quinta-feira, 27 de dezembro de 2007



CORRIDA X VERÃO.. TODO CUIDADO É POUCO....

Ok, o verão tá aí, e a orla da praia é bem convidativa para uma corridinha, ainda mais nessa época, onde os corpos ficam mais à mostra e quem corre fica com os músculos mais evidentes ainda. Todavia, é muito bom tomar cuidado com o verão, diga-se de passagem muito cuidado..., até porque corredor que é corredor quando o tempo está muito quente, é sempre muito prudente.
Na verdade quando o termômetro aponta 36 graus, aconselha-se não correr. Há quem diga, que a partir dos 29 graus é bom começar a pensar. Com a pouca experiência que eu tenho, eu diria que o ideal seria interromper o treino a partir dos 32 graus ou pelo menos abaixar o ritmo do trote e beber água continuamente, sem esperar a sede aparecer. Quando participei dos 25km de Bertioga passei por um grande apuro na altura do km17. É bem verdade que larguei um pouco forte, e mesmo sabendo que o percurso seria totalmente pela areia e que o termômetro apontava 41º achei que seria moleza. Todavia, o calor estava imenso e quando avistei a placa do quilômetro 17 deu tudo ao mesmo tempo agora: tontura, ânsia de vômito, vontade de chorar, de parar, de desistir de tudo. Confesso que me decepcionei comigo mesma, até porque fui obrigada a andar pelo menos 200m até me recuperar, o que me custou perder o 5º lugar na minha categoria. Mas isso serviu de lição.. e como!!!! Eu deveria ter segurado mais, ser mais paciente, mas não fui.
Por isso eu sempre digop, se você está iniciando no mundo das corridas ou até já corre faz tempo, ou padece de algum problema cardíaco, se tem uns quilos a mais ou passou de 40 anos, o ideal é fixar o limite de temperatura entre os 26 e 29 graus, especialmente se a taxa de umidade está alta. Quando correr, cubra a cabeça para se proteger do sol, use óculos, protetor solar, protetor de boca....
Correr no calor pode provocar uma queda brusca na pressão arterial ou, em pior caso, esgotamento. Se, no trajeto de sua corrida, se desidratar, começar a sentir a cabeça girar e seu pulso e respiração se aceleram, pode ser que estejas bem perto do esgotamento provocado pelo calor. Pare de correr imediatamente. Busque um lugar sombreado, ingira líquidos não alcoólicos e descanse. Se os sintomas persistirem, chame um médico.
A corrida em clima quente também entorpece a circulação do sangue com o conseqüente prejuízo para o coração. É claro que você sua mais, o que significa que o seu organismo perde mais água do que o normal. Para compensar a perda, beba um copo cheio de água antes de começar a correr e a cada quinze ou vinte minutos ao longo da corrida. Se o seu estômago está vazio, evite o sal. Se vestir uma camiseta leve e transpirável criará uma camada de ar sobre o seu corpo, a qual reduzirá a temperatura e o ajudará a suportar o calor.
Um detalhe importante que deve recordar é que o corpo leva duas semanas para adaptar-se ao calor. Vá, então, com calma e espere até que ele lhe diga quando está disposto a correr.
Respeite o corpo!!!!!
FOI A DICA.

Um comentário:

Jacke Gense disse...

Fala mamãe!!!
Vc com um bebezinho tem que se cuidar ainda mais..
Neste calor, com um barrigão não é nada fácil... eu sei bem, pois já passei por isso duas vezes..rsss

Se cuida Lu...

FELIZ 2008

Bjao