quarta-feira, 7 de maio de 2008

NOTÍCIAS DO ATLETISMO....

* Atletas europeus de dez países serão usados como 'cobaias' em um estudo sobre asma desenvolvido pela Rede Global Européia de Alergia e Asma durante a realização dos Jogos Olímpicos de Pequim. Cerca de uma centena de esportistas da Grã-Bretanha, Finlândia, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Itália, Noruega, Polônia, Portugal e Espanha participarão do projeto.
O objetivo do estudo é avaliar os efeitos da exposição ao ar poluído chinês no organismo em situações de alta performance. O Brasil também está fazendo um estudo entre seus atletas sobre a mesma temática. Os competidores classificados para as Olimpíadas estão sendo avalidos por uma equipe da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


* O juiz federal F. Bradford Stillman negou o pedido de fiança para o ex-velocista Tim Montgomery. O ex-recordista mundial dos 100m foi detido na semana passada sob a acusação de distribuição de heroína.
Nesta terça-feira, ele foi ouvido pelo magistrado que marcou para 9 de julho o julgamento do ex-atleta. Aos 33 anos, o ex- atleta foi peso na Virgínia portando mais de 100g de heroína.
A prisão atual é apenas mais um episódio dramático na derrocada de Montgomery. Campeão olímpico no revezamento 4x400m em Sydney-2000 e vice na mesma prova em Atlanta-96, Montgomery também responde a processo por fraude ao sistema bancário, por mentir em depoimento à Justiça e pelo envolvimento no escândalo dos laboratórios Balco, que fornecia substâncias proibidas a atletas profissionais.


* A mudança é temporária e neste final de semana, a partir das 8 horas, os triatletas Santiago Ascenço e Rafael Brandão ficarão restritos à corrida na disputa da etapa de Goiânia do Circuito de Corridas de Rua da Caixa.
Aos 28 anos, Ascenço é bicampeão do Troféu Brasil de Triatlo em 2005 e 2006, foi vice em 2007 e terminou em 10º lugar no Campeonato Mundial de Iron Man 70.3, também no ano passado, a melhor participação brasileira na competição.
Brandão admite que terá dificuldades e não espera ficar entre os primeiros colocados, mas avalia a prova como um ótimo desafio em sua preparação para as competições de triatlo. “Estamos acostumados a dosarmos o ritmo no atletismo, pois temos também provas de natação e ciclismo para cumprir. Será interessante participar desta prova com o tanque cheio”.


* O Brasil contará com uma representação de peso na disputa do Grande Prêmio Caixa Sesi de atletismo, em Uberlândia (MG), neste domingo. Dos 69 brasileiros inscritos no primeiro dos cinco meetings previstos no país, 14 já têm índice para os Jogos Olímpicos de Pequim.
No masculino, os pré-classificados são Vicente Lenilson, Sandro Viana, José Carlos Moreira, Bruno Lins, Fabiano Peçanha, Hudson de Souza, Fábio Gomes da Silva, Jadel Gregório e Jefferson Sabino. Mas em Minas, Sandro, José Carlos, Bruno e Peçanha não disputarão as provas nas quais têm índice. Os três primeiros correrão o revezamento 4x100m, enquanto Peçanha disputará os 1.500m.
Entre as mulheres, o grupo olímpico inclui Lucimar Moura (100 m, 200 m), Gisele Lima de Oliveira (salto triplo), Elisângela Adriano (lançamento do disco), Alessandra Resende (lançamento do dardo) e Lucimara Silvestre, classificada no heptatlo, em Minas ela vai competir no salto em altura e os 100 m com barreiras.


Nenhum comentário: