sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

MUDANDO DE CIDADANIA...
Hoje pela manhã, após voltar da natação com meu filho, passei na balança da farmácia para me pesar. Fazia tempo que eu não me pesava, até porque não estou treinando e portanto tenho até medo de olhar os ponteirinhos...Mas não pensem que o medo é de me ver obesa...muito pelo contrário...
O que vi hoje foi deprimente...Talvez tenha me feito refletir e pensar em mudar de cidadania.. talvez ETIÓPIA, quem sabe??? Na boa, 46kg é triste demais!!! Quando decidi ficar sem treinar por 10 dias a fim de curar a dor na minha coxa, eu tinha certeza que isso iria acontecer. Tenho muita facilidade em perder peso e quando fico sem treinar, parece que eu definho. Em época de competição, 1 semana antes até faço um trabalho pra secar mesmo, ficar levinha, pois corro melhor, mas ficar levinha todo dia..ninguém merece. Até porque é necessário força e massa muscular nas pernas e a musculação melhora a economia de corrida ou pela redução do movimento desnecessário ou porque pernas mais fortes permitem aos corredores a utilizarem mais as fibras musculares de lenta-contração mais econômicas. Ás ve4zes a gente acha que é besteira, mas veja só, uma melhora de 2% na economia de corrida se traduz em uma elevação de 2% na velocidade da corrida, o que representa uma melhora de 48 segundos para uma corredor de 40 minutos nos 10 km! Ah vai, fala sério.. 48 segundos é empo pra dedéu!!!!
O problema é quem odeia musculação. Na verdade eu nem me enqadro nesse rol, mas confesso que não sou nada fã de ficar dentro de uma academia presa, suando que nem porco...isso me dá nervoso!
Diante disso, acho que tem saída, pelo menos eu encontrei: correr na ladeira.
Correr ladeira acima requer que suas pernas propulsem seu peso corporal contra a gravidade. Ainda mais, elas o fazem em condições que replicam mais de perto as condições de corrida do que as máquinas de musculação. Evidência empírica dos benefícios da corrida em ladeira vem dos corredores quenianos e etíopes de hoje, e vai bem atrás no tempo até os grandes corredores neozelandeses dos anos 60 e 70.
Os melhores corredores do mundo correm ladeiras dia após dia.
Se eu fizer isso, é bem verdade que vou ficar torta por um bom tempo...não dá pra correr todo dia na ladeira, o desgaste é enorme. Quando treino para os 7,5km subida da mata atlântica, uma prova que aocntece em junho só com subida, passo quase todos os dias fazendo treianmentos aqui na Ilha Porchat, que é uma ladeirinha considerável. Há certos dias em que eu peço pra morrer, juro por Deus, tamnho o esforço e o desgaste que sinto.
É claro que há fatores genéticos que separam os corredores de elite dos recreacionais, mas certamente parece que o treinamento em ladeira é um elemento importante que, diferente dos seus genes, pode ser mudado.
Outra vantagem da corrida em ladeira sobre a musculação é que você pode simultaneamente fortalecer seu sistema cardiovascular. Desta forma, corrida em ladeira pode ser vista como uma outra forma de treinamento com peso. Nesse caso, seu corpo é o peso. Para melhorar sua força nas pernas, você pode fazer exercícios de musculação com pesos na academia, ou pode fazer exercícios ao mover todo seu corpo ladeira acima contra a gravidade.
A evidência indica que melhorar a força da pernas através de treino com peso melhorará sua economia de corrida. Você pode fazer isso com musculação ou correndo em ladeira. Se você decidir-se pela musculação, procure orientação de um treinador ou profissional de educação física que compreenda que seu objetivo é melhorar a corrida e não ter a aparência de um Arnold. Até proque, eu pelo menos, nunca vi um corredor Arnold...Marilson, Frank (o pipoqueiro), Vanderlei e tantos outros são magérrimos...Se você decidir fazer musculação para as pernas, agende suas sessões de modo que estejam logo antes ou depois do treino de corrida forte. Independente da sua escolha ser musculação ou ladeiras, sua economia de corrida e performance deve melhorar.
Ok, o papo tá muito bom, mas quero só ver a partir de domingo quando eu voltar a correr....ainda mais com esse peso de etiópia...faça o meu favor!!!!

4 comentários:

Mark V disse...

Vivam as Rampas (ladeira) e abaixo o tapete (esteira)!!!Onde é que eu assino?

Abraço

Rodrigo disse...

Musculação pode ser "chato" se a gente colocar na cabeça a idéia de que só vai na academia levantar peso. Mas, se fizermos amizade com os colegas e der umas boas risadas na academia, a musculação fica menos ruim. Como onde moro não existem ladeiras, não tenho outra opção :)

Jorge Cerqueira disse...

Que isso quem dera se eu parasse alguns dias de correr e perder peso eu iria adorar. Também eu não sou adepto a ficar em sala de musculação, só faço pq o meu técnico me disse que eu tinha que fazer e que era para meu bem.
Parabéns por compartilhar conosco as suas crônicas.
Lhe desejo uma ótima recuperação.
Bom final de semana.

JORGE CERQUEIRA

Anônimo disse...

Também não trocaria a ladeira pela academia (não odeio, mas não sou fã). No entanto, desconfio que, para quem se exercita 5, 6 dias por semana, apenas correr (ladeira ou plano) pode facilitar a ocorrência de lesões... Lesões que não apareceriam na academia... Além disso, a academia não serve apenas para muscular as pernas: trabalhos de abdômem e costas (postura) também fazem muito bem ao corredor, acredito eu.