sexta-feira, 14 de março de 2008

ATENÇÃO: Por um erro do sistema, muito embora esta matéria tenha sido postada na data de hoje (14.03), também apareceu postada com data de 13/03.
VOCÊ SABIA?????
Sempre que eu corro pela orla da praia ou mesmo dou aquela caminhada certas coisas ainda me chocam, muito embora, infelizmente, já faça parte dos hábitos dos moradores daqui de Santos como por exemplo: andar de bicicleta na calçada, mesmo com tantas pessoas e principalmente circulando no local; correr pela grama do jardim, mesmo sabendo que é proibido, jogar lixo da rua, mesmo sabendo que a menos de 100m sempre há uma lixeira á disposição e por aí vai. São coisas que já fazem parte do cotidiano e principalmente da má educação das pessoas.
Por este motivo, achei bem legal falar das regras de utilização do Parque Ibirapuera, o qual é um dos parques mais famosos da cidade de São Paulo. Ele foi inaugurado em 1954 para a comemoração dos 400 anos da capital paulista e desde então se tornou um centro de atividades físicas e culturais da cidade. Hoje cerca de 20 mil pessoas frequentam o parque seja correndo, caminhando, pedalando ou mesmo descansando com a família. Nos finas de semana esse número sobe para 130 mil visistantes.
Na verdade eu nem sabia que essas regras existiam, mas fiquei extremamente feliz em saber que a ATC - Associação dos Treinadores de corrida de São Paulo, em conjunto com a Administração do Parque do Ibirapuera, criou algumas medidas que colaboram para o convívio de todos os usuários, inclusive corredores do parque.
Isso é bacana, porque pelo menos uma vez vemos o todo sendo beneficiado e não uma pequena maioria como de costume. Vamos dar uma olhadinha nessas regras?



1)Todos os treinadores que utilizarem o parque para ministrar treinamento de corrida, deverão estar cadastrados na Adminitração do parque, além de estarem devidamente registrados no CREF (Conselho Regional de Educação Física)


2) Todos devem recolher o lixo e zelar pelo espaço que utilizam


3) Os Treinadores de Corrida devem orientar seus alunos a jogarem os copos de água no lixo e não nas ruas ou no gramado do parque, ficando o treinador responsável por estes corredores.


4) Os Treinadores de Corrida devem orientar seus alunos para a utilização de percursos alternativos pata trotes e treinos de baixa intensidade.


5) A grama não pode ser usada para corridas (exceção feita a volta da grade) e nem para a instalação de colchonetes, plásticos, lonas etc.


6) As concentrações de corredores devem ser feitas fora da via de circulação, nas corridas.


7) Paradas para beber água e conversar também devem ser feitas fora da pista de corrida e caminhada.


8) Caminhadas e corridas em grupo não devem impedir a passagem dos outros usuários do Parque. Os grupos devem ser pequenos.


9) Os Treinadores de Corrida devem orientar seus alunos para que evitem choques, confrontos e qualquer ato de desrespeito aos demais usuários do Parque.


10) As estruturas montadas devem ser parcimoniosas, limitadas ao estritamente necessário.


11) É proibido qualquer tipo de banner e guarda-sol, com logomarcas da assessoria ou de patrocinadores.


12) Os treinadores não poderão comprar e nem recomendar a compra de produtos de ambulantes não cadastrados no parque.


Quando você verificar alguma irregularidade, informe a ATC pelo e-mail mailto:diretoria@atcsoapaulo.com.br, que ela tomará as providências cabíveis.


FOI A DICA.

Um comentário:

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Ae Lu muito boa essas dicas sobre o Parque Ibirapuera, mais acho válido também que os corredores e não corredores deveriam cuidar dos próprios lixos e se concientizar de não jogalos também nas ruas...
Bom final de semana.
JORGE
www.jmaratona.blogspot.com