quarta-feira, 22 de julho de 2009


PAPO DE MULHER....


DÁ PARA CORRER MENSTRUADA?


Dor de cabeça, inchaço, cólicas uterinas e manifestações psicológicas, sem contar a irritação, a preguicite, a vontade de querer ficar debaixo da coberta comendo chocolate o dia inteiro sem ouvir a voz de ninguém, nem mesmo do Bahuan...rs.... Esse são alguns sintomas básicos da menstruação – e da temida TPM (síndrome da tensão pré-menstrual). No ciclo, uma coisa anda ao lado da outra, é quase impossível separá-las. Mas nem mesmo as restrições que o próprio corpo impõe à mulher devem servir de motivo para afastá-la da prática esportiva e aqui entende-se: corrida. Ao contrário, a corrida ajuda a aliviar alguns sintomas.
Eu mesma não paro. Antigamente eu sofria com cólicas e assim que descia a menstruação nem pensava em treinar...No entanto, após uma conversa com minha médica, ela mesma me disse que correr nesse período aliviaria essas cólicas terríveis. Não é que deu certo? É bem verdade que quando estou nesses dias, não consigo fazer o mesmo treino... sei lá, me sinto um pouco pesada, sonolenta... e isso tem uma explicação:


A performance é reduzida em até 30% do primeiro ao sétimo dia, porque a mulher perde muito sangue. E a perda de glóbulos vermelhos, os responsáveis pelo transporte das moléculas de oxigênio, está diretamente ligada ao desempenho. Em 24 horas, é normal perder até 450 ml de sangue.


Além disso, há o desconforto da dor de cabeça e do edema, nome médico para o inchaço. No período pré-menstrual, a produção de hormônios que retêm líquido, especialmente o cortisol, pode aumentar o peso corporal em até 2 kg. Esse inchaço causa desconforto, uma sensação tão grande de peso, que a mulher pode desistir de sair de casa para correr...mas não deve fazer isso não.


Segundo a revista O2, dá sim pra correr nesses dias, alterando algumas coisinhas:


- Hidratação: em vez de tomar 200 ml a cada 30 minutos, beba 100 ml a cada 15 minutos.


- Intensidade do exercício: o próprio corpo irá impor limites. Mas o ritmo da corrida deve ser leve e durar, no máximo, 40 minutos.

Correr libera endorfina e isso ajuda a amenizar os desconfortos ocoasionados por correr menstruada. Quando a gente começa é um terror..Me sinto com 2 pesos de 2k em cada canela..mas depois, o corpo vai acostumando e a gente vai se sentindo mais confortável.


Hoje pela manhã, ao olhar a minha planilha e ver que eu teria 30 min de corrida + 4 tiros de 400..me senti feliz e arrasada. Feliz porque seria um treino rápido e arrasada porque se é rápido, me exigiria mais esforço e eu estava me sentindo um pesinho de porta...rs...Mas na tranquilidade, fiz meus 30 minutinhos e dei meus 4 tirinhos. Bem verdade os 2 primeiros tiros para 01:37 e os últimos 2 para 01:40 com as pernas tremendo...rs...mas terminei...


Fora o aumento do peso, aumenta também a temperatura corporal em até 1ºC. Por causa disso, os ginecologistas e fisiologistas fazem um alerta especial sobre a ingestão de líquido - no treinamento, além de tomar água a cada 15 minutos, é importante ainda molhar algumas partes do corpo como cabeça, testa, lábios, colo e nuca - todo cuidado é essencial para regular a temperatura, que já vai estar alta e aumenta ainda mais durante o exercício.


Eu sei o quanto é difícil você acreditar em mim e sair correndo por aí mesmo com cólica, até porque só quem já teve sabe o quanto é horrível sentí-las.... Cólica é sinal de contração uterina, de que o endométrio está descamando porque não houve fecundação. E aí entra mais uma vez a ação da corrida que libera endorfina, uma alegria para o corpo. E ajuda, inclusive, a diminuir essas indesejáveis cólicas e a dar uma levantada no astral. O pequeno aumento no fluxo menstrual durante a prática da corrida, é normal, devido o aumento da circulação sangüínea e uma pressão maior sobre a musculatura do abdômen.

Ginecologistas e fisiologistas afirmam que não há nenhum impedimento de a mulher correr menstruada, mas, para evitar a preocupação com vazamentos, eles dão a dica de usar um absorvente interno e ainda um absorvente externo. Assim o risco de sujar a roupa é mínimo.
Quanto à roupa, algumas corredoras preferem usar o short mais apertado para sentir que o absorvente está mais seguro. Tanto os mais colados, quanto os mais larguinhos, podem ser usados tranqüilamente.


Por isso amiga...menstuar não é mais desculpinha para não treinar. Faz assim vai... Corre, chega em casa, tome um bahão morninho e aí sim... caia deboca na panela de brigadeiro...sem culpa...

4 comentários:

Mayumi disse...

Poxa, eu nunca corri mesntruada, mesmo porque, qaundo comecei a correr, já não tinha mais útero! Rsrsrs. Mas, deve ser ruim treinar com o corpo pesado, né?

Anônimo disse...

eu sempre custumava correr até passa por um aborto espontâneo muito recentemente há 4 meses, e já estou correndo a 2 meses mas ñ estou correndo quando estou menstruada eu posso correr quando estiver mestruada já?

LU SANTOS disse...

POIS É..EU NÃO MENSTRUO SE NÃO TOMAR O ANTICONCEPCIONAL...FIQUEI UNS 3 MESES SEM MENSTRUAR E DAÍ TOMEI O REMEDIO,VEIO MAIS ESSE MÊS E EU TINHA MUITAS DORES NAS PERNAS E APARTIR DA HORA QUE COMECEI A CORRER NÃO AS TIVE MAIS...E ME SENTI BEM MELHOR MENOS MELANCÓLICA...

AMartins disse...

Comecei a correr faz pouco tempo e da ultima vez nao consegui terminar meus 3,5km, me senti fraca e com mta dor na canela, atribui isso td a minha menstruacao que estava por vir, entao fiz so 2km e fui pra bicicleta.
Achei mto interessante seu blog e me ajudou muito a continuar correndo mesmo menstruada!