terça-feira, 4 de dezembro de 2007


FRUTAS E CORRIDA: COMBINAÇÃO MAIS QUE PERFEITA....

Bem, não é por acaso que sempre que nos inscrevemos em uma corrida recebemos frutas no final. A banana, a melancia e a maçã são as preferidas dos atletas. É bem verdade que a maioria de nós comemos sem nem saber o bem que tais frutas nos proporcionam, principalmente após a realização do esforço físico durante a prova.
As frutas são alimentos que oferecem grande variedade de sabores, nos trazendo um elque de opções. Compostas por água, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, estes alimentos apresentam uma combinação excepcional de nutrientes. Além disso, apresentam fácil digestão e podem ser consumidas em seu estado natural, desidratadas ou em preparações diversas como saladas, sucos, vitaminas, compotas, geléias, doces e até mesmo em preparações salgadas. Ah, quem vai dizer que não gosta de uma tortinha de banana? Eu mesma sou viciada em banana. Minha mãe costuma dizer que quando eu era pequena e ela precisava sair para resolver as coisas na rua, não exitava: me colocava no carrinho com uma penca de bananas..e lá ia eu, sem reclamar. Deve ser por esse motivo que nunca tive cãimbra na vida...nem sei o que é isso...!!! As frutas podem representar uma ótima fonte energética para nós corredores e também para atletas de todas as modalidades, pois são fontes de carboidratos, presentes principalmente na forma de frutose, o açúcar das frutas. Além disso, contém vitaminas e minerais antioxidantes, tais como Vitamina C e Beta-caroteno, essenciais no combate aos radicais livres formados na prática esportiva, e também ajudam no sistema imunológico. Temos diversos tipos de frutas: in natura, as secas, as oleaginosas, que inclusive, são sementes riquíssimas em nutrientes. Representadas pelas nozes, amêndoas, castanhas, avelãs, entre outras, são bastante conhecidas pelo seu alto teor calórico, porém podem trazer também diversos benefícios para a saúde. Fornecem as gorduras boas, que reduzem o colesterol e atuam como antioxidantes, proteínas essenciais para a formação e recuperação muscular, além de Vitamina E e Selênio, que também apresentam importante ação antioxidante. O alto teor calórico não contra indica o consumo das frutas oleaginosas, muito pelo contrário. Seus benefícios devem ser transmitidos ao organismo, mas com moderação, para que os nutrientes sejam fornecidos sem caracterizar um excesso calórico, especialmente aos que controlam o peso corporal e percentual de gordura.
Qual a melhor fruta para o corredor? Todas as frutas cabem na nossa dieta, e na realidade, quanto maior a variedade dessas, maior será o aporte de diferentes tipos de vitaminas e minerais, tão essenciais para a performance e saúde. O ideal é que consumamos três porções de frutas in natura por dia, devendo ser preferencialmente tipos diferentes (exemplo: uma banana, uma maçã e uma manga). Ainda pode ser adicionada uma porção das oleaginosas. Um cuidado especial deve ser tomado quanto ao horário em que o esportista ingere frutas ricas em fibras, tais como laranja com bagaço, mexerica e manga. Esses alimentos, quando consumidos imediatamente antes ou durante o exercício, podem gerar desconforto gástrico durante o exercício, podendo diminuir a performance. As melhores opções para esses momentos são frutas de fácil digestão, como banana ou até mesmo as frutas secas, que apresentam boas quantidades de energia em um volume pequeno (exemplo: damasco, uva ou banana passa).
Ah, vamos combinar.. não é sacrifício nenhum comer uma frutinha.....
FOI A DICA.

Nenhum comentário: