terça-feira, 24 de julho de 2007

COMEÇAR A CORRER... AS PRIMEIRAS TROTADAS A GENTE NUNCA ESQUECE.....

Vai, pelo menos seja honesto e admita. Muitas e muitas vezes você tentou começar a correr e na hora "H" desistiu, ou porque a coberta tava boa demais, ou porque veio cansado do serviço ou mesmo porque começou a treinar e viu que estava totalmente sem preparo físico. Isso não é nenhuma novidade, até porque correr sem vontade, e fazer do treino um sacrifício, pode fazer com que você perca o gosto pela corrida. Para começar a correr, acima de tudo, tem que gostar do esporte, tem correr com vontade, com disposição. Costumo dizer que não há meio termo em relação á corrida, ou a pessoa gosta ou não gosta, sem essa de mais ou menos.
Comecei a correr com 15 anos. Meu pai tinha 49 e corria na praia por prazer. Certo dia, resolvi acompanhá-lo e dali em diante nunca mais parei. Entretanto, comecei aos poucos, e apenas comecei a competir bem mais tarde, com 22 anos. Minha primeira prova, foi os 10km da Tribuna e confesso que mesmo sabedo que eu corria muito mais de 10km por dia, quase morri no final da prova, mas me apaixonei e hoje, competir é um vício muito bom na minha vida.
Ok, mas você deve estar se perguntando: Tá, tá bom, mas vou começar agora, o que faço? por onde começo? Onde devo correr?
Primeiramente, devo dizer que começar a correr, exige responsabilidades. Não é sair correndo pelo mundo afora não, é necessário todo um planejamento para que a corrida não se torne um verdadeiro pesadelo.
Entãso vamos por partes. Se você é uma pessoa sedentária, vao do trabalho para a casa, da casa para o trabalho, da geladeira, para a sala, da sala para a geladeira, muito cuidado, aliás, muito cuidado mesmo! O sedentário deve começar com uma avaliação médica, seja com um cardiologista, seja com um especialista da área esportista e não ache isso besteira não. Eu faço a minha de 6 em 6 meses. Quem corre tem que redobrar o cuidado com a saúde! Após isso, comece devagar, não tenha pressa para obetr resultados, afinal de contas, bons resultados, são consequências de treinos bem feitos. Por isso comece caminhando. Segundo o professor Carlos Ventura, o físico, notadamente para os indivíduos que estão na faixa etária dos 30 aos 40 anos, não possui a mesma elasticidade que permite, com segurança, começar um exercício imediato de corrida. Quanto maior for a idade e o peso, amior deve ser o períod de preparação do organismo. Caminhar rápido durante 5 minutos e trotar, ou seja, correr bem leve durante 1 minuto é um bom começo. Fazendo essa repetição durante os 3 primeiros dias, por 30 minutos, você já se sentira´seguro para começar a aumentar o ritmo. Após, tente dimuir o tempo de caminhada e aumentar o de trotes, ou seja, 5 minuto de corrida para 1 de caminhada. Após 15 dias de treino, comece a sentir a segurança, e passe a tentar correr 30 minutos seguidos. Se não se sentir bem, não exite e pare, descanse, pegue um ar, comece de novo. Só force se sentir bem. O programa que antecede e serve de base para o início da corrida pode durar de duas semanas a dois meses, dependendo de cada um. Aumente gradualmente os minutos de corrida a cada 2 dias. Por exemplo se hoje eu corro 30 minutos, daqui a dois dias, correrei 32...34...36...e assim vai. Uma boa dica, é correr com alguém que acompanhe seu ritmo ou, caso não goste de correr acompanhado, como eu, com um mp3 no ouvido e não esqueça, escolha as músicas mais dançantes, caso contrário, parará na primeira quadra.
Outra dica, é usar um tênis bom. Não adianta pegar aquele tênis de academia, ou de passear, tem que ser um tênis apropriado. E quando falamos em apropriado, não quero dizer tênis de R$ 400,0/ R$ 500,00 como alguns tentam nos empurrar não. Tênis apropriado (ler matéria sobre tênis aqui mesmo no blog), é aquele que se adapta ao contorno dos seus pés, é macio, nem sempre tão leve como pensam que deve ser...enfim, um tênis próprio para corredores.
Após essas humildes dicas de uma amadora que um dia também passou por tudo isso, acho que todo mundo pode sentir a sensação de ouvir o "fuóóóóó" da largada de uma corrida....FOI A DICA....(tema sugerido por Maria Carolina).
Posted by Picasa

Nenhum comentário: