quarta-feira, 12 de novembro de 2008



Marílson não deve correr em Nova York no ano que vem

Único atleta sul-americano a vencer a Maratona de Nova York, Marílson Gomes dos Santos, que conseguiu o feito em 2006 e 2008, provavelmente não vai tentar o terceiro título na cidade norte-americano no ano que vem. Quem adianta é o próprio técnico do atleta, Adauto Domingues.
Eu diria que há 80% de chance de ele correr a Maratona de no segundo semestre de 2009. Se isso acontecer mesmo, o Marílson não vai para Nova York”, comentou o treinador. A disputa na capital da Alemanha, por sua vez, está prevista para o dia 20 de setembro, 11 dias antes da edilção 2009 da disputa na maior cidade dos Estados Unidos.
Para mantê-lo em alto nível internacional, o calendário do fundista tem previsto apenas duas maratonas por ano, uma em cada semestre – este ano foi exceção porque as Olimpíadas estavam marcadas para agosto. “Se ele fosse bem em Pequim, provavelmente não faria Nova York agora”, explica Adauto.
Apesar de ainda não haver nada definido, a prova do primeiro semestre deve ser ou a Maratona de Boston (20 de abril) ou a de Londres (26 de abril). “Recebi o convite para as duas. Vamos ver qual se encaixa melhor no meu perfil”, comentou Marílson, cuja meta nestas provas será baixar seu recorde pessoal neste tipo de prova de 2h08min38s, obtido em Londres-2007, para 2h06min.
Entre as provas escolhidas, Gomes vai intercalar
competições em distâncias menores, de dez e cinco mil metros e, talvez, uma ou outra prova de rua que não seja maratona. “O Marílson não tem entrado em tantas provas e não tem essa necessidade. Cada vez mais ele se prepara para provas específicas e é assim que nós temos conseguido sucesso”, comentou Adauto.
Apesar de não prometer resultados, o brasiliense está otimista com relação ao seu futuro. “Consegui dar a volta por cima em Nova York e tenho certeza de que vou dar muitas alegrias para o Brasil”, destacou o atleta, se referindo ao abandono na maratona das Olimpíadas. Um campeonato, aliás, que não sai da cabeça de Gomes.
Não vou desistir. Vou fazer novamente toda a preparação que eu fiz em Pequim para tentar medalha em Londres-2012”, avisa Marílson, que está com 31 anos. “O atual recordista mundial tem 37 anos (na verdade, o etíope Haile Gebrselassie, tem 35 anos). A expectativa é que na próxima Olimpíada eu esteja melhor do que agora”, acredita.
Por esse motivo, a Maratona de Londres pode se tornar “obrigatória” no calendário de Marílson até 2012. Entretanto, o fato de a Olimpíada de 2012 ser disputada em um mês diferente da maratona pode descartar esta hipótese. “Acho que o clima nas Olimpíadas vai ser diferente, será verão, o que não é compatível com o da Maratona. Não sei se existe vantagem nisso, mas vou fazer o possível para tentar chegar bem preparado”, afirmou.

Nenhum comentário: