sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

AS ÚLTIMAS SOBRE A SÃO SILVESTRE 2007....

BRASILEIRAS BUSCAM A SEXTA VITÓRIA NA SÃO SILVESTRE 2007




As melhores corredoras de rua do Brasil terão um desafio especial na 83ª Corrida Internacional de São Silvestre, que será disputada nesta segunda-feira em São Paulo: buscar a sexta vitória na história, iniciada em 1975, quando a categoria feminina foi incluída na programação. Do pelotão de elite de brasileiras, três tentarão uma façanha ainda maior - a conquista do bicampeonato da prova. Lucélia Peres (atual campeã), Marizete Rezende (vencedora de 2002) e Maria Zeferina Baldaia (ganhadora de 2001) vão alinhar na largada da tradicional prova paulistana na condição de já terem sentido o gosto da vitória. Nenhuma delas considera a missão fácil. Ao contrário, todas reconhecem a força das estrangeiras, especialmente das quenianas, lideradas por Chemtai Rionotukei, campeã da 10K Rio, e Alice Timbilili, vice-campeã da Meia Maratona da Filadélfia (EUA) e de Saltillo (México), em 2007.


Além de campeãs da São Silvestre, a elite brasileira contará com as corredoras mais bem colocadas no Ranking da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A alagoana Marily dos Santos já assegurou o primeiro lugar no ranking da temporada, depois da quarta colocação obtida na 10K Rio. Estão entre as principais atletas do país também Conceição de Maria Carvalho, Edielza Alves dos Santos, Ilaine Wandscheer, Luzia de Souza Pinto, Maria Sandra Pereira e Sueli Aparecida Oliveira.


SÃO SILVESTRE TERÁ RECORDE DE PARTICIPANTES COM DEFICIÊNCIA...


Depois de anunciar o recorde de inscrições, 20 mil participantes, a organização da Corrida de São Silvestre anunciou nesta sexta-feira que o número de atletas com deficiência na prova deste ano será o maior da história em uma competição aberta de 15 quilômetros: 125 atletas. O principal destaque entre os participantes é Fernando Aranha, na categoria cadeirantes, que já venceu a tradicional corrida em quatro ocasiões: 1999, 2002, 2003 e 2006.


BRASILEIROS MAIS BEM COLOCADOS NA SÃO SILVESTRE GANHARÃO BÔNUS ESPECIAL


Os brasileiros mais bem colocados na categoria masculina e feminina da 83ª Corrida Internacional de São Silvestre, que será disputada segunda-feira em São Paulo, ganharão um bônus especial: uma moto. Além da premiação atraente do evento, de mais de R$ 100 mil, os organizadores resolveram dar mais um bônus em caso de quebra de recorde da prova. O primeiro atleta que completar os 15 quilômetros, independentemente da nacionalidade, em menos de 43min12s no masculino e em menos de 50min26s no feminino receberá mais R$ 10 mil como prêmio.Os recordes da São Silvestre pertencem aos quenianos Paul Tergat, desde 1995, e Hellen Kimayo, desde 1993.

ENTREGA DE KITS...


A entrega dos kits para os inscritos na São Silvestre será no ginásio Mauro Pinheiro (rua Abílio Soares, 1.300), quinta e sexta-feira, das 9h às 20h. No sábado e no domingo, o horário de atendimento será das 9h às 17h. Não haverá entrega no dia da corrida. Para agilizar a fila, os organizadores pedem ao atleta que leve assinada a declaração de responsabilidade, que está disponível no site http://www.saosilvestre.com.br/.


SÃO SILVESTRE FICA FORA DO CIRCUITO INTERNACIONAL DE CORRIDAS DE RUA...


Mais tradicional corrida de rua do Brasil, a São Silvestre ficou fora do circuito internacional anunciado neste ano pela Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo).A partir de 2008, a entidade estabeleceu o Circuito Iaaf de Corridas de Rua, que hierarquizou as diversas provas do mundo. Um total de 52 eventos foram selecionados, sendo 12 na categoria ouro e 40 na prata.O assunto foi discutido na última reunião do Comitê Executivo da federação, no início do mês, em Montecarlo (Mônaco)."Também propus que houvesse uma terceira classificação, a bronze, mas isso ainda está em discussão", declara Roberto Gesta de Melo, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo e da Comissão de Corridas de Rua da Iaaf.Entre as provas top, com classificação ouro, estão as seis principais maratonas do mundo: Berlim, Londres, Paris, Boston, Chicago e Nova York.No entanto, até eventos menos badalados, como a Corrida Feminina de Casablanca (Marrocos) e a Maratona de Bombaim (Índia) receberam ao menos a nomeação prata pela Iaaf.As principais corridas do Brasil, como São Silvestre, Maratona de São Paulo, Meia-Maratona do Rio e Volta da Pampulha (Belo Horizonte), estão ausentes da listagem oficial.Nem o peso político de o país ter o presidente da Comissão de Corridas de Rua da federação serviu para o Brasil obter alguma chancela oficial.Também não pesou a favor das competições brasileiras o fato de o Rio ser sede do Mundial de Meia-Maratona de 2008. O evento recebeu o nome de Mundial de Corridas de Rua nas edições de 2006 (Debrecen, na Hungria) e 2007 (Udine, na Itália). No ano que vem, voltará à sua denominação original."A classificação das provas de rua foi criada agora. Muitos organizadores não tiveram tempo para atender às exigências da federação", justifica Melo.O prazo curto, porém, não foi empecilho ao Japão. O país asiático conseguiu emplacar dez competições no calendário oficial. A Holanda colocou sete. A Itália, cinco. Mais 15 países estão representados na relação.As únicas partes do globo ausentes do circuito da Iaaf são América do Sul e Oceania, que possui escassa tradição em corridas de rua _nunca arrebatou o ouro da maratona olímpica.O Brasil, por sua vez, conta com um vencedor da Maratona de Nova York (Marilson dos Santos), pôs um atleta no pódio da prova na última Olimpíada (Vanderlei Cordeiro de Lima) e já deteve o recorde dos 42,195 km, com Ronaldo da Costa.Em Mundiais de Meia-Maratona, os brasileiros já amealharam dois bronzes (1992 e 1994). O país também foi duas vezes ao pódio no Mundial de Maratona de Revezamento (prata em 1996 e bronze em 1998) e obteve outro bronze na Copa do Mundo de Maratona (1997).Procurado para comentar a ausência da São Silvestre do circuito internacional, Júlio Deodoro, coordenador da prova, não foi localizado.


COM FRANK FAVORITO, BRASIL TENTA TRI NA SÃO SILVESTRE


Com o atual campeão Franck Caldeira como maior esperança, os corredores brasileiros tentam conseguir a terceira vitória consecutiva na São Silvestre. A prova de 2007 ocorre na próxima segunda-feira, último dia do ano, como é tradicional na corrida.Vencedor em 2005, o atual maratonista Marílson dos Santos optou por não participar da prova neste ano.Franck Caldeira faz os últimos treinos para a São Silvestre em Belo Horizonte. Tricampeão da Volta da Pampulha, bicampeão da Meia Maratona do Rio de Janeiro e medalha de ouro na maratona dos Jogos Pan-Americanos do Rio, Franck abriu mão do treino em altitude, mas está confiante."Estou com saúde e treinando bem. O sonho é conseguir a segunda vitória na São Silvestre", comentou o atleta do Cruzeiro, de 24 anos.Vice-campeão da competição em 2006, o brasiliense Clodoaldo Silva tenta o seu primeiro título na tradicional prova nas ruas de São Paulo. "Meu objetivo é simples. É melhorar o desempenho em relação à edição anterior. Por isso, estou treinando bastante para tentar vencer a prova deste ano. Não será um objetivo fácil, mas vou me empenhar muito para isso", garantiu o atleta de 31anos", disse.

SÃO SILVESTRE TERÁ ÁREA DE LARGADA DE ACORDO COM RITMO DE ATLETAS...

A corrida de São Silvestre, que chega a sua 83ª edição no próximo dia 31, terá o número recorde de 20 mil atletas nas ruas e avenidas de São Paulo. Para dar maior conforto aos participantes no início da prova, os serão determinadas diferentes áreas de largada, separando os atletas conforme o ritmo da corrida. Serão oito áreas no total, com tempos de referência, começando com quem corre 4min30 ou menos por quilômetro, e indo até que tem ritmo de oito minutos ou mais por quilômetro.O objetivo é ter uma largada mais tranqüila e maior fluência no tiro de partida, que será dado em frente ao Masp, na Avenida Paulista. "As áreas de largada não são nenhuma imposição, mas apenas sugestão. A idéia é dar conforto aos atletas e esperamos a compreensão de todos", comentou Thadeus Kassabian, diretor de operações da prova.Essa ação já foi feita com sucesso em provas como a Maratona de São Paulo, Meia Maratona do Rio e Volta da Pampulha. A organização definiu oito áreas com marcadores de ritmo (minutos por quilômetro): 4min30 ou menos, 5min, 5min30, 6min, 6min30, 7min, 7min30 e 8min ou mais.

Nenhum comentário: