quarta-feira, 12 de março de 2008



A IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS EDUCATIVOS
Ainda que correr seja um esporte aparentemente bastante simples, que não requer experiência nem muitos equipamentos, os trabalhos técnicos são imprescindíveis para quem deseja apresentar um bom rendimento na modalidade. Os chamados exercícios educativos são os responsáveis por aperfeiçoar os gestos aplicados à corrida e, dessa maneira, auxiliam muito o desempenho daqueles que se dedicam à atividade.

Esses exercícios foram elaborados para atuar em cada fase da passada. Os educativos de corrida, quando bem trabalhados, fazem com que o corredor melhore a postura, o equilíbrio, a coordenação e, conseqüentemente, possibilitam que o esportista sofra menos durante o esforço.

Como esses movimentos que aprimoram a técnica são feitos em apenas alguns minutos, tomam somente uma pequena parcela da sua sessão de treinamento e podem ser incluídos no aquecimento. O treino consiste basicamente em harmonizar os movimentos do corpo que serão realizados ao longo da corrida para evitar frenagens desnecessárias e perdas inúteis de energia e eficiência mecânica.

Nos exercícios educativos, devem estar embutidas correções de desvios posturais como correr sem elevar de modo suficiente os joelhos ou manter o tronco inclinado.Uma boa técnica é fundamental para qualquer tipo de corredor, desde velocistas a atletas de longa distância. E com uma corrida mais eficiente, é possível reduzir a incidência de lesões e melhorar os resultados em provas.
Quer um exemplo factual disso? Um maratonista que tem um tempo de competição de 3h30, correndo em uma freqüência de 180 passadas por minuto, terá dado 37 800 passadas ao final do percurso.

Se esse esportista conseguir – com os exercícios educativos – elevar sua amplitude de passada em 2 cm, ganhará 500 m ao término da maratona, o que significará um pouco mais de 2 min que serão subtraídos da sua marca anterior.Só há o que ganhar com os treinos de técnica e, para realizá-los, é necessário despender pouquíssimo tempo. Não existe desculpa para deixá-los de lado!

Nada de treinos extremamente complexos. Não é necessário ser complicado para ser eficiente. Planeje sua corrida de forma que cada trecho que se segue seja ligeiramente mais intenso que o anterior e veja os resultados nas competições!
Comece devagar. Aumente gradualmente a intensidade das passadas. Por fim, termine de acelerar até o seu ritmo máximo.



Essa é a síntese do treinamento progressivo. Seqüência simples de exercícios e com excelentes resultados para quem deseja aprimorar seu tempo em competições. “A maioria das melhores marcas é conquistada com a segunda parte da prova realizada de forma mais veloz que a primeira metade”, pondera o técnico de corrida Emerson Bisan. “É possível também dividir o trajeto em partes e percorrer cada parcial mantendo um ritmo. Tenho visto ótimos resultados com meus alunos com a estratégia de corrida progressiva nos treinos e nas provas”, completa.

O treino progressivo é uma estratégia de execução de treinamento, indicado para todos os estágios de condicionamento físico e para programas que tenham como objetivo competições acima de 10 km. É válido para qualquer tipo de treino, seja rodagens longas ou séries. Também é muito aconselhado para corridas logo pela manhã, pois o corpo dificilmente consegue alcançar um ritmo forte instantes após despertar, e para ajudar a soltar os músculos, o que torna a parte intensa da atividade mais eficiente.

Dicas do treinador

1. Tenha consciência da velocidade que você consegue manter. Para isso, faça testes de VO2 máximo para saber o limiar da sua velocidade máxima.
2. Controle o tempo constantemente. Habitue-se a usar um relógio e acostume-se a olhá-lo sempre.
3. Monte uma planilha. Anote suas marcas a cada quilômetro.
4. Analise seu desempenho e, de acordo com ele, estabeleça o ritmo que você precisa sustentar em cada trecho da corrida.
5. Procure desenvolver uma boa sensibilidade para conhecer o próprio corpo e, assim, saber reconhecer as intensidades do exercício.

Pratique!
O treino progressivo, também chamado de split negativo, é uma das variações de treinamentos dentro de uma programação. A programação semanal de um corredor consiste basicamente em três sessões essenciais mais treinos complementares.

Nenhum comentário: