sábado, 1 de março de 2008


ANDAR
X
CORRER

Assim como prefiro preto ao branco, cinema a TV a cabo, salgados a doces, há também aqueles que prefiram andar a correr ou vice-versa. O que acontece é que mal nos sentamos numa rodinha e começamos a falar de corridas, que sempre surge alguém dizendo que andar faz o mesmo efeito que correr...é tanta informação que realmente a dúvida paira no ar, muito embora na minha concepção, a corrida dispara a olhos nús à frente da caminhada em todos os aspectos. De toda forma, é melhor matar a cobra e mostrar o pau....então vamos descobrir?
É melhor andar ou correr?
Geralmente esta pergunta atrai uma outra pergunta: correr ou caminhar “para quê?”, referente ao que a pessoa pretende conseguir com o tipo de atividade física escolhida, andar e correr podem servir principalmente para perder peso (gordura) ou para melhorar o sistema cardiovascular (coração e vasos). Percebemos, então, que eles servem praticamente para a mesma coisa, mas porque algumas pessoas andam e outras correm? – À medida que praticamos um exercício físico, o nosso corpo tende a se adaptar ao exercício praticado, e passa a “esperar” um esforço maior para que ocorra uma nova adaptação. Em níveis de esforço, a caminhada (andar) oferece um esforço menor do que a corrida, e as pessoas que correm, teoricamente, estão melhores condicionadas do que aquelas que andam, o que também não exclui a opção de uma caminhada ser um esforço muito forte para algumas pessoas, tendo como exemplo, uma pessoa que realizou uma cirurgia cardíaca recentemente ou por que não dizer, para uma pessoa gestante (e eu aqui estou me emquadrando eprfeitamente, já que andar 2km me reporta à Meias Maratonas que participei, cabendo dizer, sem metade do esforço que faço agora.
De toda forma, uma reportagem do fantástico falando sobre corrida x caminhada trouxe alguns fatores que podem sim, tirar de uma vez por todas as nossas dúvidas. Então, pra quem não viu, clica aí embaixo, pq vale a pena e pra quem já viu.. vale a pena ver de novo, até para ter mais argumentos na hora da famosa discussão entre amigos...



E agora, já dá pra responder rápido: é melhor caminhar ou correr?

Nenhum comentário: