sexta-feira, 9 de maio de 2008


ÁGUA X ISOTÔNICO


Seja entre os atletas amadores, profissionais ou corredores de fim de semana, existe um assunto que é preocupa a todos: a hidratação. É comum ouvirmos dizer que só a água é suficiente para manter um atleta hidratado por determinado período de treinamento, ou mesmo que beber isotônico pode fazer mal para a saúde. Mas será que existe uma regra para saber qual é a melhor opção para cada tipo de rotina de treino?

Eu mesma fico em dúvida. É bem verdade que durante uma prova eu preferiria tomar água, mesmo se tivesse a opção de tomar um isotônico, mas por um motivo particular.. acho que correndo, a água não deixa um paladar amargo na boca, nem me faz enjoar...Falo isso porque já tentei correr e tomar um Gatorade durante o treino e me senti mal, uma sensação estranha de que a qualquer momento colocaria tudo pra fora. Todavia, após a competição ou os treinos eu gosto sim de recarregar as energias com um bom isotônico. Então vamos ver qual dos dois é o ideal???
A nutricionista Mariana Escobar, da PUC de Porto Alegre, explica que a hidratação do exercício depende de fatores como a duração do exercício, intensidade, modalidade, temperatura, ambiente, entre outras variantes. "Mas, de maneira geral, em exercícios de até 45 minutos de duração a hidratação somente com água é o suficiente", afirmou Mariana.
Apesar da água cumprir bem o papel de manter o corpo do atleta hidratado em treinos relativamente curtos, a hidratação com isotônico logo no início da atividade não tem contra-indicações. "Normalmente, as bebidas esportivas possuem, além de eletrólitos, o carboidrato, que pode ser uma boa opção para os corredores que não toleram o carboidrato sólido ou em gel, trazendo assim um benefício", disse a nutricionista.
Além disso, o isotônico possui a composição aproximada às perdas por meio do suor, ou seja, mantém o equilíbrio entre água e sais minerais. "Não acredito que haja desvantagens em consumir bebida esportiva nos primeiros minutos da atividade, pelo contrário, é uma ótima opção para começar o exercício já hidratado e com energia, pois o sódio e o potássio encontrados na bebida otimizam a hidratação", completou.
É importante o atleta ter em mente que o isotônico deve ser usado com moderação. "A cada 60 minutos de corrida, o corredor deve repor cerca de 50g de carboidratos. Como cada copo de bebida esportiva (200ml) possui 12g de carboidrato, o indicado é consumir no máximo cinco copos. Se houver necessidade de uma maior hidratação, devemos intercalar a bebida esportiva com água", explicou Mariana Escobar.
Mesmo com todas as vantagens que as bebidas esportivas proporcionam para os atletas, existem aqueles que não se adaptam ao consumo da bebida. O que fazer nesse caso?
Outra boa opção para repor os sais minerais é beber água de coco, que funciona como um isotônico natural.
Para planejar bem a sua hidratação durante treinos e provas, a nutricionista indica o método de pesagem. O atleta deve se pesar antes e depois de cada treino e somar o peso perdido com a quantidade de líquido ingerida. Essa será a perda total ocorrida durante o exercício. Com o resultado em mãos, o corredor fica sabendo a quantidade ideal de líquidos que deve ingerir. "Caso seja muito complicado para o atleta se pesar antes e depois dos treinos, existe uma regra básica geral, que é beber de 150 a 200ml a cada 20 minutos de treino", sugeriu a nutricionista.

Tá aí... mas na boa... não troco a boa e velha amiga "água" por nada...afinal de contas não é a toa que recebe o nome de " Líquido da vida" não é verdade????

Um comentário:

CORREDOR " X " disse...

Comprei um novo isotônico, Distance, vou começar a experimentar amanhã. Nos longos sinto falta de uns carboidratos.