domingo, 3 de fevereiro de 2008



POSTURA CORRETA AJUDA NA CORRIDA

Ultimamente tenho sentido que meu pai perdeu um pouco a vontade de correr. Não sei se pela lesão no calcanhar que não cura há mais de 2 anos (por culpa dele, já que não faz os tratamentos direito), se pela dor na lombar ou se, pelo simples fato de eu estar de molho. De certa forma, era eu quem o avisava das provas e que insistia em levá-lo para competir, ainda que soubesse que seria uma grande barca furada..rs... mas agora, acho que ele está reclamando demais das dores na lombar. Eu sofria muito com isso, mas depois melhorou bastante quando deixei de correr encolhida e correr erguida. Ainda ontem, vi um homem passar correndo com uma postura horrível, abaixava os bracinhos e a cabeça e lá ia mais parecendo uma tartaruga do que propriamente um atleta...

O fato é que muita gente se pergunta: “Como devo correr? Como deve ser o movimento dos braços?” Algumas dicas básicas podem ajudá-lo a policiar sua postura durante a corrida, mas tenha o cuidado de não fazer disso uma regra. Cada pessoa tem seu estilo próprio, que deve ser o mais natural e econômico possível.
Em relação ao corpo, rocure mantê-lo o mais ereto possível, fazendo com que suas costas formem um ângulo de 90 graus com o chão.
Já a cabeça deve ser deixada reta e procure sempre focalizar o chão uns 10 metros na linha de frente.
Quanto aos braços e pernas, mexa os braços naturalmente e sempre num ângulo de 90 graus. Procure sentir o ritmo das passadas e balançá-los em movimentos contrários aos da perna, com se fossem pêndulos.
O contato dos pés com o chão é feito da seguinte forma: o calcanhar toca o solo, com um movimento de mataborrão do pé, o corpo é jogado para a frente.
Você pode não acreditar, mas uma boa postura na hora da corrida ajuda e muito no seu desempenho seja nos treinos ou numa competição. Como eu disse, se não correr ereto, dá dores na lombar, se sacudir demais os braços, dá dores nos ombros, na bater o pé no chão de forma errada, dá dores no calcanhar e também nos joelhos, já que é ele quem sustenta o peso do corpo e pancadas no chão de maneira pesada reflete exatamente no nosso joelhinho...

Portanto, erga-se...e corra como um lorde....rs....

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Lu,
Adorei o post sobre postura.
Manter a postura é tudo numa corrida. Eu estou sempre me policiando para isso. Qual será seu próximo desafio? Quando aparece em Sampa para um treininho?
Beijo,
Yara Achôa

Jorge Cerqueira disse...

Olá Lu, que legal esse tema sobre postura né. Mais tem corredor que nós vemos que não tem jeito né, vc já viu a Márcia Narloch correndo ela corre com a cabeça deitada para o lado e uma vez o repórter perguntou para ela se não incomodava ela respondeu que estava acostumada a correr assim é mole, parabéns pelo relato. Agora amiga, estou fazendo uma campanha em prol de um brasileiro que foi o único selecionado a representar o Brasil na Ultra Maratona de Arrow Head no Canadá o nome dele é MÁRCIO VILLAR da Equipe ACORUJA e será uma prova de 217 KM na neve puxando um trenó... A competição começa amanhã dia 4 Fev e termina na 4ª feira dia 6 fev 2008, visitem o blog ou orkut dele abaixo, não é vírus, pode confiar e deixe suas mensagens para ele, vamos ajudar:

ORKUT DO MÁRCIO
www.orkut.com/Profile.aspx?uid=14839784373099929053

BLOG DO MÁRCIO
www.ultramaratonistamarciovillar.blogspot.com


Site da prova:
www.arrowheadultra.com

TODA NOSSA TORCIDA AO AMIGO MÁRCIO , QUE ELE CONSIGA MAIS ESSA VITÓRIA E QUE OS EMPRESÁRIOS OLHEM MAIS POR NOSSOS ATLETAS...

Um abraço
JORGE
www.jmaratona.blogspot.com