quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008



TOP 10 - OS 10 MANDAMENTOS PARA MELHOR RENDIMENTO NA CORRIDA


Vamos combinar...melhor do que terminar aquele treino ou cruzar a linha de chegada numa prova bem puxada, é a hora que a gente chega em casa, tira o tênis e ...banhoooooooooooo....Parece que depois do banho todo o nosso esforço, e porque não dizer, toda aquela sensação que nos acompanha muitas vezes durante o percurso, do tipo " o que que eu tô fazendo aqui?" vai ralo abaixo e já nos faz pensar no próximo treino, na próxima prova, enfim...de amar cada vez mais esse esporte que é a corrida.
E é justamente por isso, pelo relaxamento ser tão gostoso e ser tão importante, que o nosso top 10 de hoje falará sobre o melhor relaxamento.

9- melhor relaxamento
Banhos Antes e depois de treinos ou competições.

Os banhos podem restaurar suas forças e até melhorar o seu desempenho nas provas. Existem óleos essenciais especiais para aliviar as tensões e auxiliar na atividade esportiva. Aliás, os banhos não são usados somente para nos manter limpos, mas para tratar problemas de saúde e nos deixar mais equilibrados emocionalmente. Eles nos relaxam, aliviam as tensões musculares, hidratam a pele e ajudam a desintoxicar todo o organismo.
Que a água relaxa a musculatura e desintoxica o organismo todo mundo sabe. Entretanto, ela pode fazer muito mais por você, se usada para o tratamento de doenças físicas e emocionais. Mas elas não fazem efeito só para algumas pessoas. Os praticantes de várias modalidades esportivas, inclusive o atletismo, podem usufruir de seus benefícios. As diferentes temperaturas de banhos podem trazer benefícios específicos para os atletas.
Os banhos mornos fazem vasodilatação e isso melhora o aporte sanguíneo para os tecidos, melhorando o metabolismo tanto muscular quanto do tecido celular. Existem três maneiras pelas quais a água e o banho têm efeitos terapêuticos sobre o corpo. O primeiro é pela ação da temperatura na pele. O outro é pelos efeitos mecânicos da água (fricção) e finalmente pela ação sutil dos óleos essenciais nos banhos medicinais.
Outra forma de relaxamento é simplesmente cruzar as pernas e nessa posição permanecer por uns 15 minutos de olhos fechados. Deixe-se levar, esqueça de tudo, veja cores aos redor saindo de dentro de você. Se preferir, coloque ao fundo uma música relaxante com sons de cachoeiras, pássaros.
Eu adoro isso. Aliás, tenho um Cd muito bom... caminho das águas...com sons tranquilos... é meditação pura. Olha na foto, o João já meditando comigo....
E nem ouse pensar que isso é frescura não. A meditação pode ajudar e muito em várias coisas, como por exemplo, controlar a ansiedade no dia anterior da prova, sentir-se mais leve após um treino ou mesma uma competição, liberar todo o estresse que passamos muitas vezes durante a prova, diante de todo um sacrifício e gasto de energia.
Portanto, vamos lá, comecem... Ammmmmmmmmmmmmmm...rs...


PRÓXIMO TÓPICO: MELHOR SUPLEMENTO

2 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Oi Lu, iiii agora vc é ZEN é...rsss...To brincando amiga, parabéns mesmo pela matéria e isso pode ajudar muitos corredores. E eu te falo que estamos em sintonia, vc falou dos óleos para as pernas, veja então no meu blog os cremes que eu uso após acorrida.
Um abraço,
JORGE
www.jmaratona.blogspot.com

Nacatko, Inc disse...

Luciane,

esta dica eu já experimentei e digo que funciona de verdade.

Tem dia que logo após uma corrida eu chego em casa e vou para banheira, fico lá por uns 20min. e estou quase novo.

E sobre a meditação, faz tempo que não faço... mas já pratiquei Yoga e é o maximo também... você aprende até a respirar... preciso voltar a fazer.

Um abraço Zen.