveis e impossíveis de adiantar. Mas outras podem perfeitamente ser feitas na noite anterior, de forma mais rápida e eficiente do que se você deixá-las para fazer quando ainda está lento e de olhos entreabertos por ter acabado de acordar. Uma opção: dormir vestido com  roupa da corrida...rs...nem que seja por baixo do pijama. Até porque se você não conseguir levantar, ficará com peso na cosci~encia quando for tirar o pijama e ver que estava vestido e não foi. Tá bom, se acha ridículo dormir vestido, coloque as roupas bem do lado do relógio.. abrir os olhinhos e dar de cara com o tênis, pode ser bem motivador!!!! rs...

Aqui também é bacana colocar o relógio para despertar com temas encorajadores: Eye of tiger, carroagem de fogo, Ayrton Senna..rs.. o meu é Rihana mesmo...rs...já acordo no susto! mas cuidado para não repetir as mesmas todos os dias, senão logo você vai associá-las a este momento tão indesejado e passará a odiar as suas músicas encorajadoras!...rs...Pode ser traumatizante!

3 – Não se renda à preguiça após levantar

Mesmo nos primeiros dias da mudança de hábito, quando for mais difícil se manter produtivo nas primeiras horas da manhã (ou naquela recaída após o almoço), não se entregue! Eu já tentei várias vezes colocar o relógio para despertar. Ele despertou, porém eu virei de lado e continuei dormindo. porém hoje falo: Estou limpa por hoje...kkkkkkkkkkkkkkkkk.. um dia de cada vez! Você consegue! Basta passar o 1º dia! Ah... que não faça mais frio...rs..senão f* a equipe!

Mentalize: você está acordando mais cedo por uma razão, e render-se ao sono (ou à preguiça) depois de já ter conseguido levantar e iniciar seu dia é uma forma sutil de sabotar este plano, para ter a desculpa do “eu já tentei e não deu certo” e voltar a dormir até mais tarde todos os dias. Não, juntos chegaremos lá..kkkkkkkkkk...Levantou...jogue uma água no rosto e vista-se o mais rápido que puder...além de já estar se aquecendo, correrá menos risco de de entregar ao cobertor quentinho e mais algumas horas de sono...uiiiiiiiii.. vamo pará por aqui...rs...afinal o post tem a finalidade de encorajar e não de ter a certeza de que dormir é mesmo muito melhor! kkkkkkkkkkkkk....

4 – Durma melhor

Se você precisa começar a acordar mais cedo, o ideal é que também durma igualmente mais cedo, ao menos durante as semanas de adaptação. Tá... eu acordei hoje às 06:30, porém fui dormir às?????? tanã...21:45...rsrs... 9 horinhas de sono me dariam peso na consciência caso eu sucumbisse ao desejo de ficar na cama. Agora não me venha falar em menos de 8 horas de sono, caso contrário deleto este post e ainda faço piquete: ABAIXO LEVANTAR ANTES DO MEIO DIA! rs....que péssimo! rsrsrs.

Não tem jeito: para acordar cedo é essencial que você procure dormir tão bem quanto possível, e para isso deve reduzir o consumo de estimulantes (cafeína, etc. – especialmente à noite), abrir mão de parte do horário noturno de TV, leitura, web, videogame ou outras atividades de lazer opcionais, antecipar ou reduzir as tarefas que você normalmente faz à noite, etc. Até porque vamos combianr, o Jornal Nacional termina às 21:10, já sabemos quem matou a Norma, e a nova novela nem parece ser lá essas coisas. Ok.. tem o CQC, mas tenha em mente que isso pode lhe custar o abandono de todo um esforço de acordar cedo. Vai por mim que entende tuuuuuuuuuudo de desligar o despertador e voltar à falência dos órgãos!...

Planeje no início da noite a hora que você pretende ir dormir, mas cuidado para não transformar isso em razão de stress, senão o efeito vai se inverter. Nada de apressar o jantar, tomar banho em 2 minutos, e não escovar os dentes porque exatamente ás "tantas" tem e deve estar dormindo. Muita calma.

5 – Antecipe as desculpas e as respostas

Na hora que o despertador toca, uma série de desculpas passará pela sua mente: “não estou em condições”, “repousar é saudável”, “está tão frio”, "amanhã eu juro que corro em dobro"...e lalala. A minha lista seria tamanha que me causaria bochechas rosadas...ok...pink...

Resistir a elas pode ser menos difícil se você antecipá-las. Pense nas desculpas, e nas respostas racionais a elas, já na hora de dormir – e prepare-se um pouco melhor para vencê-las na hora de acordar.

- repousar é saudável = porém estar acordado me concede mais tempo para a saúde.
- está frio = porém posso fazer aquele pãozinho na chapa com manteiga derretida que esquenta rapidinho;
- amanhã eu juro que corro o dobro = mas posso me lesionar pelo esforço excessivo
- não estou em condições = tá mas quando foi mesmo que eu estive????

6 – Pule da cama no primeiro toque

Colocar o despertador para tocar antes da hora e aí ficar “negociando” com o botão Soneca é um jogo perigoso, que só deve ser jogado por aqueles para quem acordar cedo é opcional. Verdade seja dita. Dormir mais 5 minutinhos é o suficiente para te convencer que aquilo ali é muito bom. Nada de sonega. levante na hora!

Se você estiver formando o hábito de acordar cedo, coloque o despertador para o horário em que precisa levantar (de preferência fora do seu alcance, para evitar a tentação e o risco) e abandone completamente qualquer plano de apelar para os potencialmente desastrosos “só mais 5 minutinhos”.

E se você está entre aqueles que acreditam que “precisam de um tempo” para sair da cama, uma alternativa muito mais agradável é usar 2 despertadores: um mais suave e próximo da cama, para marcar o horário em que começa o tal “tempo”, e outro mais estridente e fora do alcance, para marcar o momento em que é mesmo necessário levantar. Ademais, se qualquer um desses não for capaz de fazê-lo levantar da cama, certamente gritos dos vizinhos como: " Desliga isso" poderá ser bem motivador para que você levante d evez da cama.


7 – Defina uma recompensa

Se você está acordando mais cedo para fazer algo prazeroso, como correr, a própria atividade já é uma recompensa e um importante fator positivo para a motivação. Por isso nada de comprar biscoitos caninos...afinal somos crescidinhos e a corrida por si só já nos garante grandes alegrias!

Bom na verdade o post foi feito com muita felicidade e humor, porque é addim que me sinto hoje...feliz por acordar cedo, pisar na areia e até por sentir as panturrilhas destroçadas...é a dor prazeirosa, a dor que te remete a que mesmo? A corrida de cada dia...que é melhor do que qualquer cama do mundo!!!!!

Mas vamo parando por aqui, porque já tá me dando um soninhoooo.....

3 comentários:

Marcus,Realengo disse...

Oi Luciane! Esse negócio de dormir muito ou pouco é individual.Eu, por exemplo, durmo de 4 a 5 horas por noite, e é suficiente pra mim. Agora só tem um problema pra vc amanhã: além do soninho gostoso, vc vai estar toda dolorida desse recomeço. Não perca essa competição com a cama e as dores musculares.rsrsrsrsr. Um abraço e boa semana.

Unknown disse...

Afffffff... 4 a 5 horas...não dou nem bom dia numa situação dessas...rs...

Qto a estar dolorida...eita coisa boa!!!!! rs...

abraços

ps.: Provavelmente próximo desafio: 25 de setembro...

Alison G. Altmayer disse...

Olá,

sou solidária à causa pois detesto levantar cedo... e isso acontece de 2a à 5a feira, 06:50. Felizmente meu trabalho permite que eu corra à tarde!