sábado, 27 de setembro de 2008



ULTRAMARATONSITA TEM PERNA AMPUTADA POR CAUSA DE BOLHA


Um fato terrível aconteceu na 16ª etapa da Transe Gaule, uma ultramaratona de 1.166 quilômetros que corta a França e é disputada em 18 etapas.

Uma bolha no pé esquerdo de Chiu Shu-jung, 51, experiente corredora de Taiwan estourou. Achando que seria um problema corriquiero de qualquer corredor (sim, todos nós temos bolhas nos pés), a atleta seguiu em frente até a etapa final concluindo a exaustiva prova em segundo lugar no feminino, 17º no geral, fechando em um total acumulado de 125h07min24., no dia 30 de agosto.
Infelizmente, pouco depois, teve de ser hospitalizada por causa de fortes dores em seus pés. Ela já estava com infecção adiantada nos pés e teve de ser transferida para um hospital em Montpellier.
Atacada por uma bactéria conhecida como "comedora de carne", a corredora foi vítima de fasciite gangrenosa. Foi submetida a sucessivas operações e acabou por ter sua perna direita amputada, no dia 31 de agosto, assim como parte do pé esquerdo, em cirurgia no dia seguinte. Segundo o boletim médico, as amputações foram necessárias para evitar que a infecção se espalhasse.
Ela está sendo mantida em coma induzida e, segundo o último boletim médico (do dia 16 de setembro), seu estado, apesar de grave, como se pode imaginar, é considerado estável.
Chiu, de 51 anos, tem dois filhos e é uma das grandes ultrmaratonistas do planeta. Integra a equipe nacional de Taiwan para provas de 24 horas e, no ano passado, classificou-se no 40º lugar no geral na conhecida Spartathlon (corrida de 246 km de Atenas a Esparta).
"Nunca pensei que fôssemos sofrer tanto", disse o marido de Chiu, Lu Hua chieh, que pela primeira vez a acompanhou em uma prova. Ele disse esperar que os médicos estudem bem o caso para que, no futuro, seja dado um atendimento melhor a corredores que enfrentem
situação similar.
Nossa, que coisa triste Meu Deus!!!!!! O que podemos fazer é rezar por ela...além de ficarmos mais atentos do que nunca a uma simples bolha nos pés....

Um comentário:

Bruno Thomaz disse...

Pois é, eu tinha lido essa notícia em algum lugar e também fiquei chocado...

Infelizmente estamos sujeito a todo tipo de risco, por isso que aqueles conselhos "bregas" de sempre procurar um profissional são mais do que necessários, sãi imprescidíveis!!