terça-feira, 23 de setembro de 2008

CORRENDO CONTRA A GRIPE
Aff...dessa não deu pra fugir mesmo. Também, admito, facilitei. Ante ontem resolvi bater perna no Gonzaga e com essa mudança de tempo louca que vem fazendo aqui me Santos de de manhã fazer sol, de trade frio, de noite nevar...acabei sendo surpreendida pela danada da gripe... e conclusão...já estou há 3 dias de molho, já que nunca gostei de correr gripada, apesar de muita gente jurar de pés juntos que é muito bom pra curar maia rápido... Será mesmo???
Correr com gripe abre as portas do seu organismo para doenças mais sérias Os exercícios enfraquecem ainda mais o sistema imune, por isso tem que se recuperar em repouso.
A gripe é um processo infeccioso, normalmente, desencadeado quando seu corpo apresenta baixa resistência imunológica. Por isso, quem corre precisa dedicar atenção em dobro à alimentação: o exercício envolve um alto gasto energético, enfraquecendo o organismo que não estiver devidamente preparado. Além disso, é preciso levar em conta as alterações na temperatura do corpo, que acontecem durante o treino, e as variações de clima que se apresentam a quem pratica esportes ao ar livre.Tem muita gente que, mesmo com o nariz congestionado e o corpo dolorido, sai para correr, a justificativa é que o treino ajudaria a desintoxicar o organismo. Cuidado com isso. Uma doença é sinal de que você está frágil e precisa poupar energia para combater os microorganismos causadores do problema.O efeito preventivo das atividades físicas, entretanto, não deixa dúvidas. Um estudo recente, publicado na revista do American College of Sports Medicine (um dos mais importantes centros de pesquisa em medicina esportiva do mundo) constatou: o exercício, quando praticado com regularidade e num ritmo agradável, diminui as chances de surgirem infecções. Mas os exageros fazem o inverso. Os corredores que treinam de maneira árdua estão mais suscetíveis a gripes e problemas respiratórios. A explicação para essa aparente incoerência está num aminoácido chamado glutamina, presente no tecido muscular. Consumida pelo corpo durante o treino, ela também alimenta os leucócitos (células de defesa imunológica).A saída para garantir apenas o bom efeito da atividade física é a moderação ou, no caso dos esportistas profissionais, a suplementação. Os aminoácidos de cadeia ramificada, conhecidos como "BCAAs", são usados na produção de glutamina e podem suprir essa carência, diminuindo as chances de doenças como gripes e resfriados. Já é comprovado também que os exercícios regulares estimulam a produção de citocinas, imunoglobulinas e das células chamadas natural killers. Estas últimas, como o próprio nome inglês diz, são definidas como assassinas naturais, pois têm a capacidade de reconhecer e matar células tumorais.Estudos recentes revelaram que a atividade física regular e moderada regula o sistema imunológico, fazendo com que ele fique preparado para resistir a infecções. Já os treinamentos intensos, e sem um cuidado maior, debilitam as defesas do organismo humano.
Eu, vou aguardar bonitinha no quentinho essa danada ir embora.. e só então...voltarei com a corda toda....

2 comentários:

Bruno Thomaz disse...

Lu!
Há tempos eu tinha idéia de fazer um blog mas acabava desistindo, mas lendo o teu blog acabei me animando! Você e suas histórias serviram de incentivo pra mim!

Coloquei um link pro seu blog lá no meu tá?

Bruno Thomaz

Bruno Thomaz disse...

Ops... acabei esquecendo de te passar o meu blog:
www.correndonachuva.blogspot.com

bjo