segunda-feira, 17 de dezembro de 2007



O QUE COMER EM VÉSPERA E DIA DE PROVA???

Estou cansada de ouvir por aí pessoas dizendo que não foram bem nas provas, porque comeram algo que não lhes fez bem. É imporante dizer que em vésperas de prova não é hora de testar experiências alimentares. Não é raro vc ver coisas desse tipo em corridas... atletas que fazem uma mistureba de coisas e colocam dentro de uma garrafa e saem distribuindo durante o percurso. Por isso, vamos falar um pouquinho sobre alimentação em vésperas de provas, já que muita svezes, pecamos pelo o que comemos e o pior, jogamos dias de treino fora por um único deslize. Vou falar por mim. Diariamente, faço 5 refeições: afé da manhã, almoço, café da tarde, janta e ceia. Obviamente, algumas vezes, acabo pulando uma refeição, pois devido à profissão (sou advogada) fico muito presa em agendas devido às audiências. É claro que entre uma coisa e outra como barrinhas de cereias, frutas e gelatina (tem, colageno e faz bem à pele).
Quando acordo cedo para treinar, tomo um pote de iogurte e uma banana. Algumas vezes, substituo ambos por sanduíche de pão de forma com requeijão. Também bebo dois copos de água antes do treino. Isso mesmo, dois copos de água, caso contrário minha boca fica muito seca e meu desempenho cai consideravelmente. É claro que não estou falando pra ninguém sair fazendo isso, até porque o que devemos observar é que cada organismo reage de um jeito.
Quando volto, tomo uma vitamina com laranja, mamão, pêra, maçã e banana. Em véspera e dia de competição não fujo dessa rotina alimentare experimentar coisas novas, nem pensar! Isso porque meu organismo já se acostumou com os alimentos que ingiro e mudar repentinamente seria atirar contra a própria cabeça.
Um exemplo bem atual, seria nossa atleta Pretinha, que ao participar da prova de 10.000m, acabou comendo "besteirinhas" no café da manhã e perdeu a medalha no PAN. Uma falha, já que é uma profissional.
Outro exemplo é meu pai. Na 1a Meia Maratona da Praia Grande, uma mulher deu ao meu pai um sachê de carboidrato. Mesmo eu pedindo para que ele não tomasse, já que nunca tinha experimentado, ele acabou ingerindo e o resultado não podia ser outro: ânsia de vômito durante todo o percurso, o que o prejudicou no resultado.
Em véspera de prova, durmo cedo, não bebo (aliás não bebo mesmo em nenhuma situação), tomo muita água durante o dia, como massa no jantar (carboidrato e durmo cedo, assim acordo disposta e com o corpo bem preparado para enfrentar o esforço físico da prova.Essa foi uma dica de uma atleta amadora, mas ainda assim, uma atleta!!!!

2 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Oi Lu, boa tarde e ai como vai e o Joãozinho vai bem.
Amiga muito legal essa questão que vc levantou no seu blog O QUE COMER EM VÉSÉRA DE PROVA...Vc disse no relato que é uma dica de uma amadora, nã, nã naooo para mim isso é dica de profissional, parabéns pelo relato, o mesmo vai servir de exemplo para muita gente. Vou contar o que aconteceu comigo em março deste ano: Aqui no Rj tem uma cidade que se chama PARATY vc deve até saber qual cidade e éssa pq ela é famosissima e inclusive, lá tem uma rodovia que chega em Santos SP é a cidade de PARATI, pois é no dia da prova de 18km eu fui tomar meu café na pousada que eu estava, tomei normalmente leite com nescau, pão com queijo branco, depois tomei um copo de suco de laranja e comi dua bananas e não satisfeito tomei uma xícara de CAFÉ puro, seguindo a dicas de colegas que me falaram que é bom. Até aí tudo bem, pegamos o onibus e fomos para a largada eu só sei o seguinte que durante o percurso eu tomei um gel e um copo de água só sei que quando chegou no KM 15 me deu uma ansia de vomitar que acabei quebrando na corrida e por causa disso eu não subi no pódio na minha faixa etária, só para vc saber ano passado eu corri esta mesma corrida e eu fiz os 18km em 1hora e 11 e com essa quebra desse ano eu fiz os 18KM em 1h20min fiquei muito chateado é mole...Outra coisa que não sabia o seu pai também corre que legal hein, de os parabéns a ele por mim.
Um abraço,
www.jmaratona.blogspot.com
JORGE CERQUEIRA

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Amiga Lu olha esqueci de dizer na msg acima mais lembrei e voltei: Eu fui no top 30 e votei em vc mais uma vez hj e por falar nisso como está a sua pontuação.
Abraço
www.jmaratona.blogspot.com
JORGE