terça-feira, 23 de dezembro de 2008


MARATONAS: O QUE ACONTECE COM O CORPO?


Muita gente me pergunta: "Por que vc não corre uma maratona?". Eu respondo: "Porque é muito ué, não me sinto preparada ainda". As pessoas insistem: "Mas vc não corre Meia Maratona, então...". Aí, antes mesmo de eu incoporar a Amy Whinehouse e disparar: " Então o que, meu filho, tu não corre nem até a esquina e acha que eu tenho que correr 42km...", eu paro, respiro e tento explicar o quão preparado vc tem que estar para se aventurar numa prova dessas...Eu, particularmente sonho em um dia correr, mas não agora, não neste momento em que eu não posso priorizar o treino para esse tipo de corrida.

Além disso, o desgaste físico é imenso, o sistema imunológico grita e muitos aqui sabem do meu probleminha sanguíneo...

Mas será mesmo que quem corre uma Maratona sabe o que acontece com o corpo?

Cada organismo reage de um jeito e isso não só à corrida, mas a tudo. Por exemplo, tem gente que antes de correr come aquele lanchão...eu já não consigo, e se tento, me sinto pesada, enjoada. Após a corrida é mesma coisa. Quando aperto um pouco o ritmo algumas vezes me sinto mal. Tais alterações dependem da intensidade do esforço e do condicionamento físico e psíquico de cada pessoa.

São várias as alterações que podem acometer o corpo d eum corredor após uma maratona:


* quatro a seis horas após a corrida aumenta a produção de cortisol.Isso contribui para a supressão do funcionamento do sistema imunológico.


* Cresce a produção do GH ( o homônio do crescimento), que eleva os níveis de estresse e dificulta o trabalho do sistema imune.


* A produção de catecolamina, substância que afeta o sistema nervoso e controla a pressão sanguìnea e os batimentos cardíacos, aumenta logo após a atividade e diminui horas depois. Isso dificulta o funcionamento do sistema imunol[ogico.


* Durante o exercício, so músculos consomem mais glutamina. Após, a falta desse aminoácido compromete o bom funcionamento do sistema imune.


Como podemos ver, há muita coisa acontecendo dentro da gente durante e após a corrida. Muitas coisa que se todo mundo que entra nessa soubesse, talvez não tivesse a sete palmos abaixo da terra. Costumo dizer que correr 5k, 10km, qualquer pessoa, se treinar basicamente, consegue. Agora a partir dos 21km, é bom tomar cuidado.

Não caia nessa onda de que quem corre 10, corre 21 e de quem corre 21, corre 42...Correr é saúde, e a aprtir do momento que a corrida começa afetá-la, é bom rever seus conceitos de "atleta"...




Um comentário:

joaquim adelino disse...

Olá Luciane
Bem postado e documentado explicando os efeitos crescentes conforme o esforço se for desenvolvendo em corridas de longa duração.
A única forma de combater alguns efeitos negativos da corrida da Maratona é sem dúvida o treino de corrida e as variantes complementares que lhes estão associados. Não é por acaso que dizem que a verdadeira Maratona é feita na fase de treinos mais acentuada, nomeadamente nos últimos dois meses antes da prova.
Eu nesta altura ando a ganhar coragem para que no Ano que vem fazer a 5ª Maratona, experimente também e não tenha receio, fale com alguém experiente arranje companhia para os treinos mais longos e vamos a isso.
Desejo-lhe a si e à família festas felizes e um bom Ano de 2009.
Um abraço