sábado, 27 de setembro de 2008


BOLT REBATE LEWIS: "EU SEI QUE ESTOU LIMPO"


Alvo de múltiplas insinuações de doping desde que faturou os títulos de todas as três provas que disputou nos Jogos Olímpicos de Pequim, sempre com recordes mundiais, o jamaicano Usain Bolt reagiu às acusações. Em entrevista à Reuters, nesta sexta-feira, o campeão olímpico dos 100m, 200m e 4x100m negou o consumo de qualquer substância proibida.
'Eu sei que estou limpo. Trabalho duro pelo que eu quero', disse o velocista. Na China, ele impressionou logo em sua primeira final, baixando o recorde do mundo em três centésimos de segundo ao estabelecer a marca de 9s69. Mais que o tempo, sua performance chamou a atenção pela facilidade com que foi conquistada.
Bolt fechou a prova diminuindo o ritmo nos metros finais e começando a comemoração mais cedo. Especialista nos 200m, ele já tinha chamado atenção ao bater o recorde mundial, que pertencia então a seu compatriota Asafa Powell, em maio.
Dono de nove medalhas de ouro olímpicas, o norte-americano Carl Lewis foi um dos que ficou intrigado com a evolução do atleta. Um dos títulos de Lewis foi conquistado após a descoberta do doping do jamaicano, naturalizado canadense, Ben Johnson, nos Jogos de Seoul-88. 'Ainda estou trabalhando o fato de ele baixar de 10 para 9s6 em um ano. Acho que existem algumas questões... países como a Jamaica não têm programas (de controles de doping) aleatórios. Então, eles podem passar meses sem ser testados', disse Lewis em entrevista à Sports Illustrated.
Bolt não acusou o golpe. 'Eu sei o que ele disse. Para mim, realmente não importa o que ele disse, muitos estão dizendo isto. Quando você corre os 100m é o que consegue. Quão rápido você seja, eles começam a falar isto. É como um padrão. Estou tentando mudar isto. É uma imagem negativa para o esporte. Carl Lewis pode dizer o que ele quiser. É apenas sua opinião'.
Para Bolt, só há uma explicação para sua evolução: trabalho duro. 'Os 200m também são velocidade, esta é a chave. A única coisa que eu tive de fazer foi acertar minha largada e eu acertei. É por isso que meus últimos 50m são tão bons porque eu tenho velocidade e resistência'.
Aos 22 anos, o velocista rebate os argumentos de poucos antidopings apresentado pelo norte-americano. 'Claro que somos testados no Caribe. Eles gostam de chegar na nossa casa de manhã cedo. Não é legal ser levantado às seis, sete horas quando você está aproveitando o sono. Mas eu sei que o que é e isto é justo. Somos testados sempre'.
A despeito do que os adversários e observadores têm dito, Bolt garante que estará na defesa de seus títulos em Londres-2012. 'Eu vou estar em Londres... e espero que não esteja frio', brincou. 'Estou ansiando por isto. Eu posso voltar a ser campeão. Vou ter 26 anos, tenho muito tempo em minhas mãos. Tudo o que eu preciso é manter o foco, treinar duro e estar pronto'.

Nenhum comentário: