sábado, 28 de julho de 2007

O QUE COMER EM VÉSPERA E DIA DE PROVA???

Amanhã é dia de comeptição fora do Pan...especificamente em São Vicente, onde vou participar da prova 7km Subida da Ilha Porchat. É por estar em véspera de prova que resolvi falar um poquinho sobre alimentação no dia que antecede e no grande dia da competição, já que muitas vezes, pecamos pelo que comemos.
Vou falar por mim. Diariamente, faço 5 refeições: afé da manhã, almoço, café d atarde, janta e ceia. Obviamente, algumas vezes, acabo pulando uma refeição, pois devido à profissão (sou advogada) fico muito presa em agendas devido às audiências. É claro que entre uma coisa e outra como barrinhas de cereias, frutas e gelatina (tem, colageno e faz bem à pele).
Quando acordo cedo para treinar, tomo um pote de iogurte e uma banana. Algumas vezes, substituo ambos por sanduíche de pão de forma com requijão. Também bebo dois copos de água antes do treino. isso mesmo, dois copos de água, caso contrário minha boca fica muito seca e meu desempenho cai consideravelmente.
Quando volto, tomo uma vitamina com laranja, mamão, pêra, maçã e banana. Em véspera e dia de competição não fujo dessa rotina alimentar. isso porque meu organismo já se acostumou com os alimentos que ingiro e mudar repentinamente seria atirar contra a própria cabeça.
Um exemplo bem atual, seria nossa atleta Pretinha, que ao participar da prova de 10.000m, acabou comendo "besteirinhas" no café da manhã e perdeu a medalha no PAN. Uma falha, já que é uma profissional.
Outro exemplo é meu pai. Na 1a Meia Maratona da Praia Grande, uma mulher deu ao meu pai um sachê de carboidrato. mesmo eu pedindo para que ele não tomasse, já que nunca tinha experimentado, ele acabou ingerindo e o resultado não podia ser outro: ânsia de vômito durante todo o percurso, o que o prejudicou no resultado.
Em véspera de prova, durmo cedo, não bebo (aliás não bebo mesmo em nenhuma situação), tomo muita água durante o dia, como massa no jantar (carboidrato e durmo cedo, assim acordo disposta e com o corpo bem preparado para enfrentar o esforço físico da prova.Essa foi uma dica de uma atleta amadora, mas ainda assim, uma atleta!!!!
Posted by Picasa

Nenhum comentário: