quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008



TOP 10 - OS 10 MANDAMENTOS PARA MELHOR RENDIMENTO NA CORRIDA


Bom, terminaremos a série de matérias (que chic.. série de matérias) sobre os 10 mandamentos para melhor rendimento na corrida. Primeiramente, espero ter trazido grandes e valiosas informações, pois esse foi o intuito. Ah, e agradeço também a paciência de lerem cada tópico, e comentarem.. isso me deixou bem feliz e cheia de idéias para novas séries de matérias.. (daqui a pouco estou largando a advocacia rumo ao jornalismo...rs...)

Nesse último tópico, vamos finalizar falando sobre suplementos. Eu particularmente tomava redoxon e Supradin que eram mais polivitamínicos. Na verdade minha médica hematologista foi quem me receitou, já que sofro de uma doença crônica imunológica chamada de púrpura trombostopência. Essa doença não é grave, mas´são necessários alguns cuidados. Geralmente uma pessoa normal possui acima de 150mil plaquetas no corpo. Eu, vario entre 60 e 100 mil. Enquanto eu estiver dentro desse parâmetro, tudo ok, mas caso abaixe para menos de 50 mil, o que nunca aconteceu, graças a Deus, poderia sofrer uma hemorragia cerebral. Todavia, a mocinha aqui descobriu essa doença só aos 23 anos quando já vinha de esforços físicos estrondosos, o que deixou minha médica de boca aberta, já que seria impossível uma pessoa com a qantidade d epalquetas que eu tinha, fazer tanto esforço físico sem sentir exatamente nada. Pois bem, acabei falando disso, para explicar que eu tomo os tais polivitamínicos a fim de que compense todo o esforço que eu faço nas corridas. Mas vamos lá conhecer um pouquinho do assunto..

10 – Melhor suplemento

Correr é uma excelente forma de queimar calorias, trabalhar o sistema cardiorespiratório e de tonificar e dar forma às pernas e glúteos. A corrida é perfeita não só como um esporte independente, mas também para quem quer uma atividade aeróbica complementar a outros esportes. O preparo na corrida é essencial. Não tenha vergonha de parar para dar uma respirada, tomar um fôlego, dar uma esticada e dar uma bela descansada antes de voltar para o ritmo intenso da corrida. Nos meses mais quentes do verão, onde o calor é intenso, o corpo acaba perdendo bastante líquido. Por isso, é importante beber bastante água, além de recorrer aos suplementos alimentares para repor a perda de eletrólitos, que têm em sua composição alguns componentes como: sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, bicarbonato, fosfato e sulfato. Os suplementos alimentares não vão apenas repor os eletrólitos, mas também vão fornecer os nutrientes dos quais o corpo precisa para ter energia para correr. Lembre-se: a demanda de energia desse esporte é muito grande. A alimentação é fundamental em qualquer esporte, principalmente para as pessoas que desejam obter bons resultados estéticos, além de uma boa saúde. Mas, nem sempre conseguimos todos os nutrientes dos quais o corpo precisa dos alimentos. Por isso é importante suprir essas necessidades através da suplementação. Cada suplemento tem uma funcionalidade. A lista, a seguir, mostra quais os suplementos ajudarão você a desenvolver o seu melhor desempenho na corrida, cuidar melhor de sua saúde, perder gordura e melhorar sua definição muscular:

Suplementação Indicada Para a Prática de Corridas:

Sports Drinks: O corredor precisa de uma alimentação rica em carboidratos para ter energia para ir bem até o final da corrida. Carboidratos e Eletrólitos são os principais nutrientes que o corpo precisa para manter um alto padrão de energia e para se manter firme até a parte final do trajeto. Os Sports Drinks são uma importante fonte de Carboidratos e Eletrólitos. A corrida é uma atividade física que exige bastante e o corpo acaba perdendo bastante líquido. O suor que evapora pela pele contém uma variedade de eletrólitos. Estes têm em sua composição alguns componentes como: sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, bicarbonato, fosfato e sulfato. Os eletrólitos, especialmente sódio e potássio, presentes em sports drinks são muito importantes especialmente com relação à reidratação do corredor.

Multivitamínicos: A movimentação durante uma corrida é muito intensa, o que significa que você perde vitaminas e minerais muito rapidamente. Se você não alimentar seus músculos com as vitaminas e minerais das quais eles necessitam, o cansaço vai vir antes da hora, fazendo com que seu ritmo durante a corrida baixe bastante. Além disso, você fica mas sujeito a ter cãibras nas pernas e panturrilhas. É bom fazer uso de um multivitamínico para evitar esse tipo de problema. É importante que o suplemento seja rico em Vitamina C, Vitamina E, Zinco e Vitamina B. As Vitaminas C e E são poderosos antioxidantes que protegem o sistema imunológico. O Zinco é importante para a produção de hormônios de suporte para o músculo. As vitaminas do Complexo B ajudam na construção de novos tecidos musculares e a prevenir perda de tecidos musculares durante longos períodos de atividade física. O multivitamínico também ajudará no reparo de músculos danificados e cansados após uma longa corrida. Quanto mais rápida for a sua recuperação, melhor será seu desempenho na corrida seguinte.

Glutamina: É usada pelo corpo para proteger o sistema imunológico. A Glutamina promove o ganho de massa muscular e é excelente também para a recuperação muscular depois da corrida. É importante ganhar massa e fortalecer os músculos para correr cada vez mais rápido, além de ajudar a evitar lesões. A glutamina supre as necessidades do corpo por Aminoácidos, que são necessários para preservar a massa muscular e para proteger o seu sistema imunológico. Músculos fortalecidos geram a força que você precisa para correr mais rápido e ganhar dos outros competidores, além de perder muito mais calorias. A Glutamina pode aumentar, também, os níveis do hormônio de crescimento no corpo, o que gera um maior crescimento muscular e queima de gordura. Além disso, o hormônio de crescimento é responsável por mantê-lo jovem por mais tempo, permitindo que você possa correr por muito mais tempo.

Termogênicos: É importante para o corredor manter uma boa forma física para ter um melhor desempenho no esporte. À medida que o desempenho do atleta for melhorando, os resultados estéticos e para a saúde vão aparecendo mais. Mas, para ter um bom desempenho é preciso estar no peso ideal. Os Termogênicos ajudam na perda de peso. A ação termogênica significa transformar as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação em energia. É interessante para os corredores utilizarem a suplementação dos termogênicos para auxiliar na perda de gordura e manutenção do peso. Os Termogênicos mantém seu metabolismo acelerado para que você queime gorduras ao longo do dia, mesmo durante o período em que você não esteja praticando atividade física. Os termogênicos ajudam o seu corpo a queimar a gordura como fonte de energia.

Whey Protein: É a principal fonte de proteínas que existe no mercado e é essencial para todos os esportistas. As proteínas são sinônimo de ganho e manutenção de massa muscular. Whey Protein é a fonte de proteínas de maior valor biológico que existe, ajudando no crescimento de massa muscular e importante também para a recuperação muscular. Assim ela pode ser usada tanto antes como depois da corrida. O aumento de massa muscular ajuda o corredor a ganhar mais resistência física, aguentando o ritmo da corrida por mais tempo.

Antioxidantes: Protegem seu sistema imunológico, assim você fica menos vulnerável e com menos chances de ficar doente. Assim, o andamento e o progresso do seu treinamento não fica prejudicado. Por isso, você precisa de antioxidantes na sua suplementação. Os antioxidantes combatem a ação dos radicais livres. Estes agem no organismo, reduzindo a carga energética do seu corpo. Os radicais livres reagem com algumas substâncias químicas no corpo e acabam interferindo com a habilidade da célula de funcionar normalmente.

Barras Protéicas: São excelentes para substituir lanches e evitar o catabolismo (quebra de músculos). Podem ser ingeridas antes, durante ou após a corrida, pois são muito práticas e fáceis de carregar. Afinal, é importante fazer uma refeição de 3 em 3 horas. E a hora em que você estiver correndo pode ser a hora de fazer uma refeição. As barras de proteínas são saborosas e são uma excelente fonte de proteínas, que são essenciais para o crescimento muscular.

Todas as vitaminas são igualmente importantes, pois a deficiência de qualquer uma delas pode levar a uma quebra nutricional e conseqüentemente a diminuição da performance esportiva. Portanto, escolha a sua e melhore tanto sua saúde quanto sua performance na corrida....

Bom, minha gente.. é isso....espero ter ajudado....

3 comentários:

Jorge disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Eita Lu acho mesmo hein que vc não vai ser mais advogada e sim jornalista...rsss...Que pena que acabou as dicas...Esse seu relato dos TOP 10 está show e com certeza vai ajudar muita gente a se preparar para a corrida é isso aí e cuidado para as plaquetas não abaixarem hein dona...
Bom final de semana.
Um abraço,
JORGE
www.jmaratona.blogspot.com

amocorrer disse...

Oi Luci....sempre otimo ler seus relatos como o de meu amigo ai de cima o carioquissimo e bom corredor Jorge...td bom..e ai com vc esta? ja ta chegando a hora de aumentar o numero de corredores?deve estar proximo né...nos avise..segue um abraço...olha estou voltando enfim..demorou mas creio que agora e começar 2008 e seguit em frente, sabe minha principal metas neste primeiro semestre é ai perto de vc...a meia da praia gde, pois na ultima estava super bem qdo minha meia começou a escorregar e tive que fazer duas paradas pra ajeitar a danada o que me custou não fechas abaixo de 1"30, tinha treinado pra isso, fiquei bravo..sabe como é corredor, fechei em 1."30"26, vou la esse ano descontar esse 26...rs...nos vemos pelas corridas...Regis

Wladimir Azevedo disse...

Luciane,

se as estas dicas ajudaram ??? Nossa, e como ajudarão... só tenho a lhe agradecer.

Você sabia que também tenho uma doença crônica, na verdade é uma alergia ao Gluten... ou seja, nada de massa, pão e etc... e juntamente com isto uma anemia crônica, consequência da Alergia...

Valeu por estas dicas... estou pensando em usar o Whey Protein, pois os meus treinos aumentaram bem, agora com ciclismo, corrida, musculação e vem ai a Natação... isto te lembra alguma coisa ?? rsss

Um grande abraço e obrigado