terça-feira, 15 de abril de 2008

AGORA É HORA DE RECOMEÇAR....
Depois de passar pelo momento esperado ansiosamente durante nove meses, é hora de amamentar o mais novo membro da família. E põe amamentar nisso. Essa noite, por exemplo, só dormi 1 hora e meia...mas quer saber? feliz, feliz...
É nessa hora que muitas mamães corredoras se deparam com a dúvida: será que eu já posso voltar a correr ou devo esperar o período de amamentação passar?
Como eu disse, meu obstetra me liberou para caminhadas e esportes aquáticos, mas já tõ louca pra sair corredno por aí a fora. O Campeonato santsita está aí, os 10km da Tribuna que eu tanto esperava participar, mas não deu e outras competições e isso tá me deixando ansiosa demais! Dos 13 quilos e meio que ganhei na gravidez, perdi 8 e os 5 quilos ainda existentes tem que sair na marra... Sai que esse copo não te pertence!!!!
Então, lá fui eu pesquisar sobre o assunto e tirar a dúvida: pode ou não pode correr amamenando????

Desde que se consuma uma quantidade adequada de calorias e de líquidos, exercício físico e amamentação são compatíveis”, afirma Marcus Renato de Carvalho, docente de Pediatria da UFRJ, Pós-graduado em Manejo Clínico da Lactação pelo Wellstart International, em San Diego, nos EUA, e Especialista em Amamentação pelo International Board Certified Lactation Consultant.

A gerente de tecnologia Camila Dallolio, 32, é prova de que é possível conciliar amamentação e corrida. Ela teve bebê há três meses e esperou apenas 30 dias para voltar à atividade física. “Comecei com a caminhada e, em seguida, caminhada e corrida”, conta a corredora. Apesar dos mitos que envolvem essa fase vivida pela mulher, Camila explica que o maior problema que enfrentou na hora de voltar a correr foi o tempo curto entre uma mamada e outra. “O mais difícil é conciliar a atividade física entre uma mamada e outra. Como tenho que amamentar de três em três horas, não dá para treinar em um parque ou lugar muito distante de casa. Dou de mamar e já vou rápido para a academia, que é perto de casa, senão não dá tempo”, explica.
É de fato esse é um problema que eu já pensei. Geralmente as competições se iniciam às 09:00hs, mas vc está na largaad pelo menos às 08:00. A premiação vai até 12:00 e agora??? Levo João a tira colo e dou as mamadas ou vou embora sem saber da minha colocação e perco o melhor da festa??? Se bem que, acredito que será um pouco difícil pegar algum pódio logo quando eu voltar...mas....milagres acontecem né?

O lactente pequeno mama em livre demanda, mais ou menos a cada duas ou três horas, impedindo que a mulher se afaste por muito tempo”, confirma Marcus Renato.
Realmente, o João mama mesmo a cada 2 ou 3 horas, mas se eu deixar, ele embarca num sono profundo e só acorda pra mamar se eu der aquela saculejada nele...Costumo dizer que ele veio direto da Bahia...é lento, lento...devagar, devagar...rs...
Mas a mamãe corredora não tem apenas o tempo curto de treinos para se preocupar. A alimentação e hidratação devem ser redobradas nessa fase.

Durante o processo de lactação, a mulher chega a produzir 700 ml de leite, o que representa um grande esforço orgânico e uma necessidade aumentada diariamente de 500 kcal. Só para se ter uma idéia, a mulher gasta mais energia para amamentar do que para gerar um bebê”, disse o médico.

Marcus Renato explica ainda que a hidratação da mulher que amamenta deve ser 30% maior do que o normal e se ela praticar exercício deve somar 30% também, ou seja, são 60% a mais de líquido para amamentar e fazer atividade física.

A disposição e sensação de bem-estar proporcionadas pela corrida podem ser aproveitadas também na fase da amamentação, mas se a mamãe corredora não tomar os cuidados necessários pode afetar a produção de leite e a saúde do bebê. Por isso, se você é daquelas corredoras pouco disciplinadas e acha que não vai conseguir ingerir a quantidade ideal de calorias e água, a melhor pedida é esperar para voltar às pistas. “O aleitamento materno vai ocupar um pequeno período na vida feminina. Restam ainda muitos anos para manter uma atividade física”, aconselha o médico, coordenador do site
www.aleitamento.com.
De toda forma, acho que estarei de volta o mais rápido possível. A partir de segunda-feira caminhadas rápidas com trotinhos farão parte da minha vida novamente...e a equipe dos mutangos que me aguarde...pq tô voltando!!!!!!!


Um comentário:

Jorge disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Olá amiga Lucy, boa noite, até que enfim daste notícias suas. Vinha aqui e estava sem atualização, meus parabéns mamãe coruja...rsss...Desejo que o Sr. Jesus Cristo possa abençoar vc e seu esposo dando sabedoria para criar o seu filho.
PARABÉNS!!!
Um abraço,
JORGE
www.jmaratona.blogspot.com