quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008


TOP 10 - OS 10 MANDAMENTOS PARA MELHOR RENDIMENTO NAS CORRIDAS
4 – Melhor treinamento de força
Agachamento
O agachamento, diferente de outros exercícios concentrados ou em máquinas, trabalha todos os músculos da perna simultaneamente. Para realizar o exercício mantenha os pés paralelos entre si, joelhos flexionados e execute a flexão dos joelhos, lentamente, até formar um ângulo de 90º, mantendo a coluna reta. Você poderá também apoiar uma barra sobre os ombros, atrás da nuca ou fazer os exercícios segurando pesos para aumentar a dificuldade.

Dicas de trabalho
A musculatura deve ser trabalhada de acordo com o tipo de corrida. No caso do corredor de longa distância (fundista), pode-se realizar um trabalho muscular específico. Busca-se o aumento de resistência muscular e reservas de glicogênio através de séries longas, ou seja, séries com mais repetições e menos carga.

Para o corredor de curta distância (velocista), trabalha-se exercícios de potência, explosão, com séries curtas e de maior carga. "A insuficiência muscular é fator significativo para a ocorrência de lesões por esforço repetitivo, como tendinites, bursites, lombalgia, inflamações do nervo ciático e problemas na articulação coxofemoral, além de não alcançar o desempenho necessário para seu tipo de corrida", avalia Alessandra Genovesi.

PRÓXIMO TÓPICO: MELHOR TREINO CROSS-TRAINING

Nenhum comentário: