quarta-feira, 19 de março de 2008



SÉRIE: LESÕES EM CORREDORES

I- DOR ANTERIOR DO JOELHO

Quem já não sentiu uma dorzinha no joelho nos treinos ou nas competições realmente pode ser considerada uma pessoa de sorte. Eu já sofri tanto com o meu, que realmente não desejaria nem de longe ao meu pior inimigo os apuros que passei por causa desse membro.

Fato é que, joelho é um dos pontos mais delicados dos membros inferiores e para nós corredores, um dos membros que talvez mais sofra, uma vez que cada vez que damos uma passada jogamos todo o peso do nosso corpo em cima do pobrezinho... e haja peso viu??? Por ser uma dor tão comum, foi este o tema escolhido para iniciarmos a série de lesões... vamos lá?

Entre os problemas que acometem os membros inferiores , está a dor anterior do joelho, também chamada de síndrome patelofemoral.
Mas no que consiste exatamente essa dor? É o desalinhamento do osso anterior do joelho, geralmente para a lateral, gerando dor por compressão da patela sobre o osso da coxa (fêmur).
A causa pode ser explicada pelo excesso de treinamento; desvios posturais como joelho valgo ("para dentro" ou em X, mais comum em mulheres, por terem quadril mais largo) ou joelho varo (pernas arqueadas); músculos posteriores da coxa encurtados por falta de alongamento...
O sintoma é uma dor difusa, sentida principalmente, ao dobrar o joelho para subir e descer escadas, andar ou correr em terreno inclinado ou após ficar sentado por muito tempo.
A dor normalmente começa com leve intensidade.A dor aumenta quando faz atividades que flexionam e estendem os joelhos repetidamente (como pular, agachar, correr etc.)Sem o tratamento adequado vai havendo atrofia progressiva dos músculos das coxas (principalmente o qudríceps) e seus joelhos podem começar a dar sensação de falseio.


FATORES DE RISCO / PREVENÇÃO
A anatomia complexa do joelho que o permite flexionar enquanto suporta altas cargas é extremamente sensível a pequenos problemas no alinhamento dos membros e no seu treinamento. Pressões inadequadas podem puxar a patela para fora do sulco do fêmur, chamado de tróclea, causando dor. Existem inúmeros fatores de risco:
1- Falta de alongamento dos músculos da coxa que sustentam o joelho
2- Desvio angular dos joelhos ou rotação anormal dos quadris
3- Uso de técnicas de treinamento ou equipamentos impróprios
4- Excesso de atividade
Você pode prevenir as recidivas deste tipo de problema com as seguintes recomendações:
1- Uso de calçados apropriados para sua atividade
2- Fazer aquecimento e exercícios de alongamento antes e depois da atividade física
3- Parar imediatamente qualquer atividade que esteja provocando dor
4- Limitar a distância de sua corrida nos treinamentos e nas competições


OPÇÕES DE TRATAMENTO:
Gelo, repouso e reabilitação específica são as diretrizes gerais para o tratamento dos problemas fêmoro-patelares no adolescente. Os antiinflamatórios são utilizados somente nos quadros de dor forte e só no início do tratamento.
Gelo: para aliviar o edema e a dor momentaneamente. Não deve ser feito isoladamente.
Repouso: para dar tempo de cicatrização dos tecidos inflamados e lesados.
Reabilitação ou fisioterapia: é a fase mais importante do tratamento e deve incluir exercícios para fortalecimento, ganho de amplitude, alongamentos musculares específicos e para recuperar agilidade e coordenação dos seus joelhos. Somente o seu médico pode prescrever exatamente o tratamento necessário para cada tipo de problema.


Entretanto, quando o repouso, o tempo e medidas conservadoras apropriadas falham em aliviar a dor e a incapacidade, a intervenção cirúrgica pode ser justificada para eliminar lesões especificas ou um desequilíbrio patelo-femoral (subluxação ou tilt). Apenas a cirurgia que é destinada a problemas definidos e específicos é indicada.Para se fazer o diagnóstico correto, o clinico sábio deve ouvir cuidadosamente o paciente a fim de determinar a origem da dor. Colher a história é extremamente importante em pacientes com dor patelo-femoral.
As primeiras questões devem se relacionar ao início da dor. Ela ocorreu espontaneamente ou houve uma lesão especifica? Um início espontâneo da dor pode ser resultado de overuse, portanto estabelecer o nível de atividade do paciente e a associação da dor com a atividade irá ajudar a estabelecer a origem desta. O paciente sente dor durante uma corrida (joelho estendendo) ou durante atividades com flexão excessiva de joelho como durante o agachamento?
O paciente deve apontar com um dedo o local da dor para o seu médico. Surpreendentemente a maioria consegue fazer com boa precisão. O médico, por sua vez deve ficar atento a medida que o paciente descreve sua dor. É a dor vaga e difusa ou em pontada e bem localizada? É intermitente ou constante? Quanto está relacionada à atividade? É a dor profunda e "atrás da patela" ou mais superficial? Está acima ou abaixo da patela? Se irradia para cima ou para baixo?
Procure saber de outros problemas ou condições. A doença de Lyme por exemplo, pode se manifestar como um único joelho inchado e doloroso. Pergunte sobre rash cutâneo, gota, outras condições médicas, problemas no quadril . Problemas no quadril em particular podem produzir dor anterior no joelho.
O trabalho dos médicos é árduo. Ele deve verificar se houve instabilidade associada com a dor. Houve deslocamento ou episódio de falta de controle? Houve travamento ou a sensação de um fragmento solto dentro do joelho? Essa é a hora de se determinar se a incapacidade primária do paciente está relacionada à dor ou à instabilidade. Se o problema é de instabilidade, quando há a perda de controle do joelho, com qual frequencia e em que grau de flexão isso ocorre?
Fato é, que, muitas são as causas da dor anterior do joelho, como inflamações ou degenerações do ligamento da patela, osteocondrites (inflamações na cartilagem de crescimento), bursites e patologia na plica sinovial (tecido embrionário presente no joelho de mais de 70% da população). "As lesões causadas por traumatismos (seqüelas de quedas ou contusões), instabilidades da patela (sensação de falseio), e hiperpressão lateral da patela (aumento da pressão na parte lateral da patela) também são causas de dor anterior", explica o médico Cristiano Laurino.


Por isso, é essencial através do exame subjetivo confirmar a articulação patelo-femoral como fonte de dor do paciente/atleta. Apenas então um tratamento específico pode ser aplicado com a expectativa de sucesso, ou seja, eliminação da dor.


PRÓXIMO TEMA: SÍNDROME DO TRATO ILIO-TIBIAL

Nenhum comentário: