quarta-feira, 7 de maio de 2008



'FORA DO PONTO', VANDERLEI CORDEIRO ESTÁ FORA DE PEQUIM

Vanderlei Cordeiro de Lima não disputará os Jogos Olímpicos. Após passar por um exame nesta terça-feira em São Paulo, o maratonista brasileiro medalha de bronze em Atenas-2004 foi informado de que não está em condições de disputar a Maratona de Praga, no domingo, e desta forma não poderá melhorar seu índice para a disputa de Pequim-2008.
O experiente atleta de 38 anos sofreu uma inflamação no músculo adutor da coxa esquerda há seis semanas, enquanto realizava treinamentos. Embora sua situação esteja melhorando gradativamente, Vanderlei não estará nas condições mínimas para disputar a prova na República Tcheca (a última na tentativa de obter um dos três melhores tempos brasileiros para as Olimpíadas), conforme apurou a reportagem da Gazeta Esportiva.Net.
A desistência de Vanderlei, ironicamente, contradiz o que o próprio atleta comentou na última segunda-feira. Na ocasião, o maratonista reconheceu que a lesão ameaçava sua participação em Praga, mas que abriria mão da disputa apenas no dia da prova.
Todo meu trabalho foi para estar presente (nas Olimpíadas)”, lembrara o brasileiro. Nós, atletas, estamos sempre além do limite, enfrentando diferentes obstáculos e este é mais um. De qualquer jeito, vou tentar. Somente se no dia sentirmos que não vai dar, aí desistiremos”.
Poder correr em Praga, ele até poderia, mas a gente avaliou que com esse problema ele teria uma performance abaixo do necessário, além de colocar em risco a sua integridade física. No exame, o médico fez alguns movimentos com a perna dele e o Vanderlei sentiu dores. De repente, ele não aguentaria nem terminar a prova e ficaria muito frustrado. Para não correr o rsico de agravar a lesão, resolvemos desistir da prova”, comentou D'Ângelo, treinador de Vanderlei.
De acordo com o técnico, não há uma causa específica para a contusão do corredor. “Isso pode acontecer com todo atleta. É uma lesão que ocorre da sobrecarga de treinamento, da carga que foi proposta. Claro que todos recursos são usados para que nada aconteça, mas tem coisas que fogem da nossa alçado. Recentemente, o Stefano Baldini, atual campeão olímpico da maratona, sofreu uma fratura por stress e é possível que ele também não corra nas Olimpíadas”, lembrou.
Sem as Olimpíadas de Pequim no planejamento de 2008, Vanderlei pode correr o Mundial de Meia-Maratona, que será disputado no Rio de Janeiro no dia 12 de outubro. “O Vanderlei começou muito bem a temporada e foi segundo na Meia-Maratona de São Paulo (o atleta marcou 1h04min10s. À sua frente ficou apenas o queniano Kiprono Mutai, com 1h04min02s). Com o tempo que tem, ele está no Mundial e, se for realmente convocado, vai disputar a prova”, deixou o claro.
Meses depois, no final de dezembro, Vanderlei decide se vai ou não encerrar a vitoriosa carreira. “Isso é uma coisa que a gente já vem conversando. Ele não é eterno, mas até o final do ano ele vai cumprir os contratos com patrocinadores e compromissos profissionais. Depois, vamos analisar”, encerrou D'Ângelo.
O Brasil tem direito a enviar três maratonistas com índice A para a disputa das Olimpíadas. Vanderlei Cordeiro de Lima, no entanto, detém a marca de 2h12min53, apenas a quarta melhor do país: atrás de Marílson Gomes dos Santos (2h08min37), José Teles de Sousa (2h12min23) e Franck Caldeira (2h12min32).
É UMA PENA........

Nenhum comentário: