sexta-feira, 26 de agosto de 2011

PODE BALANÇAR, MAS NÃO PODE CAIR...



Uma das grandes preocupações das mulheres é em relação á flacidez. É bem verdade que a gente que corre teme menos...rs...porém ainda nos preocupamos com isso. Ontem estava eu conversando com uma amiga corredora, a qual me confidenciou que depois que passou a correr mais, notou seu glúteo mais flácido...Ups...Como assim? Eu já tinha ouvido um mito a esse respeito, mas confesso que fiquei com a pulga atrás da orelha...Tá...suficiente para pesquisar e não para perder o sono...

A flacidez é um processo natural que está relacionado com a perda das fibras elásticas responsáveis pela sustentação da pele – processo de envelhecimento que acontece principalmente depois dos 35 anos. Outros fatores também podem desencadeá-la, como a exposição ao sol, a falta de exercícios físicos e a perda ou ganho de peso rapidamente. Ao contrário do que muitas pensam, praticar esportes de alto impacto não é um fator determinante para o seu aparecimento.

Tudo o que é mais saliente, como os seios e o bumbum, tem uma tendência a cair. A corrida pode provocar maior movimentação dessas áreas, criando um impacto maior. E isso pode acelerar o processo natural de flacidez”, esclarece Camila Hirsch, diretora técnica da assessoria esportiva Personal Life e fisiologista do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Portanto, a preocupação em escolher um top esportivo adequado para fornecer a sustentação necessária torna-se ainda mais importante.

Atenção com a dieta – Assim como qualquer atividade física, a corrida fornece enrijecimento da musculatura e melhora a oxigenação da pele – além de contribuir para a perda de gordura por aumentar a capacidade aeróbia. Combinar a prática de exercícios a uma alimentação errada pode provocar um efeito não desejado: o emagrecimento rápido e, consequentemente, o aparecimento da flacidez. “Quem perde peso de maneira rápida elimina água e massa muscular, e não gordura”, afirma a nutricionista clínica e esportiva Lívia Hasegawa.

É fundamental controlar o emagrecimento para que ele seja feito de maneira gradual e segura. “A Organização Mundial da Saúde recomenda a perda de 4 kg a 6 kg em 1 mês para adultos. Mesmo assim, o ideal é que seja eliminado de 500 g a no máximo 1 kg por semana, para que esse processo não prejudique a saúde”, explica a nutricionista Patrícia Bertolucci, da PB Consultoria em Nutrição.

Proteção reforçada – Além da dieta correta, outros métodos podem fazer parte da rotina da corredora para evitar a flacidez. Praticar exercícios localizados e musculação também pode prevenir o problema, ao proporcionar o fortalecimento dos músculos.

Com a frequência dos treinos ao ar livre, a incidência direta do sol também pode causar flacidez. Segundo a dermatologista Adriana Cairo, isso não está relacionado diretamente à corrida, mas sim à exposição solar e produção de radicais livres. Utilizar bloqueador solar a cada duas horas e evitar correr entre 10h e 16h é recomendado para proteger a pele.

Jesusssssssssssssssssssssss....35 anos.. a coisa começa a ficar feia...Alguém aí vende formol por atacado? rs...Ano que vem chego lá... af.....

3 comentários:

disse...

Hehehe muito boa! Abraço e bom findi!

Henriqueta Solipa disse...

Ups e a barriga? Depois de ter filhos nós emagrecemos a correr mas a flacidez fica, mesmo com muito abdominal :-((((

Ingrid disse...

Ahahahah, muito bom Lu... como sempre, teus posts são pra lá de informativos. Mas que deixa aquela pulga atrás da orelha... ahhhh, deixa!
Bjão,
Ingrid