quinta-feira, 20 de março de 2008


SÉRIE: LESÕES EM CORREDORES

II - SÍNDROME DO TRATO ILIO-TIBIAL


Bom, esta lesão assim como a dor anterior do joelho, que falamos ontem, também atinge o mesmo membro. Ela ocorre na região lateral do joelho e sua denominação correta é de “Síndrome do Trato Iliotibial”. É comum em corredores que tem pouco tempo de pratica e que correm regularmente em torno de 14 km por semana. É a inflamação e dor na parte externa do joelho. A banda ou trato iliotibial é uma camada de tecidos conectivos. Ela começa no músculo perto da parte externa do seu quadril e se dirige para baixo pela parte externa da coxa atravessando o lado externo do seu joelho e se ligando a parte externa de cima do osso da sua canela (tíbia).

Como ocorre?
Ocorre quando a banda atrita-se repetidamente contra a saliência do osso da coxa (fêmur) perto do joelho, causando irritação à tira. Tal situação ocorre com mais freqüência quando você corre.Essa condição pode resultar de:

• Possuir uma tira iliotibial tensa.
• Possuir músculos tensos no quadril, pélvis ou perna.
• Suas pernas não possuírem o mesmo comprimento
• Correr em superfície inclinada (ladeira).
• Correr com calçados que causem muito desgaste na parte externa do calcanhar.

Sintoma e diagnóstico:
O sintoma para esta lesão é uma na parte externa do joelho. Seu médico examinará seu joelho a procura de sensibilidade no local em que a tira passa sobre a saliência na parte externa do seu joelho. Sua tira iliotibial pode estar tensa.

Tratamento:
O tratamento pode incluir o seguinte:
• Coloque compressas de gelo sobre a tira iliotibial por 20 a 30 minutos a cada 3 ou 4 horas por 2 a 3 dias ou até que a dor vá embora.
• Você também pode fazer massagem com gelo: Congele água em uma xícara e rasgue a parte de baixo da xícara. Esfregue o gelo sobre o joelho por 5 a 10 minutos.
• Tomar medicamentos antiinflamatórios de acordo com a prescrição do seu medico.
• Faça os alongamentos recomendados pelo seu médico e fisioterapeuta.Seu médico pode lhe aplicar uma injeção de cortisteroide para ajudar a diminuir a inflamação e a dor. Enquanto seu joelho se recupera, você terá que mudar sua atividade esportiva para uma que não piore a sua condição. Por exemplo: Você pode andar de bicicleta ao invés de correr.

Quando voltar a correr?
O objetivo da reabilitação é o de você retornar ao seu esporte ou atividade o mais rápido e seguramente possível. Se você retornar muito cedo poderá piorar a sua lesão, o que poderia levar a um dano permanente. Todos se recuperam de lesões a uma velocidade diferente.Retornar à corrida será determinado por quão cedo o seu joelho se recupre, não por quantos dias ou semanas se passaram desde a ocorrência da sua lesão. Geralmente, quanto mais tempo você tiver sintomas da lesão e não for ao médico para começar o tratamento, mais tempo levará para melhorar.Você poderá seguramente retornar à corrida quando começando do topo da lista e progressivamente até o final, cada dos seguintes for verdade:

• Dobrar e esticar totalmente o seu joelho sem sentir dor.
• Seu joelho e perna recuperarem a força normal em comparação ao joelho e perna não lesionados.
• Correr em linha reta sem sentir dor ou mancar.
• Correr em linha reta a toda velocidade sem mancar.
• Seu joelho não estiver inchado.
• Fazer viradas bruscas ou abruptas a 45º.
• Fazer viradas bruscas ou abruptas a 90º.
• Você puder correr fazendo o oito de 18 metros.
• Correr fazendo o oito de 9 metros.
• Pular com ambas as pernas sem sentir dor e puder pular com a perna lesionada sem sentir dor.

Dá pra evitar a síndrome? Claro que dá...é só fazer aquecimento antes de correr e alongar-se. Vai, não é difícil, aliás, isso deveria fazer parte de todos os treinos que a gente faz. Eu até confesso ser meio preguiçosa pra fazer um aquecimento, mas partindo da premissa de que grande parte das lesões podem ser evitadas através desse simples hábito... só nos resta esticar, esticar e aquecer, aquecer...
Eu até achei alguns exercícios de recuperação para quem sofre com esse tipo de lesão...dá uma olhadinha.. é fácil e dá pra fazer em casa mesmo...






PRÓXIMO TEMA: FRATURA POR ESTRESSE

3 comentários:

Aline Petry disse...

Adorei!! De modo simples tu explicastes o básico dessa malditinha! hehe!!
Sofri essa lesão em abril do ano passado, fiz muit fisioterapia e voltei a correr conforme orientação do fisioterapeuta, a lesão voltou! Hoje não faço fisio, mas sob orientação médica devo alongar todos os dias, ou no mínimo antes dos exercícios. Realmente não é o fim do mundo, mas é muito chato, pois é uma musculatura difícil de ser alongada!
Valeu pelas dicas!

Anônimo disse...

Muito didática mesmo. Tive essa dor recentemenete e agora, quando sinto que ela vem chegando, paro de correr, mas sei que devo procurar ajuda antes que piore. Vou investir nos alongamentos. Obrigada

Anônimo disse...

Parabéns pela matária, está de primeira!!!
Estou com esta dor a 1 semana, fiz gelo e tomei "Corticorte" por conta própria, mas ontem tentei voltar a corre e não aguentei de dor =/ é muito chato estar lesionado, mas agora vou fazer o tratamento correto.