domingo, 7 de setembro de 2008



O QUE SERÁ QUE O VANDERLEI COME???



Nós corredores sempre tentamos nos alimentar de forma correta, nem que seja na semana da prova. Eu sei que às vezes é bem difícil até pela correria do dia a dia, mas o idela é que tenhamos uma alimnatção saudável, já que isso influi e muito em nosso desempenho. Eu mesma sou um pouco chata com isso. Evito frituras, mas amoooooooo batata frita pré-cozida. O que eu faço? Como uma vez ou outra ué, afinal de contas atleta que é atleta tem qwue se privar sim dessas porcarias maravilhosas.
Muitas vezes a gente até quer se alimentar bem, mas nem sabe o que comer.
Então, que tal a gente ver o que o maratonista Vanderlei Cordeiro come para ter um desempenho tão bom nas corridas?
Vamos lá???
O mocinho diz que come de tudo, inclusive café com leite de manhã e arroz, feijão e carne no almoço
É comum imaginarmos que um atleta de ponta tem uma alimentação rígida ou com muitas restrições, mas o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima é a prova de que não existe uma regra quando o assunto é nutrição.“Tomo o café da manhã com café com leite e pão. Quando volto do treino, repito a dose com mais um café com fruta ou vitamina”, contou o atleta. No almoço, também não há nada de especial. “Arroz, feijão, macarrão e carne são os principais itens do meu cardápio”.Existem aquelas pessoas que preferem não tomar leite no café da manhã para evitar desconforto gástrico, ou não comem feijão para não se sentiram muito pesados, mas Vanderlei afirma que já tentou fazer um cardápio especial, e que a adaptação não foi a esperada. “Já cheguei a fazer uma dieta específica e mais planejada, mas não senti diferença no meu resultado. Por isso, voltei a fazer a minha alimentação de costume”, lembrou. Mesmo com um cardápio considerado normal, o maratonista confessou que, às vezes, se rende a uma comida mais pesada, mas ele toma o cuidado de não quebrar as regras antes de competições. “Não tenho nenhuma restrição alimentar, adoro churrasco e feijoada, por exemplo, mas é lógico que me controlo para não comer esse tipo de coisa antes de uma prova. Afinal, sei que vai atrapalhar o meu desempenho”.
Antes de uma corrida a regra é a básica de todo atleta: “Procuro manter uma base alimentar de 60% a 70% de carboidrato de fácil digestão. Para dar maior energia”, explicou.
Bom, se comer o que ele come faz a gente correr que nem doido.. então pessoal, é a hora...rs...vamo se atolar!!! rs...

Um comentário:

Jorge Cerqueira disse...

Olá Lu muito boa essa matéria, mais digo o seguinte a vc, cada pessoa tem um sistema biológico diferente se o wanderlei como de tudo ele é um sortudo de não engordar, mesma coisa eu digo do Franck Caldeira, eu queria ser que nem esses corredores comem de tudo e não engorda se eu bobear eu engordo. Olha em 2004 fui correr a maratona de sp e no mesmo hotel que eu estava tinha um corredor que disse o seguinte quando corre de manha treina ou compete não come nada antes aí eu perguntei para ele se ele não se sentia mal ele disse que não por isso eu digo que cada pessoa tem o sistema biológico.
Valeu..boa semana e ótimos treinos.
JORGE CERQUEIRA