Esses exercícios foram elaborados para atuar em cada fase da passada. Os educativos de corrida, quando bem trabalhados, fazem com que o corredor melhore a postura, o equilíbrio, a coordenação e, conseqüentemente, possibilitam que o esportista sofra menos durante o esforço.
Como esses movimentos que aprimoram a técnica são feitos em apenas alguns minutos, tomam somente uma pequena parcela da sua sessão de treinamento e podem ser incluídos no aquecimento. O treino consiste basicamente em harmonizar os movimentos do corpo que serão realizados ao longo da corrida para evitar frenagens desnecessárias e perdas inúteis de energia e eficiência mecânica.
Se esse esportista conseguir – com os exercícios educativos – elevar sua amplitude de passada em 2 cm, ganhará 500 m ao término da maratona, o que significará um pouco mais de 2 min que serão subtraídos da sua marca anterior.Só há o que ganhar com os treinos de técnica e, para realizá-los, é necessário despender pouquíssimo tempo. Não existe desculpa para deixá-los de lado!
Nada de treinos extremamente complexos. Não é necessário ser complicado para ser eficiente. Planeje sua corrida de forma que cada trecho que se segue seja ligeiramente mais intenso que o anterior e veja os resultados nas competições!
Comece devagar. Aumente gradualmente a intensidade das passadas. Por fim, termine de acelerar até o seu ritmo máximo.
Essa é a síntese do treinamento progressivo. Seqüência simples de exercícios e com excelentes resultados para quem deseja aprimorar seu tempo em competições. “A maioria das melhores marcas é conquistada com a segunda parte da prova realizada de forma mais veloz que a primeira metade”, pondera o técnico de corrida Emerson Bisan. “É possível também dividir o trajeto em partes e percorrer cada parcial mantendo um ritmo. Tenho visto ótimos resultados com meus alunos com a estratégia de corrida progressiva nos treinos e nas provas”, completa.
Dicas do treinador
O treino progressivo, também chamado de split negativo, é uma das variações de treinamentos dentro de uma programação. A programação semanal de um corredor consiste basicamente em três sessões essenciais mais treinos complementares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário