sexta-feira, 4 de janeiro de 2008


APERTE O PASSO... JUST RUN....

Ok.. 2008 chegou e com ele, vária promessas....e principalmente aquela...emagrecer e deixar d evez o sedentarismo de lado.. É hora de praucar esporte e nada melhor do que a corrida, que na minha opinião é o melhor esporte do mundo!!!!! Quando corremos, o cérebro liberada alguns hormônios, como a serotonina e a endorfina, na corrente sanguínea, o que torna o esporte muito prazeroso e quase viciante. Sabe aquele comercial que diz que é impossível comer um só? Neste caso, a sensação gostosa da corrida vai permanecer após o exercício, já que no primeiro dia o corpo já apresenta uma melhora no seu funcionamento. Bem-estar e equilíbrio emocional são outras vantagens da corrida. É claro que quem quer começar a correr a partir de amanhã, não vai colocar o tênis e sair pelo mundo como Forest Gump....muita calma nessa hora... pois a corrida requer treinamentos gradativos a fim de que todo seu esforço não se transforme em fadigas musculares, queda de imunidade e principalmente as temidas LESÕES (pesadelo de todos nós corredores).

Então, mãos à obra. Se você quiser realmente começar a correr e ter bons resultados, a chance é agora...Primeiramente diga pra você mesmo: EU QUERO COMEÇAR A CORRER! Ótimo...parabéns... você já andou 500m no mundo das corridas, aliás, como eu disse anreriormente, no mundo viciante da corrida. Vamps lá...A seguir tem algumas diquinhas básicas, porém de extrema importância:


1) Nem pense em começar a correr sem antes passar pelo médico, pois antes de iniciar a atividade, é necessário que se tenha uma noção de seu estado de saúde, e submeter-se a exames que poderão ajudar muito para que seu técnico possa montar sua planilha de treinamento com mais segurança ou em caso de você treinar sozinho, não ter maiores problemas. Estes exames farão análise de Colesterol, Diabetes, VO2 Máximo, Freqüência Cardíaca, Doenças Cardíacas e Respiratórias....

2) Estabeleça metas. Não corra sem objetivos, para que seu treino tenha um propósito, sejam elas quais forem, desde uma corridinha na praia de 6 Km até uma Maratona. Decida se você quer participar de provas ou correr só por hobby, pois se você estiver treinando para uma prova, dificilmente irá faltar nos treinos ou fazê-los pela metade, mas se você estiver correndo sem objetivos, possivelmente quando estiver frio, chovendo, de férias ou ocorrer qualquer outra situação adversa, você irá deixar seus treinos em segundo plano. Agora é importante que suas metas sejam reais, para que não se decepcione no futuro, e sinta-se desmotivado, não adianta começar a correr hoje, sem nunca ter treinado corrida antes e se inscrever para uma Maratona daqui a 03 meses, seja realista. Como eu disse.. a corrida é um esporte de resultados gradativos... requer treinos e paciência...

3) Alie 3 elementos importantes na sua vida. Eles serão os responsáveis para que você consiga atingir suas metas: Treinamento, Sono e Alimentação, os três itens têm a mesma importância, e devem estar estabelecendo um bom sincronismo, caso um deles não esteja funcionando bem, o seu desempenho estará comprometido, e uma série de outros problemas poderão vir a tona. Assim, não adianta treinar como um louco e dormir pouco, da mesma forma que não adianta dormir muito e ter uma alimentação cheio de porcarias....

4) Ter um bom treinamento é uma das partes mais importantes para um corredor. Eu estou cansada de ouvir casos de pessoas que dizem ter treinado horrores e na hora "H" sucumbiram a uma horrível desistência no meio d euma prova. Ninguém nasce um corredor, um ultramaratonista. Isso depende de você e de seus treinos. Não faça um treino sem antes falar com alguém que entenda do assunto. Apesar de parecer simples, correr não é tão fácil assim. Correr por correr, apenas aumentando a distância e o tempo de corrida, trará benefícios no começo, mas depois você atingirá um "time" e não conseguirá quebrá-lo, além de estar sujeito a uma série de lesões relacionadas à corrida. Em uma planilha de corrida estão envolvidos diversos tipos de treinos, ou seja, dependendo da época e de seus objetivos, existem treinos de subida, força, resistência, potência, simulados etc, são etapas que todos os corredores irão passar, e cada uma delas tem o seu tempo e propósito.

5) Bom sono sempre. Esta é uma variável importante de seu treinamento, é indispensável que tenhamos de 6 a 8 horas de sono diários e não desperdicemos noites por motivos banais, tente deixar festas e jantares para os dias que antecedam os seus dias de folga na planilha. Lembre-se que atleta dorme cedo e descansa mesmo. Já falei várias vezes por aqui que estou cansada de ver amigos vindo direto de baladas para as competições. Ok, alguns até terminam a prova, mas prejudicam muito a saúde com essa atitude.

6) Muitas vezes as pessoas dizem que estão seguindo a planilha, mas não estão tendo melhoras e ainda estão desmotivadas para seus treinos. Na maioria das vezes, corrigimos estes aspectos melhorando a alimentação da pessoa. Sabe aquela frase de vó: Saco vazio, não pára em pé? Então, não dá pra fazer um bom treino e ter bons resultados s enão nos alimentamos direito. Eu mesma acordo e tomo apenas um iogurte e uma banana, até mesmo antes das competições. Na volta, tomo um copão de vitamina de mamão, banana, maça e tudo que eu encontro pela frente. Pelo menos 6 refeiçõe diárias... Se preferir, procure um Nutricionista para que ele possa prescrever uma alimentação que se encaixe com suas necessidades.

7) esporte mais viável para as pessoas, ou seja, não é preciso ter o melhor tênis ou o melhor calção e camiseta, basta ter bom senso e procurar vestir roupas leves e um tênis que se encaixe com o seu tipo de pisada e também com o seu peso, pois se você estiver acima do peso, é importante que o tênis tenha um bom sistema de amortecimento. Hoje em dia existem diversos modelos no mercado que podem ser adquiridos por preços bem interessantes para os corredores, procure uma loja especializada e fuja dos produtos pirateados, pois neste caso o barato poderá sair muito caro.

8) É muito importante que você aprenda a conhecer os seus limites, isto leva tempo e treinamento. Uma das piores coisas para um corredor é acabar um treino ou uma prova achando que poderia ter dado mais, ou não conseguir acabá-lo, por ter se esforçado muito no começo. Isso já conteceu comigo tantas vezes... E todas elas a sensação de fracasso foi tão ruim!!!! Um importante aliado para que este conhecimento seja adquirido é o cronômetro, um corredor que começa o treino sem o cronômetro, já esta começando errado, marque seus tempos, eles serão as variáveis de avaliação mais importantes de seus rendimentos na pista.

9) Esse íten eu até já falei aqui no blog..Todo corredor tem que conviver com a dor.. e isso falando literalmente... Houve uma época em que eu corria chorando, cor dor nos dois joelhos, mas não queria paar porque na semana seguinte teria competição. Na verdade sempre aparece uma dorzinha aqui ou acolá.. é no joelho, é na panturrilha, é na coxa, é no calcanhar, na unha (putz... na unha... aquela partizinha que quase sempre eu deixo cair no meio da prova..rs). O importante emsmo, é importante que saiber avaliá-las, pois muitas vezes são dores musculares, e a cura está simplesmente no descanso da musculatura envolvida, por isso é importante ficar atento sobre qualquer tipo de desconforto que esteja interferindo em seus treinos, e na dúvida... já sabe... médico! No começo é comum o aparecimento de dores e muitas pessoas já interrompem seus treinamentos logo no início, mas esta não é a saída, em muitas das vezes, antes de parar de correr, um ortopedista.

10) Treinos Complementares – Para ajudar no seu desempenho na corrida, existem outras atividades que são importantes, como a Musculação, Natação, Bike e Alongamentos. Não é necessário que você encaixe todas estas atividades em seu treinamento, mas o fato é que não existe uma atividade completa, ou seja, que envolva todos os grupos musculares, então se você ficar só na corrida estará deixando de estimular partes de seu corpo, é importante montar suas planilhas de treinamento deixando tempo para os treinos complementares.

Bom, eu fiz minha parte... agora faça a sua... pegue o tênis, vista um short, uma camisa confortável, um boné... deixe o vento bater no rosto.. sinta o prazer e o mais delicioso vício tomar conta de você... renda-se à corrida e seja feliz!

FOI A DICA.

Nenhum comentário: