terça-feira, 13 de maio de 2008


ANSIEDADE PRÉ-COMPETIÇÃO... O QUE FAZER?

Você é daqueles que em véspera de competições fica nervoso, perde o sono, ou seja, é um poço de ansiedade??? Pois bem, bem vindo ao time!!!!
Eu falo por mim... Dependendo da prova, principalmente se for uma daquelas em que eu não conheço o percurso ou ainda uma competição em outra cidade, fico numa ansiedade só....Pode ser besteira minha, já que não ganho nada com isso, talvez um podiozinho ou mesmo uma medalha finish, mas o fato é que realmente não consigo me controlar...eu durmo mau, fico acordando no meio da noite, sonho que perdi o horário da corrida, e assim vai.. a lista é grande, pois estou falando das sensações que tenho antes de sair de casa, pois quando eu chego no local da corrida, começa... é nervoso, é um tal d ebalançar perna, balançar braço, roer unha... sem contar a dor de barriga... ah.. a dor de barriga... bendito seja os banheiros químicos .... rs... Houve uma competição em Bertioga que eu cheguei a ir 3 vezes ao banheiro... e devo confessar não foi para fazer o n.º 1...rs...
Agora que estou voltando, veio de novo toda essa sensação que fazia algum tempo que eu não sentia.. e confesso... é até gostosinha...
Vocês sabiam que a ansiedade é um dos maiores problemas que atingem os atletas e mesmo os técnicos que participam diretamente de todo um trabalaho desenvolvido para as competições?
É interessante definirmos o que é ansiedade. Ansiedade é um estado emocional causado pela excitação do Sistema Nervoso Central. Esta excitação é provocada pela percepção de que alguma coisa ao redor esta não conforme com a rotina de vida de cada pessoa.O período pré-competitivo, até o tiro de largada é um tempo de maior concentração, reflexão, auto-avaliação, comparações, pré-julgamentos com relação aos obstáculos e problemas a serem superados e os objetivos planejados.Nesta condição surgem às inseguranças, receios, convicções, certezas que são responsáveis pela manifestação do estado de ansiedade positiva ou negativa. A ansiedade é negativa quando impede que o atleta possa desenvolver positivamente toda a sua potencialidade, física e psicológica. No outro extremo temos as ansiedades altamente positivas, que também poderá levar ao não atingimento dos resultados esperados, onde o atleta esquece a técnica e passa a correr somente com a energia da emoção, um técnico ansioso transmite seu estado emocional para o atleta.Isto posto, a pergunta muita bem colocada sugere uma resposta indicando o "caminho do meio" ou seja, o caminho do equilíbrio.
É trabalho essencial do atleta procurar este equilíbrio, a ansiedade é um estado que mobiliza para a ação, desde que em doses equilibradas possibilitando uma participação em uma corrida com vontade, garra, técnica e fundamentalmente fair-play.Isto acontece quando existe uma , clareza de propósitos, no trabalho diário.Um planejamento confiável também é base importante na construção desta pirâmide. Outro fator positivo no equilíbrio da ansiedade o autoconhecimento e o grau de maturidade do atleta, baseado em seus sentimentos e emoções, sua condição física para a prova e suas manifestações. Além disso, no período pré-competição é necessário cuidar-se adequadamente respeitando o repouso, sono, alimentação, hidratação e prática do lazer no convívio social.

Nenhum comentário: