quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

PRÓTESES DEIXAM ATLETA FORA DE PEQUIM...
O sul-africano Oscar Pistorious, que para correr utiliza-se de duas próteses de fibra de carbono no lugar das pernas amputadas, foi proibido de disputar as Olimpíadas deste ano, que serão realizadas em Pequim, na China, de oito a 24 de agosto. Pistorious, atual vice-campeão da Golden League, de Roma, pretendia disputar os jogos, mais precisamente a prova dos 400 metros, fora do evento para-olímpico.
A responsável pela proibição foi a IAAF (Federação Internacional de Atletismo), que se baseou em um estudo realizado pela Universidade de Colônia, da Alemanha, segundo o qual, as próteses utilizadas pelo
atleta sul-africano proporcionam significativa vantagem sobre os outros corredores. “Pistorius está capacitado para correr com suas próteses a mesma velocidade que os outros velocistas, mas com 25% menos de esforço”, argumenta Peter Bruggeman, médico responsável pela pesquisa.
A proibição segue as modificações que a IAAF realizou em seu regulamento no ano passado, proibindo o uso de qualquer suporte técnico, rodas e demais elementos externos na hora de competir, a fim de evitar eventuais vantagens de alguns corredores sobre outros.

Nenhum comentário: