quarta-feira, 25 de novembro de 2009

OLHA A CURVA....

Ok...você está correndo numa prova e de repente...a curva...Você consegue manter o ritmo? Você continua lado que está correndo e só muda quando chega a curva? Você vai mudando de lado antes da curva? Você nunca se ligou nisso?

Eu tenho uma mania: sempre que estou correndo uma prova, vou pelo meio da rua, fixo meus olhos bem à frente. Assim que vejo a galera virando, vou para a mão onde se encontra a curva, de modo que eu a faça bem fechada e não corra nenhum milímetro a mais do que eu deveria. Comecei a fazer isso, depois que vi uma entrevista com o ultramaratonista Valmir Nunes, onde ele dizia que Sirlene Pinho (na época treinada por ele) perdia muito tempo ao fazer as curvas, o que lhe custava a vitória, já que ela fazia curvas abertas.

Daí em diante comecei a fazer curvas fechadas. Quando peguei o kit para a prova da volks, ao abrir, vi um texto que falava exatamente sobre isso e então achei bacana postar...

O texto diz o seguinte: "Se você correr ao longo da parte externa de uma curva, percorrerá uma distância maior do que escolher a tangente, uma linha reta entre o início e o fim da curva. As tangentes são a menor distânxia entre dois pontos e é dessa forma que o trajeto da prova é medido (...) Ou seja, correr pelas tangentes não diminui o percurso, mas evita que ele seja aumentado.

Manter o ritmo de corrida em uma curva muito fechada é um desafio. Ao se aproximar de uma, diminua a velocidade, entre na curva um pouco pela parte externa e então contorne-a pela parte interna. Só volte a acelerar ao sair dela. A aceleração é crucial, porque as curvas fechadas têm a tendência de diminuir o ritmo geral".

Acho que ainda tenho que melhorar um pouquinho...

FOI A DICA.


Nenhum comentário: