terça-feira, 3 de junho de 2008

Pentacampeão olímpico, Johnson devolverá medalha do 4x400m

O velocista norte-americano Michael Johnson anunciou que irá devolver a medalha de ouro conquistada pela equipe norte-americana de 4x400m nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000. A decisão foi tomada após a confissão de seu companheiro no revezamento, Antonio Pettigrew, de haver feito uso de substância proibida.
"Sei que a medalha não foi ganha justamente e isto é sujeira", afirmou Johnson ao Daily Telegraph. Cinco vezes campeão olímpico, o velocista é um dos mais ferrenhos críticos do doping esportivo.
"Vou devolver porque não a quero. Eu me senti enganado e traído. A notícia de que Antonio iria testemunhar por ter usado drogas para melhorar a performance me chocou como nenhuma outra. Depois de anos tomando conhecimento que outros atletas haviam trapaceado, cheguei a um ponto de não me chocar mais. Mas desta vez foi diferente, ele era alguém que eu considerava um amigo", desabafou Johnson.
Além de Pettigrew, três outros integrantes da equipe campeã olímpica também tiveram seus nomes envolvidos em infrações de doping. Alvin e Calvin Harrison foram suspensos por quatro e dois anos, respectivamente, enquanto Jerome Young também foi pego no antidoping.
"Como naquela medalha de ouro que conquistei com Antonio, Alvin e Calvin, todos admitiram ou tiveram resultado positivo para drogas desde 2000 quando nós ganhamos a medalha, tenho certeza que nos pedirão para devolvê-la", diz, explicando a decisão de se antecipar ao pedido.
Dono de nove títulos mundiais e ex-recordista dos 200m e 400m rasos, Johnson já separou a medalha de suas outras conquistas. "Sei que ela não foi conquistada justamente e por isso a tirei do lugar onde mantenho minhas medalhas porque ela não pertence a ele, ela não me pertence".

Nenhum comentário: