quarta-feira, 17 de agosto de 2011


PRATICAR 15 MINUTOS DE EXERCÍCIOS POR DIA AUMENTA A EXPECTATIVA DE VIDA EM TRÊS ANOS





 Praticar apenas 15 minutos de atividade física por dia reduz o risco em 14% de uma pessoa morrer e aumenta a expectativa de vida em três anos, quando se faz a comparação com um indivíduo sedentário, segundo estudo publicado na edição online da revista científica "Lancet".

De acordo com o artigo publicado por Chi-Pang Wen, dos Institutos de Pesquisa em Saúde, de Taiwan, e Jackson Pui Man Wai, da National Taiwan Sport University, e equipes, os benefícios de praticar atividade física regularmente são bem conhecidos, mas não havia certeza de que fazer menos de 150 minutos por semana (30 minutos nos cinco dias úteis da semana) - o mínimo que especialistas recomendam hoje - poderia evitar problemas graves de saúde.

Os autores acompanharam mais de 400 mil voluntários em Taiwan, entre 1996 e 2008. Com base em relatos dos participantes sobre suas rotinas de exercícios semanais, os autores os classificaram em cinco categorias: inativos, atividade baixa, média, alta ou muito alta. Depois os investigadores estimaram os riscos de mortalidade de cada grupo, comparados com o de sedentários.

Comparados com indivíduos no grupo inativo, aqueles de atividade de baixo volume, que se exercitaram uma média de 92 minutos por semana (ou cerca de 15 minutos por dia) tiveram uma redução de 14% no risco de morte e diminuição de 10% no risco de ter algum câncer fatal, e ganharam, em média, três anos de vida.

A cada 15 minutos adicionais de exercícios diários, além do mínimo de 15 minutos, o grupo diminui em mais 4% o risco de mortalidade. Estes benefícios foram aplicáveis a todas as faixas etárias e a ambos os sexos, e às pessoas com riscos para doenças cardiovasculares. E os sedentários apresentaram 17% mais chances de mortalidade quando relacionados com os participantes que praticavam o mínimo de atividade física.

Na opinião dos pesquisadores, se as pessoas praticassem pelo menos a quantidade mínima de exercícios diariamente, a mortalidade por doenças do coração, diabetes e câncer poderia ser reduzida. Esta medida teria um grande impacto na guerra global contra as doenças não transmissíveis.

- O conhecimento de que praticar apenas 15 minutos por dia de atividade física reduz substancialmente o risco de um indivíduo morrer pode encorajar muito mais pessoas a se exercitarem. Governos e profissionais de saúde têm um papel importante na divulgação desta boa notícia - comentaram no site da revista os pesquisadores Anil Nigam e Martin Juneau, do Montreal Heart Institute e da Universidade de Montreal.

ENTÃO É ISSO, CORREMOS LÁ NOSSOS 10KM E VIRAMOS MUHÁAAA, O SER D EVIDA ETEERNAAAAAAA....KKKKKKKKKK
fonte: O Globo


Um comentário:

Unknown disse...

Luciane, as pessoas não praticam atividade física com a desculpa que não tem tempo e trabalham muito. Elas não sabem que só precisam de 15 minutos por dia no mínimo para deixarem de ser sedentárias.
Não é preciso sair por ai correndo, basta fazer uma leve caminhada ou ao invés de ir de elevador ao terceiro andar do prédio, poderia ir de escada, com isto estão fazendo atividade física.
Parabéns pela postagem.

Um abraço e bons treinos !!!
Fernando Moura
www.vivendoavidacorrendo.blogspot.com