sexta-feira, 6 de junho de 2008



SOU UMA MÃE-ATLETA SIM.........


Hoje eu fui treinar. Novamente pela areia, corri cerca de uns 7km e me senti bem, muito embora tenha corrido depois das 10:30 onde o sol estava bem forte mesmo. E correndo, comecei a pensar em quão boba estava sendo em me lamentar por não conseguir "ainda" atingir os resultados que eu atingia antes de engravidar. Pensei: "Caramba, tô correndo e tenho um filho de 2 meses em casa"!. Acho que a vitória eu já consegui. O mais difícil estou fazendo, que é voltar a correr me meio a toda a correria que a vida de uma mãe.
É engraçado como a vida muda. Se antes víamos mães de avental na cozinha esperando o marido com tudo arrumado, crianças limpinhas e jantar na mesa, hoje vemos mães-cangurus, que carregam seus filhotes na bolsa marsupial, situada externamente ao ventre. Isso é moderno demais. São mães e quando digo mães, me enquadro perfeitamente, assumindo novos papéis. Quem não se surpreendeu no retorno das inglesas apimentadas, o grupo musical ´Spice Girls´, após uma parada de praticamente 10 anos? Não deixou de ser sui-gêneres, como cada uma das quatro levando seus pimpolhos para o palco, nas apresentações iniciais.
E ainda hoje, muita gente fica de boca aberta com mães-atletas. Muitas vezes vou num lugar e alguém que sabia que eu corria diz: "Agora você não pode correr né?" E eu mais do que porntamente e cheia de orgulho respondo: "Não, eu já voltei a correr, estou treinando de novo". Chega a ser cômica a fisionomia das pessoas tentando imaginar o que eu faço para conseguir essa proeza. Nós, mães corredoras chegamos a causar verdadeiro frisson, tanto de admiração quanto de crítica.
Quando eu ainda estava grávida do João, durante as minhas caminhadas, exibindo sempre o meu barrigão, sempre atrai olhares, às vezes de aprovação e outras balanços de cabeça, provavelmente acreditando que eu pudesse estar exagerando e, com isso prejudicando o meu bebê com tal conduta.
Quando caminhei aos 6meses os 8km do Guarujá, onde inclusive dei uma entrevista para o jornal, eu era a única grávida. Surpeendi muita gente chegando junto com muitas caminahntes que me olhavam pasmas com tamanha boa-forma.
Mas confesso, fui muito acompanhada durante a gravidez e não só tive o apoio do marido, como do meu obstetra, que sempre me pergunta como vão os treinos e se eu participarei dessa ou daquela prova.
Ademais, eu sempre quis ter um parto normal e a corrida proporcionou a realização desse sonho.
Olha aí, e não é só isso não....
aumenta o bem-estar maternal, senso de controle e energia;
controla o excesso de peso e retorno mais rápido ao peso inicial (antes da gravidez);
controla da perda da densidade dos ossos durante o período de lactação;
os bebês nascerão com menos gordura, o que minimiza riscos de doenças cardiovasculares;
as crianças nascem mais calmas e sofrem menos com cólicas intestinais.


Por isso minha gente, realmente sou uma mãe-atleta vitoriosa..............

Nenhum comentário: