domingo, 28 de setembro de 2008


Gebrselassie bate o recorde mundial da maratona


Mais uma vez no percurso plano da Maratona Internacional de Berlim, o etíope Haile Gebrselassie bateu o recorde mundial da distância. A exemplo do que já havia feito no ano passado, o africano melhorou a marca mundial, desta vez correndo abaixo das 2h04. Neste domingo, ele venceu a prova com o tempo de 2h03min59.
Esta foi a terceira vitória consecutiva de Gebrselassie na prova alemã, o tricampeonato é inédito em Berlim. 'Hoje, eu estou muito, muito, muito feliz. Tudo foi perfeito hoje', comemorou.
O clima ameno ajudou a performance do etíope, que não teve dificuldades para controlar a prova desde a largada. Aos 35 anos, Gebrselassie teve uma preparação complicada para a disputa.
'Eu tive uma pequena lesão muscular na barriga da perna e tive de parar por uma semana, somente há uma semana pude voltar a treinar. Então, para hoje eu tinha algumas dúvidas... mas tudo foi realmente muito bom', comemorou.
Em agosto, Gebrselassie abriu mão de defender seu título olímpico na maratona temendo que as más condições de poluição em Pequim comprometessem seu futuro. Com isso, ele correu apenas os 10.000m, mas não foi capaz de repetir as vitórias obtidas em Atlanta-96 e Sydney-2000, terminando na sexta colocação.
O recorde deste domingo é o de número 26 na carreira de Gebrselassie e mantém uma tradição do percurso alemão, que já permitiu a muitos corredores conquistarem a marca mundial. Foi assim cinco anos atrás com o queniano Paul Tergat, pentacampeão da Corrida Internacional de São Silvestre, quando ele estabeleceu o tempo de 2h04min55. Foi a primeira vez que alguém completou os 21.195km abaixo de 2h05.
Na prova feminina deste domingo, a alemã Irina Mikitenko venceu com o tempo de 2h19min19. Esta é a quarta melhor marca feminina da história na distância. Somente a recordista mundial Paula Radcliffe, Catherine Ndereba e Mizuki Noguchi já foram mais rápidas que ela.
A segunda colocação ficou com a etíope Askale Magarsa (2h21min31), seguida pela queniana Helena Kirop (2min25s01).

Nenhum comentário: