segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

VOCÊ FOI O ESCOLHIDO COM.........




BLOGUEIRO: JORGE CERQUEIRA
CIDADE: RIO DE JANEIRO


Fiquei pensando muito em quem seria meu primeiro convidado para nos prestigiar um pouquinho contando suas façanhas, medos, micos e tudo mais que acontece antes, durante e depois de uma corrida. Percebi o quanto era difícil, pois visitando os blogues, pude perceber que cada um tem uma história...histórias de desafio, superação, histórias que realmente vale a pena conferir. Mas analisando com carinho, pensei: a primeira pessoa tem que ter muitos quilômetros rodados, tem que ter bagagem.. e aí, ninguém melhor do que o nosso amigo Jorge Cerqueira, lá do Rio de Janeiro. Quem não conhece o Jorge? Bom, quem não conhece, terá a oportunidade de conhecê-lo um pouquinho aqui...porque ele será o primeiro a participar do ESCOLHIDO FOI VOCÊ!

1) Jorge, quando e por que vc começou a correr??
Comecei a correr quando entrei para o quartel pq todo militar tem que fazer Educação Física, mais não gostava muito por ter que ficar suado e cansado, algumas vezes inventava alguma coisa para não fazer Educação Física e por trabalhar também na área administrativa teve alguns anos que não fazia e por causa disso e da má alimentação eu acabei engordando e cheguei a 100kilos e por causa disso a minha saúde piorou e não teve jeito fui incentivado a voltar a correr.
2) O que mudou na sua vida depois que vc começou a correr?
Nossa e como mudou, depois que eu voltei a correr a minha saúde voltou, em 4 meses perdi mais de 30 kilos de gorduras e além de conhecer vários amigo(a)s virtuais que hoje muitos são reais, isso é muito gratificante e maravilhoso.

3) Vc tem algum ritual antes das corridas???

Bom eu tento me concentrar o máximo possível para que eu faço uma boa corrida

4) Qual o seu ídolo no atletismo?

Emil Zatopeck - A locomotiva humana

5) Vc tem noção de quantos quilômetros vc já rodou? Quantos pares de tênis vc gastou até hoje?

Noção exata eu não tenho mais que foram muitos Km foi. Quantos pares de tênis eu gastei nesses 8 anos de corridas eu acho que já foram uns mais de 20.

6) Qual sua marca de tênis preferida pra correr?

Nike, Asics e Fila

7) Além de correr, vc pratica algum esporte, qual?

Pratico musculação para fortalecer os músculos para não dar lesão.

8) Pra vc é mais importante participar ou subir no pódio?

Eu sempre digo para todos os corredores o seguinte: O IMPORTANTE É PARTICIPAR, CHEGAR INTEIRO E CASO CONSIGA PÓDIO ISSO É FRUTO DOS SEUS TREINAMENTOS.

9) Qual o maior mico que vc já presenciou durante uma corrida?

Foi no ano de 2007, quando teve uma corrida aqui no Barra Shopping (Rio de Janeiro) a Edição da Corrida Track Field a organização errou, chamou alguns corredores de elite para correr e teve as seguintes distâncias 5K e 10K e no feminino a organização cadastrou as corredoras de Elite umas nos 5K e outras nos 10K, sendo que uma das meninas disse assim para a organização bom vocês me cadastraram nos 10K mais eu não corro 10K, só corro 5k ai a organização em vez de trocar os dados não trocou, após a corrida teve a premiação no pódio e chamou as meninas e quando uma das meninas que chegou entre as 3 primeiras não foi chamada ela reclamou junto a organização e disse que ela chegou na frente de uma das meninas a qual a organização não trocou os dados e com isso, ouve um bla, bla, bla e sendo que uma das corredoras de elite que estava correndo nada mais do que era a TRIATLETA FERNANDA KELLER e a corredora que reclamou por não ir ao pódio se entrasse a FERNANDA KELLER iria ficar de fora do pódio ai simplesmente a FERNANDA KELLER, ficou p...da vida e disse assim EU NÃO MEREÇO UM TROFÉU, EU MEREÇO DOIS, pois sou uma atleta profissional, ai o pessoal começou a VAIAR ela, que mico que ela pagou ou seja ELA NÃO TEVE ESPIRITO ESPORTIVO, ALGUNS ATLETAS DE ELITE NÃO SABEM PERDER ai para acertar a premiação a Organização resolveu premiar as 4 primeiras.

10) E vc, já pagou algum?

Bom eu acho que paguei paguei, mais vamos lá: Em uma das edições da São Silvestre que eu corri quando estava subindo a passarela do MINHOCÃO uns dos corredores me empurrou, fiquei p...da vida, com isso e deixei para lá, só que por ironia do destino, na descida do MINHOCÃO tem uma curva e vi este corredor que tinha me empurrado mais atrás e empurrei ele também e o mesmo corredor disse que isso meu, ai eu respondi, se lembra do corredor que vc empurrou mais atrás era EU e disse mais ainda, olha só, nós estamos aqui para PARTICIPAR de uma festa, quem vai ganhar a SÃO SILVESTRE já está muito anos luz na nossa frente me desculpe mais vc mereceu...rsss...ele ficou com raiva e continuei a correr...


(Jorge antes de começar a correr)


11) Qual o pior defeito que um corredor pode ter?

Eu acho o seguinte é não ter UNIÃO, se todos tivessem as organizações de corridas não iria nos maltratar

12) Vc já participou de corridas de 5km 10km 15km 21km 42km 50km, qual o seu limite???
Bom eu corro já 8 anos eu já tenho em meu curriculo esportivo inúmeras corridas de 5k, 6k, 10K , 15K, 21, 30K, 42K e uma de 50k eu tenho tudo anotado em uma planilha no computador.
13) Qual a melhor corrida que vc já fez?
Foi no ano de 2005, quando eu participei de uma corrida de 10K, aqui mesmo no Rio de Janeiro, estava no meu auge completei os 10K em 35 minutos meu recorde nesta distância.

13) E qual aquela que vc diz: Essa não dá pra morrer sem fazer?
Maratona de Nova Iorque

14) Tem alguma que vc nunca mais quer correr? Por que?
Bom em todas as corridas que eu vou eu analiso e procuro informar o que aconteceu no meu blog. Quando estava me preparando no ano de 2003 para eu correr a minha 1ª Maratona, teve um organizador aqui no Rio chamado Fernando Guimarães que iria fazer uma corrida de 30K e seria perfeito para mim já que eu estava treinando para a Maratona e fiz a minha inscrição, quando chegamos no local da corrida o Organizador acima reparou que só compareceram uns 30 corredores porque no Rio de Janeiro iria ter outra corrida e por isso decidiu modificar a distância para 14KM e o percurso, ficamos revoltados e alguns corredores não aceitaram com isso e foram embora, como eu já tinha feito a inscrição resolvi correr a nova distância, fazer o que né...e na parte do percurso tem uma curva para entrar na ciclovia e de repente quando estavamos correndo nesta curva para pegar a ciclovia, passou uma mulher caminhando e um homem de bike, olhou para trás para mecher com a tal mulher e como era tudo na curva já viu né quase que a bike pegou a gente em cheio, foi um milagre. Daí decidir não correr mais as corridas desse organizador.

15) De onde surgiu a idéia de ter um blog?
No ano de 2005, estava eu numa sala de bate papo e conheci uma garota do Espírito Santo e ela me me perguntou seu eu tinha algum blog eu disse que não, aí ela me deu uma idéia de criar um e me explicou como procedia ai em 2005 nascia o meu 1º BLOG www.flogao.com.br/jmaratona, até ai tudo bem, só que alguns anos atrás os administradores do site, tentaram melhorar o sistema e acabaram piorando e quando nós íamos postar fotos ou relato dava erro, e muitos abandonaram os blogs eu não abandonei, sendo que no ano de 2007 estava eu a svc do quartel em Belém, abro a minha caixa de emails e recebo um email da Corredora e Jornalista de SP Yara Achoa (http://www.yaraachoa.zip.net/) me fazendo uma entrevista do meu blog para uma matéria na Revista Contra Relógio e assim foi feito no mês de Outubro saiu essa entrevista, também com outras entrevistas de corredores que tinha blog, daí como o meu outro blog estava tendo problemas aproveitei para testar outros blogs e ai nascia em Outubro de 2007 o meu 2º Blog http://www.jmaratona.blogspot.com/

16) Sua família te cobra por ser uma pessoa bem ativa nessa área, tipo ter que dormir cedo num final de semana, deixar de párticipar de alguma coisa porque tem que correr...???
As vezes cobra

17) Qual o seu maior desejo em relação à corrida?
É poder continuar por muitos anos fazendo este esporte maravilhoso e também passar um pouco do que eu aprendi e fazer novos amigo(a)s.


18) Alguma vez, em alguma situação, a corrida te salvou? tipo de um ladrão, de m cachorro, de um paparazzi...rs...
Que eu me lembre a corrida me salvou sim, em uma corrida de montanha estava eu descendo uma ladeira e de repente aparece um cachorro querendo me morder e eu parecia em uma corrida tipo sprint final tive que correr mais ainda...rsss...

19) Qual o conselho vc daria para aqueles que estão começando agora?
Que sejam corredores CONSCIENTES, primeiro vá a uma consulta ao médico para ver se estar tudo certinho e depois comece devagar. Um dia fui obeso, determinei e conseguir emagrecer. Lembre-se o seguinte nada é impossível quando se quer alcançar uma meta.

Jorge depois que começou a correr


20) e agora....vc escolhe o próximo entrevistado...tem que ser blogueiro...
Bom Luciane, agradeço pela entrevista e espero que tenha gostado, vc está de parabéns, como eu fui o 1º escolhido para essa entrevista eu indico vc Luciane para ser a próxima entrevista e ai ACEITA TAMBÉM o desafio, responda as 20 perguntas e poste e depois escolha outro corredor...rsss
Ah, por enquanto eu sou café com leite!!!! rs....
É isso amigos, espero que tenham gostado e preparem-se porque pode estar no próximo VC FOI O ESCOLHIDO! vlw Jorge!!!!!!!!!!!!!!!!


5 comentários:

Unknown disse...

Gostei bastante da entrevista. Parabéns, Luciane ! Não poderia haver melhor escolha para o primeiro entrevistado, que é uma verdadeira celebridade não só entre os blogueiros-corredores, mas nas corridas em si, sempre atraindo multidões por onde passa, hehehe ...

Se você me permite uma sugestão para a segunda entrevista, acho que uma ótima pedida seria a Mayumi. Muita gente já conhece a história dela, de como ela superou com muita garra problemas sérios de saúde e voltou ao esporte. Mas acho que nunca é demais falar sobre uma vitoriosa como ela. Fica aí a dica.

Boa semana !

Fábio
http://fabionamiuti.hd1.com.br

simplifique disse...

Essa idéia foi ótima.

Carlos Alexandre Lopes disse...

parabéns pela ideia

joaquim adelino disse...

Parabéns.
Bem construída a entrevista e com uma boa escolha a iniciar. Ele safou-se bem,rs.
Um abraço.

Jorge Cerqueira disse...

Querida amiga Lucy, boa noite, agradeço de coração pela entrevista, ficou show amiga, só vc mesmo, Parabéns amiga e espero algum dia conhecer vc pessoalmente.
Que Deus vos abençoe e desejo a vc uma excelente semana.
Boas passadas

JORGE CERQUEIRA

PS: EU NÃO ACHO VC CAFÉ PEQUENO NÃO COMO VC DISSE, VC TEM BAGAGEM SIM, VC TEM UM CURRÍCULO DE CORRIDAS INVEJÁVEL AMIGA.