segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

VOCÊ FOI O ESCOLHIDO


Ok, em nosso 2º "O ESCOLHIDO FOI VOCÊ", não poderíamos ter outro blogueiro, senão, o vencedor da 1a edição do RunBlogosfera, diretamente de Pernambuco, com sotaque e tudo mais...rs... (aliás, devo dizer... ô terra boa), e com uma quilometragem invejada já que inclui Maratona do Rio, da Disney e da Grécia, Júlio Cordeiro do blog Diário de um futuro Ultramaratonista.

1) Quando e por que vc começou a corrrer?

Por indicação médica eu procurei uma atividade fisica para sair do sedentarismo que me acompanhava há uns 8 anos.Desde os 35 anos (hoje tenho 40 anos),eu já tomava antihipertensivos e após um grande susto em que tive que fazer um cateterismo decidi que tinha que fazer alguma atividade física.Comecei a correr,correr e hoje sou um feliz viciado em corridas.Em outubro de 2007 eu comecei a correr meus primeiros kms.


2) No ano de 2008, tivemos a 1a edição do Run blogosfera, o qual elegeu os 10 blogs mais votados. O seu blog ficou em primeiro lugar...A que vc atribui o sucesso?

Aos amigos da Acorja,meus amigos virtuais que gostam do meu blog e meus familiares.



3) Como surgiu a idéia de criar um blog e por que Diário de um futuro Ultramaratonista?

Nos primeiros 6 meses do meu blog só uma pessoa sabia da sua existencia:eu mesmo.Era pra mostrar a mim mesmo minha evolução.Depois falei pros amigo da Acorja e foi espalhando.Em relação ao nome, na verdade o nome inicial do meu blog era -Diário de um futuro Maratonista,pois sempre gostei de desafios,mas achava que faria minha 1ª maratona em uns 3 anos de treinamentos.Como fiz num tempo muito curto mudei para futuro Ultramaratonista.Provavelmente em 2010 depois de fazer a Comrades(meu objetivo em 2010) mudarei novamente para Diário de um Ultramaratonista.


4) Vc costuma participar muito de provas de revezamento? Acha melhor essa interação com mais atletas do que correr sozinho?

Fiz somente uma corrida de revezamento de Caruaru a Recife de 140 km. Éramos 5 corredores,com cada um fazendo 28 km.A experiência foi muito boa.Aproxima muito os corredores .Já temos outra pra fazer em 2009 de João Pessoa para Recife.

5) Agora dá uma super dica de onde correr para quem vai à Recife...

Um percurso imperdível é do Recife Antigo até a Praia de Boa Viagem.Maravilhoso. Um ecológico é em Brennand com a travessia de balsa e o banho de cachoeira.


6) Vc já participou de muitas provas longas...A dor já virou sua companheira? Como faz para superá-la em uma competição?

Já fiz 3 maratonas e uma supermaratona de 50 km e muitos longões.Felizmente só sinto dores musculares após a prova,e que no outro dia já cessam.Durante a prova "dorzinha pouca" todos sentem,mas o prazer da chegada compensa tudo!

7) Ainda falando de provas longas. Qual o seu limite?

Essa pergunta é muito difícil e imprevisível.Depende muito de lesões que eu felizmente nunca tive.Dia 15/02 estarei fazendo a supermaratona de Rio Grande-RS de 50km.Depois disso uma de 63 km em março aqui em Recife,depois... Honestamente eu acho que não tenho limites.


8) Você se lembra da maior dificuldade que passou durante uma prova? Qual foi? Como vc a superou?

Minha estréia em Maratonas.Rio de Janeiro , junho de 2008.O máximo que eu tinha feito era um longão de 26 km.Quando cheguei na metade da prova pensei em desistir.Achei aquilo tudo uma grande loucura.Continuei caminhando e pensando em minha esposa e nos meus filhos.Não admitia voltar pra Recife sem completar o percurso.Continuo caminhando e escuto uma voz :"Júlio". Era Paulo Picanha ,amigo aqui de Recife e com mais de 20 maratonas. Ele foi me dando dicas e conselhos , e logo voltei a trotar.Chegando na praia e com os incentivos de "vai Pernambuco",consegui chegar em 4:13 minutos.Chorei copiosamente os últimos 2 kms.Foi uma das maiores emoções da minha vida.


(Meia Maratona do Rio de Janeiro)


9) Como vc cuida de sua alimentação?

Desde que comecei a correr nunca me prendi a regras rígidas.Nunca fiz alongamentos,não faço musculação,nunca fiz treinos de tiros,nem nunca segui planilhas de treinamentos.Nos treinos e corridas acima de 20 km,só levo "rapadura" e me hidrato bastante.Já que sempre fui magro,hoje minha alimentação é a mesma.Só diminui uns 50% das cervejas.



10) Já presenciou algum mico durante as provas? E já pagou algum? Qual?

Na maratona de Disney 2009,pouco antes da largada,uma mulher fez xixi juntinho de mim.E em pé!!!Meu mico foi durante um treino aqui em Recife.Logo no começo do treino senti uns arrepios e voltei pra casa desesperado.Tenho certeza que naquele dia ganharia até de Marilson dos Santos.O esforço estava quase valendo a pena.Mas no elevador...


11) Em um ultramaratona vc acha que conta mais a força física, o condicionamento ou o psicológico?

Todos estes aspectos são importantes,mas para mim o fator psicológico é o primordial.Quando se está bem condicionado a cabeça faz a diferença.


12) Qual o seu ritual antes das provas? Vc tem alguma superstição?

Não tenho superstição.Meu ritual é fazer um check list de tudo que vou precisar,e deixar tudo arrumado no dia anterior.Hoje não esqueço de levar a máquina fotográfica por nada!!!

Maratona da Grécia



13) O que mais te incomoda durante uma prova?

Desorganização.É inadmissível uma corrida em que o trânsito não está completamente bloqueado,e que não tenham postos de hidratação suficientes.


14) Tá muito na moda agora a discussão sobre os brasileiros tentarem limitar número de estrangeiros nas provas nacionais de rua. O que vc acha disso?

Respondo com uma frase muito conhecida: "O sol nasce para todos".


15) Com o crescente número de adeptos à corrida, praticamente triplicados nos últimos anos, na sua opinião, as corridas de rua, viraram uma grande mina de ouro para os organizadores?

Não.Agora temos que cobrar uma organização impecável.

16) Uma frase que te acompanha sempre que surge um desafio...

"Se você pensa que pode ou pensa que não pode,de qualquer maneira você está certo." (Henry Ford)Essa é minha: Gasto com tênis,mas não gasto com terapias.


17) Qual o seu maior objetivo em relação às corridas?

No início era somente para sair do sedentarismo,mas hoje já planejo correr os 89 km da Comrades na África do Sul em 2010 e me tornar um ultramaratonista.


Maratona da Disney


18) Qual seu maior ídolo no atletismo?

Meu maior ídolo é meu amigo Luiz Holanda(LULA).Ele é presidente da nossa associação aqui em Recife-ACORJA(associação dos corredores da jaqueira).Tem 54 anos ,é maratonista experiente e o exemplo maior para todos nós corredores de Pernambuco.


19) Já desitiu ou pensou em desitir no meio de alguma prova? Caso a resposta seja sim, qual a sensação?

Desisti somente uma vez.O percurso era do Recife até a ponte de Itamaracá fazendo um total de 40 km.Quando cheguei muito cansado no km 27,não quis forçar e desisti.A sensação foi a pior possível.Pouco tempo depois completei o mesmo percurso e me senti dando a volta por cima.


20) Um conselho para quem quer começar a correr.

Comece "ontem".Compre um bom tênis com um número a mais e a cada dia acompanhe sua evolução.Quando estiver correndo 6-7 km sem parar,procure um grupo ou um personal trainer.Pouco tempo depois você,com muita persistencia,será um viciado em corridas e em breve nos veremos correndo feito loucos por aí!!!

É isso aí, obrigadaço Júlio...Espero que tenham gostado e fiquem atentos porque.. você pode ser o próximo a estar aqui no " O ESCOLHIDO FOI VOCÊ".

14 comentários:

André Cruz - Xampa disse...

Essa idéia é ótima !!!
Gostei da frase: Gasto com tênis,mas não gasto com terapias.
Eu já passei por isso e, realmente, não tem remédio melhor do que correr.

Márcio Santana disse...

Ótima escolha! O Júlio é um corredor exemplo de determinação!

joaquim adelino disse...

É merecido, Parabéns.
Muitas e boas corridas para ele e para você também.
Um abraço.

Mayumi disse...

Parabéns a você pela escolha do atleta, e ao Júlio pela entrevista!

paulo sobral disse...

Grande escolha a sua optar por júlio como sendo seu entrevistado.Acompanhamos todos a suntuosa e rápida evoluçao dele na corrida e como ele mencionou, o nosso grupo da Acorja é espetacular. Quando vieres a Recife,não perde a oportunidade de correr com essa gente maravilhosa. Abs Paulo Sobral!!

Jorge disse...

Parabéns ao Júlio Cordeiro, tem uma linda história de vida que servirá para muita gente que fica por aí só reclamando.

Um abraço,

JORGE CERQUEIRA

Clênio Cordeiro disse...

Como irmão coruja acho que a escolha não poderia ter sido melhor, muito boa a entrevista com Júlio, exemplo de determinação e grande incentivador de novos corredores, dá-lhe Júlio !!!!!!

Mônica Mirtes Cordeiro disse...

Julinho, parabéns pelas conquistas ,determinação e amor ao esporte. Como sua irmã, é impossível não me emocionar com suas vitórias pessoais.
Um abraço e continue nis orgulhando.

Mônica Mirtes Cordeiro disse...

Julinho, parabéns pelas conquistas ,determinação e amor ao esporte. Como sua irmã, é impossível não me emocionar com suas vitórias pessoais.
Um abraço e continue nis orgulhando.

júlio disse...

Luciane,
Novamente agradeço a oportunidade de participar do VOCÊ FOI O ESCOLHIDO.Obrigado a todos que leram e aos que comentaram minha entrevista.
Nosso objetivo é trazer mais e mais pessoas para esta prática esportiva maravilhosa.
Boas passadas e nos encontramos pelas corridas.
Abraços Pernambucanos,
Júlio Cordeiro

Anônimo disse...

Sensacional - Parabenizamos o nosso amigo pela excelente comentário - Fico feliz e emocionado de ser citado como seu ídolo, tem aprendido cada dia com o Júlio e o demais atletas da nossa família ACORJA. Vivemos uma verdadeira amizadade, partilhando do melhor e do mais belo que é CORRER - BUSCANDO UMA QUALIDADE DE VIDA.
Gostaria de deixar uma mensagem para todos os corredores:
Só se vê bem com o coração,o essencial é invisível aos olhos.
Luiz Holanda - LULA

LUIZ HOLANDA - LULA disse...

Sensacional - Parabenizamos o nosso amigo pela excelente comentário - Fico feliz e emocionado de ser citado como seu ídolo, tenho aprendido cada dia com o Júlio e o demais atletas da nossa família ACORJA. Vivemos uma verdadeira amizadade, partilhando do melhor e do mais belo que é CORRER - BUSCANDO UMA QUALIDADE DE VIDA.
Gostaria de deixar uma mensagem para todos os corredores:
Só se vê bem com o coração,o essencial é invisível aos olhos.
Luiz Holanda - LULA

Anônimo disse...

Tinha um conhecido que dizia: Tomo todas porque é mais barato que uma terapia.
Agora eu digo: Uma corridinha é que vale mais que uma terapia. Valeu Júlio. Você é um exemplo de determinação.
Anízio Lopes - corredor da jaqueira

Anônimo disse...

Júlio Todos acorjianos estão lisongiados pela sua desenvoltura e determinação em cada treino longo que fazemos, parabéns e que Deus te abençôe.

André Galdino